Black Friday 2021: os principais indicadores de performance no e-commerce

por Mariana Sampaio Segunda-feira, 20 de setembro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos anos, a Black Friday vem consolidando ainda mais a sua representatividade nas vendas online. Em 2020, com influência das condições impostas pela pandemia da Covid-19, a data alcançou o faturamento de R$ 3,1 bilhões. Entre 2019 e 2020, o crescimento na arrecadação foi de 24,8%, segundo os dados da Neotrust.

A Ambev, multinacional de bebidas, foi uma das marcas que ganharam grande destaque na Black Friday de 2020. A marca apostou em iniciativas que proporcionam uma boa experiência de compra ao consumidor final.

A estratégia da empresa envolveu principalmente a atualização do conteúdo nas páginas de produtos nos e-commerces, como imagens primárias e secundárias, títulos e descrições das mercadorias.

O trabalho foi realizado em parceria com a Lett, empresa de tecnologia e especialista em Trade Marketing Digital. Por meio de um software criado pela startup, a Ambev conseguiu fazer a distribuição automática e atualizada do conteúdo do mix de produtos para os seus varejistas e revendedores.

A ação fez com que os varejistas estratégicos da marca atualizassem o conteúdo rapidamente, o que gerou um aumento de 195% das vendas no e-commerce durante a Black Friday 2020.

O que esperar da Black Friday 2021?

Para a Black Friday 2021, ainda é esperado um grande volume de vendas, mas com um número maior de concorrentes e aproximadamente 13,2 milhões novos e exigentes consumidores digitais.

Dessa forma, com o mercado cada vez mais competitivo, durante todas as datas comerciais e principalmente durante a Black Friday, é fundamental o acompanhamento detalhado de alguns indicadores e KPIs de execução no e-commerce.

Pensando em todos os desafios que a data exige, separei alguns KPIs de como as indústrias podem melhorar a sua execução no e-commerce. Com isso, é possível garantir uma boa performance na Black Friday de 2021.

1. Estratégias de sortimento

Não há como pensar em Black Friday sem determinar o sortimento prioritário da sua marca. E, ainda, positivar os SKUs que serão trabalhados em cada varejo e revendedor.

Com o sortimento definido, as marcas podem estabelecer estratégias personalizadas para cada varejo. Isso pode incluir um plano de sell-out de acordo com o mix de produtos pré-estabelecido. Essa pode ser uma boa ação para que as indústrias trabalhem em conjunto com os varejistas na priorização da atualização de conteúdo das mercadorias no e-commerce.

Para isso, é importante distribuir de forma automatizada o conteúdo completo do sortimento ideal estabelecido pelas marcas. Esse trabalho deve acontecer de forma rápida e automatizada por meio de ferramentas especializadas nesse tipo de estratégia. Marcas como Ambev, Nestlé, P&G utilizam as soluções da Lett para o envio de dados em tempo real.

2. Estratégias de disponibilidade de estoque

Depois que o sortimento ideal foi definido, é necessário acompanhar o KPI de disponibilidade de estoque para garantir que os produtos estarão aptos para a compra. Nada mais frustrante que encontrar o produto que deseja, mas não conseguir concluir o checkout por indisponibilidade da mercadoria, certo?!

A rotina de acompanhamento desse KPI é fundamental para que as marcas não percam vendas numa data tão importante como a Black Friday.

Quando há produtos indisponíveis ou os links das páginas não existem mais, é preciso que a indústria compreenda se há algum problema na logística, na produção da mercadoria ou se o varejo não pretende ativar o SKU no e-commerce. Com essas informações, a indústria consegue antecipar uma possível ruptura de estoque e tomar as medidas necessárias para resolver a situação.

3. Estratégias de preço

Quando pensamos em Black Friday, a tendência é associarmos a data às grandes promoções. Porém, as marcas devem ter muito cuidado com a precificação dos produtos na criação de campanhas promocionais e principalmente no acompanhamento dos preços dos produtos nos e-commerces.

O preço é um item que está associado ao valor de uma marca. Acompanhar a execução dos preços nos e-commerces é fundamental para que a marca continue competitiva no mercado.

Numa data como a Black Friday, o ideal é que a marca monitore algumas vezes por dia o preço de produtos estratégicos. Com esse acompanhamento, o fabricante pode identificar em tempo real onde e qual é a variação dos preços das mercadorias. Em posse dessas informações, a empresa pode trazer estratégias para evitar a ruptura de preços, além de acompanhar a estratégia dos seus concorrentes.

4. Estratégia de conteúdo digital

O último tópico que listei aqui é a estratégia de conteúdo no e-commerce. Sem um vendedor ao lado para tirar dúvidas, as informações nas páginas de produtos dos e-commerces são fundamentais para uma boa experiência de compra.

Você compraria um produto online sem embalagem? Provavelmente não, né?! Como adquirir uma mercadoria sem saber a sua composição. tamanho ou voltagem?

Esse é um KPI também importante que, durante a Black Friday de 2020, foi o responsável pelo crescimento no número de vendas da Ambev em quase 200%.

De acordo com os dados do E-commerce Quality Index, o EQI 2020, estudo que avalia a experiência de compra online, cerca de 95% das marcas e 87% dos e-commerces brasileiros deixam a desejar em relação à qualidade das informações nas páginas de produtos.

Portanto, esse pode ser um grande diferencial para a sua marca na Black Friday de 2021.

Para entender um pouco mais sobre como melhorar esses e outros KPIs de execução no e-commerce, confira o estudo completo sobre como aperfeiçoar a execução da sua marca digital durante a Black Friday 2021.

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