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Black Friday 2018: insights de última hora

por Meiriane Jacobsen Quinta-feira, 15 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

Faltam poucos dias para a Black Friday e, embora as equipes de e-commerces tenham começado a se organizar mais cedo este ano, muitos ainda estão na correria para deixar tudo pronto. Para ajudar, trazemos aqui alguns dados que podem ser úteis nesses ajustes finais:

Black Friday 2017

Em novembro do ano passado, as principais fontes de tráfego para E-commerces, de forma geral, foram o Tráfego Direto (35%), Google Search – Pesquisa Orgânica (28%), Google Search – Pesquisa Paga (10%), E-mail (7%) e Facebook – tanto tráfego orgânico quanto mídia comprada diretamente no canal (4%).

Em relação a outubro, Google Search – Pesquisa Orgânica apresentou um crescimento de 11,54% no tráfego gerado para domínios de e-commerces, mas Google Search – Pesquisa Paga se destacou mais, com crescimento de 32,08%. Dentro desse cenário de tráfego de busca de novembro de 2017, a palavra “black friday” foi a que mais gerou tráfego de busca para e-commerces de General Merchandise, e para Consumer Electronics ficou em 5ª posição.

Além dessas principais estratégias de aquisição de tráfego, destacou-se também o crescimento de tráfego vindo de sites de comparadores de preço como Buscapé e Zoom, com variação de 110% e 155% de visitas de outubro para novembro de 2017, respectivamente.

Comportamento de busca “pré- Black Friday 2018”

Para entender quais são os principais produtos buscados pelos consumidores nos últimos dias, fizemos um recorte de análise dos dias 23/09 a 20/10.

Abaixo, é possível conferir as top 20 keywords genéricas que mais geraram tráfego para sites de Shopping/General Merchandise e Shopping/Consumer Electronics ordenadas pelo seu traffic share. Mais à direita na tabela, há a relação de quanto desse tráfego foi orgânico e o quanto foi pago.

Observa-se na tabela acima que o termo “black friday” aparece na 12ª posição entre e-commerces de General Merchandise, com 89,7% de tráfego orgânico e 10,3% de tráfego pago. Os dados dessa tabela foram coletados entre o dia 23/09 e 20/10.

Ao atualizamos o recorte de análise para 08/10 a 04/11, “black friday” já se torna o termo genérico a levar mais visitas de busca para a categoria, e seu tráfego pago passa a ser quase 30%, ou seja, um crescimento de cerca de 20 pontos percentuais em poucos dias. Além disso, começam a surgir termos combinados de “nome do produto + black friday” em posições mais abaixo no ranking, onde o tráfego na maior parte das vezes 100% pago.

Na análise de e-commerces de Consumer Electronics (tabela acima), o termo “black friday” não aparece entre os top 20 em nenhum dos períodos analisados nos últimos dias. Nessa categoria, o investimento no termo (e nesse tipo de campanha) parece ficar mais para perto do dia 23 de novembro mesmo.

De forma geral, sabe-se que alguns players anteciparam não só as campanhas mas também os descontos de Black Friday este ano, justamente para captar aqueles clientes mais ansiosos por comprar com super descontos.

Mas existem aquelas empresas que estão se reservando para prorrogar os descontos em uma estratégia de Cyber Monday, para capturar o público que pensou demais e não comprou durante a Black Friday. Cada mercado tem seu senso de oportunidade… E você está monitorando o seu?

*Estudo realizado com dados da SimilarWeb a partir da análise de visitas aos domínios que compunham as seguintes categorias no recorte de data utilizado:

Shopping (categoria geral): https://www.similarweb.com/top-websites/brazil/category/shopping

Shopping>General Merchandise: https://www.similarweb.com/top-websites/brazil/category/shopping/general-merchandise

Shopping>Consumer Electronics: https://www.similarweb.com/top-websites/brazil/category/shopping/consumer-electronics

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