Acesso rápido

Big data e marketplace: dicas para gerenciar informações

por Leandro Tomasi Sexta-feira, 02 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 2 minutos

Certamente, você já ouviu falar em big data. Afinal de contas, saímos da geração dos terabytes e entramos para o petabyte a passos largos e a produção de dados explode exponencialmente a cada minuto, literalmente. Portanto, é natural a preocupação com os dados.

Antes de falarmos um pouco sobre suas aplicações no comércio eletrônico, tenha sempre em mente, ao falar de Big Data, os 5 “V’s”:

  • Volume é a quantidade gerada de informação. Exemplo: troca de e-mails, transações bancárias e interações em redes sociais;
  • Velocidade é a dinâmica em que os dados são extraídos, tratados e utilizados. Se pensarmos numa operação baseada em compras a partir de cartão de crédito, por exemplo, o tempo de análise e aprovação são fundamentais para a viabilidade da loja;
  • Variedade é a diversidade das informações. Cerca de 90% de todos os dados gerados no mundo não são estruturados, ou seja, são diversificados entre imagens, áudios e documentos online. Empresas que conseguirem captar mais variedades, saem na frente;
  • Veracidade é como separar o joio do trigo. Os dados serão relevantes apenas se forem verídicos;
  • Valor é quando a combinação de todos os outros V´s se canaliza em rentabilidade.

Universo de informações

Esse cenário vai compor o seu universo de informações e, a partir dele, você vai conseguir entender o hábito de seus consumidores. Além disso, poderá definir estratégias de marketing, CRM, oferta de promoções, adequar estoque e ações de comunicação como um todo.

Saiba mais: Experiências digitais aumentam de 4% a 8% a receita das marcas no varejo

Mas, naturalmente, quanto maior o volume de dados, mais difícil se torna a coleta, manipulação e análise. E, com relação ao marketplace, não seria diferente. Para manter a sua operação saudável é fundamental que haja o controle e o gerenciamento de informações dos itens comercializados. Quanto maior for o controle, maiores serão as vendas. Simples assim. Sem entrar em terminologias técnicas, vamos tentar entender um pouco sobre suas aplicabilidades práticas do dia a dia.

Vamos falar de preço

Não restam dúvidas sobre a importância de uma boa precificação e do tamanho da sensibilidade dela em relação aos seus indicadores de venda. Uma boa análise de big data vai te ajudar a entender as previsões de venda e o comportamento do consumidor, além do histórico de preços. Um bom monitoramento de preços é o caminho para uma otimização de performance no seu mercado.

Sobre a concorrência

Quanto os seus concorrentes estão cobrando e como funciona a volatilidade deles em relação às subidas e descidas de preço? Em se tratando de marketplace, pode ter certeza que isso acontece de forma intensa e muito rápida. A partir da análise de big data, você vai poder enxergar essas ondas e relacioná-las a promoções e períodos.

O estoque

Nem preciso dizer a importância do controle do próprio estoque, mas boas ferramentas ligadas a big data permitem que você monitore o estoque da sua concorrência e, naturalmente, crie estratégias próprias a partir desse dado, como aumento de preço de produtos pendentes no mercado.

Em linhas gerais, você não pode deixar de lado os dados estatísticos gerados no seu dia a dia de venda. Importante ressaltar que o big data vai coletar esses dados de forma bruta. A extração eficiente e a análise ditarão o rumo da sua nau. Enviar o conteúdo certo, para o cliente certo, no momento certo, é o caminho das pedras para o sucesso. E a análise de big data será a sua bússola nesse sentido.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.