Big data e marketplace: dicas para gerenciar informações
Certamente, você já ouviu falar em big data. Afinal de contas, saímos da geração dos terabytes e entramos para o petabyte a passos largos e a produção de dados explode exponencialmente a cada minuto, literalmente. Portanto, é natural a preocupação com os dados.
Antes de falarmos um pouco sobre suas aplicações no comércio eletrônico, tenha sempre em mente, ao falar de Big Data, os 5 “V’s”:
- Volume é a quantidade gerada de informação. Exemplo: troca de e-mails, transações bancárias e interações em redes sociais;
- Velocidade é a dinâmica em que os dados são extraídos, tratados e utilizados. Se pensarmos numa operação baseada em compras a partir de cartão de crédito, por exemplo, o tempo de análise e aprovação são fundamentais para a viabilidade da loja;
- Variedade é a diversidade das informações. Cerca de 90% de todos os dados gerados no mundo não são estruturados, ou seja, são diversificados entre imagens, áudios e documentos online. Empresas que conseguirem captar mais variedades, saem na frente;
- Veracidade é como separar o joio do trigo. Os dados serão relevantes apenas se forem verídicos;
- Valor é quando a combinação de todos os outros V´s se canaliza em rentabilidade.
Universo de informações
Esse cenário vai compor o seu universo de informações e, a partir dele, você vai conseguir entender o hábito de seus consumidores. Além disso, poderá definir estratégias de marketing, CRM, oferta de promoções, adequar estoque e ações de comunicação como um todo.
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Mas, naturalmente, quanto maior o volume de dados, mais difícil se torna a coleta, manipulação e análise. E, com relação ao marketplace, não seria diferente. Para manter a sua operação saudável é fundamental que haja o controle e o gerenciamento de informações dos itens comercializados. Quanto maior for o controle, maiores serão as vendas. Simples assim. Sem entrar em terminologias técnicas, vamos tentar entender um pouco sobre suas aplicabilidades práticas do dia a dia.
Vamos falar de preço
Não restam dúvidas sobre a importância de uma boa precificação e do tamanho da sensibilidade dela em relação aos seus indicadores de venda. Uma boa análise de big data vai te ajudar a entender as previsões de venda e o comportamento do consumidor, além do histórico de preços. Um bom monitoramento de preços é o caminho para uma otimização de performance no seu mercado.
Sobre a concorrência
Quanto os seus concorrentes estão cobrando e como funciona a volatilidade deles em relação às subidas e descidas de preço? Em se tratando de marketplace, pode ter certeza que isso acontece de forma intensa e muito rápida. A partir da análise de big data, você vai poder enxergar essas ondas e relacioná-las a promoções e períodos.
O estoque
Nem preciso dizer a importância do controle do próprio estoque, mas boas ferramentas ligadas a big data permitem que você monitore o estoque da sua concorrência e, naturalmente, crie estratégias próprias a partir desse dado, como aumento de preço de produtos pendentes no mercado.
Em linhas gerais, você não pode deixar de lado os dados estatísticos gerados no seu dia a dia de venda. Importante ressaltar que o big data vai coletar esses dados de forma bruta. A extração eficiente e a análise ditarão o rumo da sua nau. Enviar o conteúdo certo, para o cliente certo, no momento certo, é o caminho das pedras para o sucesso. E a análise de big data será a sua bússola nesse sentido.