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Big Data: utilize os dados para extrair valor ao negócio

por Juan Caetano Adorno Quarta-feira, 01 de fevereiro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Em algum lugar, agora, está sendo criada uma nova ferramenta/plataforma/solução e que será lançada em breve. São tantas opções hoje que aquela sensação de estar perdido em meio às novidades, acaba sendo um stress adicional na hora de tomar uma decisão na escolha de alguma solução para um e-commerce.

Como complicador adicional, a propaganda também não ajuda principalmente se ela vier com um carimbo de Big Data junto com a palavra algoritmo, um rapaz vestindo óculos VR e ainda dizendo no material de marketing que ficará hospedado na nuvem (que pode ser privada ou híbrida, hein?).

Alguns clientes e amigos têm me perguntado o que é Big Data e o que se “faz” com isso. Muito do que temos hoje a nossa disposição só foi possível devido ao Big Data que podemos definir como sendo uma tecnologia, um conjunto de ferramentas e processos que te possibilita trabalhar com um grande volume de dados.

Agora, o que eu faço com isso? O objetivo é usar toda essa tecnologia para extrair valor para seu negócio online, melhorar o resultado das vendas, do engajamento, na pesquisa do produto e por aí vai.

Ok, mas ainda está meio nebuloso, pois não está claro quais são os conjuntos de ferramentas e processos que compõem o Big Data. Verdade, então vamos começar a explorar pontos chaves dessa tecnologia.

Dado Estruturado vs. Dado Não-Estruturado

Eis aqui um dos pontos básicos para entender porque o Big Data se tornou o que se tornou. Afinal, falar sobre Big Data sem falar de “Dado”, não é possível.

Não faz muito tempo no mercado, tínhamos diversas soluções só focadas em dados estruturados. E jogando uma luz sobre um banco de dados estruturado com um nome técnico bastante conhecido o SQL (Linguagem de Consulta Estruturada), percebemos que esse nome já evoca uma certa rigidez – estruturado, não é?

Bancos de dados tradicionais não conseguem trabalhar com dados além de dezenas de terabytes. Isso porque na estrutura tradicional, conforme se armazenam os dados em bancos relacionais, os outros componentes como discos locais das máquinas, memória ram, entre outros, não suportam quando os dados ficam muito grandes.  

Então, diante dessa situação, em uma plataforma de e-commerce, por exemplo, a escalabilidade, ou seja, sua capacidade de continuar a fazer consultas conforme o seu dado cresce, se torna limitada, causando lentidão na consulta de produtos em um e-commerce, por exemplo.

Figura 01: Os Guerreiros de Xian, um exemplo lúdico de dado estruturado. Por causa da rigidez, quando o volume de dados cresce, as opções são limitadas e custam caro.

Numa tabela de bancos tradicional você consegue armazenar textos, números, binários, mas só vai conseguir gravar isso em linha e coluna, não tem muito o que fazer. Um exemplo para ilustrar esse conceito são os Guerreiros de Xian, um banco de dados feito a mão em terracota em 210 AC, com 11 colunas e uns 4 soldados por linha na média.

Diversidade, essa é palavra

A grande mudança hoje é que os dados Não-estruturados ou o (NoSQL) que quer dizer “Não apenas SQL…”ou seja, não requer uma estrutura pré-determinada para funcionar, aceita dados de vários tipos e tamanhos e permite que sejam vasculhados com sucesso. Voilá, então os dados não-estruturados surgiram para ajudar a resolver o problema de escalabilidade e performance. É o que torna possível o Uber, Waze, SalesForce…

Figura 02: Festival de Woodstock=dado não-estruturado, uma confusão com dados vindos de todos os lados que no final te entregam muito mais valor.

Além disso, hoje temos diversas fontes e diversos tipos de dados que surgem e são gerados a todo o momento. E finalmente, uma boa solução de Big Data para e-commerce não desconsidera o dado estruturado, pelo contrário, ela trabalha em conjunto com as mais diversas fontes de dados para entregar a informação que pode fazer diferença tanto para o seu negócio como para o seu cliente.

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