O sonho do Big Data e o Excel

por Mauro Tschiedel Terça-feira, 19 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Esta semana conversando com um amigo de um e-commerce, ele estava preocupado com melhorias necessárias na sua plataforma, e que faltavam muitas coisas. Ele tinha 500 problemas, comentava sobre lentidão, scripts pesados, erros de frete e desconhecia as causas, porque estava “sozinho”, tentando manter sua empresa e pensava que precisava trocar de plataforma para tudo ser resolvido.

Durante a conversa comentei que “de nada adianta polir um carro detonado, o jeito é trabalhar para conseguir grana e comprar um novo e então polir direitinho”. A explicação é que ele precisava ganhar dinheiro fazendo o básico, e depois se preocupar com algo mais complexo, como trocar a plataforma.

Não quero dizer que velocidade, peso, não sejam importantes. Mas sim, que não adianta ter velocidade, sem conteúdo nos produtos, sem fotos, sem categorização, sem especificações,  sem o ‘básico’.

Isto não tem relação com o big data? Ele não tem culpa dos problemas do meu amigo?

É tudo relacionado, queremos o sonho e não fizemos o básico.

Quer uns exemplos, veja se você tem estas respostas:

  • Quantos de você tem uma relação de ticket médio por cidade e o pib per capita da cidade?
  • Quantas empresas tem por quilômetro quadrado, nas cidade que você mais vende?
  • Quais são os feriados nas cidades que você mais vende e os impactos nas minhas vendas passadas?

Se você respondeu que NÃO tem esta informação, então, na próxima vez que alguém vier falar sobre big data salvar seu negócio, comece a repetir…”excel….excel….excel…”. O excel e algumas fórmulas fazem milagres para uma análise de dados. Ficamos sonhando com o paraíso e não fizemos o básico na análise dos dados que temos em casa, de fácil acesso.

Quero dizer que big data pode ser uma ferramenta importante, porém acredito que para a maioria das empresa só será custo e sonho. Invista tempo e aprenda a usar tecnologia e informação a qual está dentro do seu quintal e use um excelzinho básico.

E tem outra coisa de que adianta saber que em dias de chuva se vende mais guarda-chuvas se você não pode fazer chover?

Abaixo, algumas coisas básicas que você pode ficar de olho mensalmente ou trimestralmente. Eu particularmente gosto de olhar trimestralmente, pois existe uma variação muito grande entre os meses em alguns segmentos.

Usei numeros aleatórios por meio de fórmula do excel, os dados NÃO são reais e nem tem relação com a realidade! São aleatórios.

Pedidos Realizados versus Cancelados

Dúvidas:

  • Estou com problema de credibilidade para o pagamento dos pedidos?
  • O intermediador está reprovando muito pedido ‘bom’ (falso positivo)?
  • Todos os meios de pagamento tem a mesma proporção ao longo do tempo? Não adianta querer comparar boleto com cartão de crédito transparente, pois obviamente muito pedido nem é fechado quando o cartão de crédito é recusado. Nesta análise, sempre o boleto será pior que cartão. A análise precisa ser feita ao longo do tempo e suas mudanças, dentro do seu cenário.
  • Ele vem aumentando ao longo do tempo, estou com algum problema no pagamento?

Pedidos Novos versus Recorrentes

Mas como obter os pedidos recorrentes? Vai depender da plataforma, mas muitas delas tem como ver na lista de pedidos se o cliente tem mais de um pedido, e filtrar. Se tua plataforma não tem, peça para desenvolverem.

Questionamentos:

  • Minha recorrência vem caindo, então pode ser que meu serviço/atendimento está falhando?
  • Eu vendo “Bolo de Casamento”, “Flores para Velório”, “Vaso Sanitário”? Então realmente ela será baixa.
  • Meu e-mail marketing não está recuperando os clientes? Eles estão recebendo suas campanhas?
  • Meus e-mail está em algum blacklist? Teste aqui

Análise de Garantias, Trocas e Arrependimentos

Aqui é um ponto importante para verificar se seus produtos estão com qualidade, sua descrição está bem feita, se suas fotos estão adequadas.

Algumas dúvidas:

  • Garantias aumentando de forma desproporcional as vendas? Você pode ter uma queda da qualidade do seu fornecedor.
  • As trocas estão subindo? Dê uma olhada mais profunda em quais produtos e veja se não tem algum problema na descrição, fotos, etc que os clientes estão comprando o item errado.
  • Arrependimento alto? Aqui, não sei o que analisar, mas fique de olho no custo que isto está gerando de frete e na operação.

Taxa de Conversão Total versus Taxa de Conversão Efetiva

Aqui, há um dado interessante que pode ser aprofundado. A taxa de conversão efetiva sempre será menor que a total, porque tem pedidos não pagos ou não aprovados pelas operadoras. Também em cima deles poderá gerar várias perguntas para aprofundar a análise:

  • Qual realmente é a taxa de conversão do boleto, do cartão, da transferência?
  • Aumentou o acesso e caiu a taxa de conversão, mudei alguma estratégia no investimento em ads?
  • O tráfego que está chegando é qualificado? Estou investindo errado e por isto não está convertendo.
  • Estou com problemas nas minhas forma de pagamento, e sua aprovação?

Faturamento Bruto versus Frete

Neste ponto, há detalhe que passa batido por muitos, os quais olham só para o Faturamento Bruto baseado nas Notas Fiscais emitidas pelo erp, e pensam que nosso faturamento está aumentando, sendo que, muitas vezes, pode ser o contrário.

Questionamentos:

  • Se meu gasto com frete está aumentando e o faturamento líquido não, posso ter suba do meu custo de frete e não fui informado pela transportadora? (em caso de API, pode ser feito automaticamente e nem ficar sabendo);
  • Será que o perfil do meu público mudou e estão optando por fretes mais caros?
  • Meus clientes eram de regiões mais próximas e agora clientes de outras regiões estão comprando mais?
  • Posso negociar um valor melhor para os fretes?

Conclusão:

A análise é importante, mas para mim o mais importante é aquilo que se faz com os resultados das análises. Eu estou a procura de um big data “do que fazer” com um resultado que obtive de uma análise no excel.

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