Big Data X Small Data

por Jean Makdissi Terça-feira, 07 de fevereiro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos temas mais abordados hoje em dia é o Big Data. De uma maneira geral o tema tornou-se uma verdadeira obsessão de grande parte das empresas, afinal como podemos deixar passar despercebida a avalanche de dados e informações que a era digital hoje nos traz?

Desde a era dos computadores e a cada ano que passa, mais e mais dados são acumulados e mais e mais fontes surgem, a própria definição técnica de Big Data nos faz compreender o quão descontrolado é o fenômeno, que se colocado em uma planilha vai ultrapassar os bilhões de colunas e linhas.

Nesse ponto, chegamos a brilhante definição que Dan Ariely fez para Big Data:

Big Data é como sexo para adolescentes,

– Todos falam sobre o assunto;

– Ninguém realmente sabe como fazê-lo;

– Todos pensam que os outros estão fazendo;

– E então todos acham que deveriam estar fazendo;

Para aproveitar o Big Data exige-se antes de qualquer coisa definir o trivial, que é a simples Questão de Negócios, simplificando o linguajar, é preciso definir a pergunta, o que você está buscando saber. É neste ponto que o Small Data passa a ser muito importante.

Small Data diferente do Big, pertence à sua empresa, são os seus os dados e você tem controle sobre eles.

Aqui cabe uma pergunta: Como a sua empresa está tratando os dados dela hoje?

Nesse artigo, deixo essa provocação, de que muitos de nós, empreendedores e executivos do e-commerce, estamos sonhando com o Big Data, sem mesmo antes fazer a lição de casa, que é organizar o Small Data. Já pensou que os dados de uma empresa fazem parte do seu ativo?

E assim como cuidamos dos estoques, caixa, imobilizados e recebíveis, devemos cuidar dos dados. Quanto mais limpos, seguros e estruturados eles estiverem maior proveito pode-se ter para escolher as perguntas certas.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.