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Black Friday 2016: seu site está seguro (o cliente sabe?)

Daqui há algumas semanas, os varejistas online do Brasil participam da Black Friday, maior data para vendas nos e-commerces.

As promoções e divulgações na grande mídia fazem com que os clientes tenham seu desejo de compra potencializado. Mas eles não querem apenas preços baixos, querem também se sentir seguros ao realizar uma compra.

Tendo em vista que o principal motivador de desistências de compra pelo consumidor é o fator segurança, é fundamental gerenciar como ela está inserida em seu e-commerce e se o seu site é e também demonstra ser seguro para a realização de compras. Duas perguntas devem nortear as ações do gestor nesse sentido:

  1. Como o consumidor da Black Friday irá buscar por segurança nos e-commerces?
  2. Meu e-commerce é capaz de passar uma sensação de segurança (ele é e mostra ser seguro)?

Vamos às respostas:

Como o consumidor da Black Friday irá buscar por segurança nos e-commerces?

O cliente irá buscar por fatores como criptografia de suas informações (SSL), blindagem do site, registro do CNPJ, por meio de mensagens e telefonemas trocados com a empresa, reputação junto a órgãos que validam a confiabilidade do e-commerce, premiações e recomendação de outros consumidores. É um somatório de alguns destes itens que irá atestar a segurança do seu site para o consumidor.

Meu e-commerce é capaz de passar uma sensação de segurança (ele é e parece ser seguro)?

Aqui é importante deixar claro que muitos dos indicadores de segurança serão visuais. O SSL será identificado pelo consumidor por meio do HTTPS e cadeado verde na barra de navegação. Uma outra opção é o SSL EV, que além dos fatores citados, também irá exibir a razão social da empresa na url, indicando que fora a criptografia, o site passou por uma “validação extendida” que checou o CNPJ da empresa junto à Receita Federal, aumentando a credibilidade do negócio.

A Blindagem de Sites será identificada pelo selo Site Blindado. Ao clicar nele, o cliente será direcionado a uma pan style="font-weight: 400;">landing page onde constam informações como o site que recebeu o selo, razão social da empresa e status da Blindagem de Sites, contendo a última data de audição que, no dia da Black Friday deste ano, será 2016-11-25. A audição é atualizada diariamente e, por isso, o ano, mês e dia indicados são auto-ajustáveis e devem ser sempre o dia em que o cliente acessou o e-commerce.  

Sites como Reclame Aqui podem virar uma fonte de busca para esse cliente que pretende saber como sua loja é vista por outros consumidores. Ele também poderá procurar saber mais sobre a empresa em redes sociais e com conhecidos sobre experiências e avaliações que eles tenham passado ao comprar em seu e-commerce.

Além destes fatores, o consumidor da Black Friday poderá dedicar uma atenção especial ao layout e arquitetura da página, bem como se ela passa ou não profissionalismo. Por isso, dê uma boa analisada nas versões desktop e mobile do seu site, e coloque-se no lugar do cliente, testando a navegabilidade, design e a visibilidade de elementos de segurança que favoreçam o cliente.

Cuidando dos aspectos que gerenciam a segurança do site, há poucas chances do cliente desistir de comprar algum item por não confiar no seu site e assim surgirão ótimas oportunidades de converter bons negócios na Black Friday. Agora, caso o seu site não esteja perfeitamente alinhado, é hora de correr contra o tempo para deixar tudo em ordem!