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Black Friday 2021: 6 fatores que influenciarão a decisão de compra do consumidor

Por: Alessandro Silveira

Alessandro Silveira é formado em Administração e Comércio Exterior pela FESP. Possui especialização em Administração pela New School University em Nova York, Especialista em e-commerce e logística. É sócio fundador do Ideris.

A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes do varejo brasileiro. Só em 2020 foram realizadas 7,6 milhões de compras online que passaram de R$ 5,1 bilhões de faturamento, número 31% maior do que no ano anterior, segundo os dados levantados pela Neotrust.

Para quem trabalha com comércio, seja online ou físico, sei que a Black Friday começa muito antes da famosa última sexta-feira de novembro. Afinal, é necessário muito planejamento e estudo para acertar as estratégias e obter maior lucro.

Para a Black Friday de 2021, algumas pesquisas feitas com os consumidores brasileiros revelaram alguns dos principais fatores que provavelmente influenciarão a decisão de compra dos consumidores.

Acredito que entender o que faz o cliente comprar, além do senso de urgência das promoções, é fundamental para moldar as estratégias do evento para atrair, encantar e reter os consumidores.

Segundo pesquisa desenvolvida pelo Facebook com foco nas tendências da Black Friday 2021 no Brasil, os critérios decisivos para a compra de produtos são:

  • Frete grátis (54%);
  • Preço do produto (51%);
  • Qualidade do produto (48%).

Já para serviços, os destaques estão para:

  • Streaming de vídeo (27%);
  • Curso de idiomas (23%);
  • Cursos de capacitação profissional (21%).

Já segundo dados de pesquisa realizada pela Méliuz, a realização de “sonhos de consumo”, compras cada vez mais online e ofertas personalizadas terão peso nas escolhas dos consumidores.

Frete com curto prazo e barato é tendência antes e depois da Black Friday

Frete é um dos principais fatores de decisão de compra online em 2021. É o que presenciamos na “corrida da entrega rápida” entre os principais marketplaces do Brasil. Ou seja, empresas que investiram em soluções logísticas para oferecer boas condições de frete tanto para os lojistas, como para o cliente final.

Promoções verdadeiras e atrativas

O público está com altas expectativas de ofertas para a Black Friday. Os clientes estão cada vez mais monitorando preços para garantir boas compras. Por isso, é importante que os vendedores estejam atentos aos preços dos concorrentes e se planejem para trabalhar com ofertas promoções.

Qualidade do produto

A qualidade do produto também será um fator decisivo para as compras da Black Friday 2021. Mas como os consumidores sabem se o produto é de qualidade ou não? Através das avaliações de outros clientes na internet, como os comentários na página do produto, publicações no Reclame Aqui ou reviews e unboxing de influenciadores na internet.

Por isso, é necessário incentivar que os clientes que já adquiriram determinados produtos deixem avaliações para ajudar a reter novos clientes. Além, claro, de responder de maneira assertiva possíveis comentários no Reclame Aqui e avaliar ações de marketing de influência.

Realização de “sonhos de consumo”

Enquanto no ano de 2020 os consumidores focaram em adquirir produtos essenciais, em 2021 com o avanço da vacinação, flexibilização de restrições e melhora gradual da economia, as pessoas estão mais seguras e esperançosas em retomar as atividades normais. Por isso, a tendência para a Black Friday deste ano é que mais clientes retomem a compra de itens de desejo, os famosos “sonhos de consumo”.

Compras online estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros

Mais uma vez, o e-commerce é destaque nas tendências na Black Friday. Segundo os dados do levantamento feito pela Méliuz, 56,7% dos consumidores pretendem fazer somente compras pela internet. Já 28,2% dos entrevistados vão optar pelo consumo híbrido: tanto compra pela internet, quanto em lojas físicas.

Devido ao avanço da maturidade digital de diferentes perfis de cliente em 2020, acredito que é muito esperado mais uma Black Friday histórica para o e-commerce no Brasil.

Ofertas personalizadas

Campanhas bem segmentadas são muito relevantes para o sucesso nas vendas online durante a Black Friday em 2021. Segundo dados do Facebook, 80% dos entrevistados na pesquisa apontaram que gostariam de receber ofertas personalizadas para compras durante o período de promoção.

Principalmente quem vende nos marketplaces ou possui e-commerce, deve estar atento a todos os dados para utilizar estratégias compatíveis com o público-alvo e estar onde seus clientes estão.

Para concluir, na Black Friday 2021 os vendedores devem focar em:

  • Oferecer boas condições de frete;
  • Praticar ofertas reais e atrativas;
  • Trabalhar muito bem na apresentação da qualidade dos produtos e conquistar avaliações positivas;
  • Garantir a alta qualidade e eficiência das vendas online: quem ainda não tem uma boa operação no digital pode optar por começar a vender nos marketplaces. Trata-se de uma estratégia acessível que permitirá sua empresa contar com diversos benefícios de plataformas gigantes, como vender no Mercado Livre, Amazon e/ou Magalu, por exemplo;
  • Promover campanhas promocionais personalizadas.