Logo E-Commerce Brasil

Conheça os benefícios dos smart lockers para o seu e-commerce

Por: Jorge Segares

Jorge é cofundador e CEO da Boxit há 4 anos. A Boxit é uma empresa operadora de SmartLockers com operações na LATAM e há 2 anos no Brasil. Possui experiência no mercado financeiro há mais de 6 anos, e MBA em Finanças e Economia.

As vendas do e-commerce do primeiro trimestre de 2021 apresentaram alta de 67% em relação ao mesmo período de 2020, segundo pesquisa da Neotrust.

Isso reforça que que o hábito da compra online, acelerado por conta da pandemia, é uma realidade. E, claro, as empresas precisam oferecer entregas ainda mais rápidas e que tragam experiências positivas para os consumidores.

Os smart lockers, já consolidados nos Estados Unidos e na Europa, chegaram ao Brasil para oferecer uma nova forma de entrega. Simples, conveniente, rápida e com custos atrativos. Conheça os benefícios.

Clientes retiram suas compras quando e onde desejarem

Instalados em locais estratégicos e de grande circulação, os smart lockers oferecem conveniência. Afinal, os clientes escolhem o melhor endereço para retirar e até mesmo devolver produtos (logística reversa). Tudo com a mesma estrutura dos grandes players do mercado, que oferecem, além dos meios tradicionais, a possibilidade da retirada nas lojas físicas ou em centros de distribuição. Algumas soluções de smart lockers são 24 x 7, ou seja, entregam total autonomia para os consumidores.

Some a conveniência, a possibilidade de entregar produtos para moradores de áreas de risco onde os meios tradicionais de delivery não chegam. No Brasil, estima-se que não atender esses locais pode afetar em até 20% o volume de vendas.

O uso dessa solução também é muito simplificado. Isso porque, em poucos passos e com pouco contato humano, o produto é retirado através de senha enviada no momento em a equipe de logística disponibiliza a encomenda no smart lockers.

O futuro da logística

Oferecer aos clientes a possibilidade de retirar o produto em um ponto conveniente diminui a chance de não recebimento por ausência. Trata-se de uma taxa expressiva quando se fala dos valores envolvidos no last mile, ou seja, na última fase da entrega que envolve mais de 50% da verba da logística.

Isso significa que é possível, através dos smart lockers, disponibilizar aos clientes uma nova forma de frete, mais flexível e mais abrangente, pois possibilita a venda inclusive para as áreas de risco, e possibilita também preços de frete mais atrativos, algo importante para os consumidores.

Destaco ainda que é possível mapear o comportamento dos compradores através de relatórios analíticos. Ou seja, permite com que as tomadas de decisão sejam pautadas em números, tornando o processo cada vez mais eficiente.

Uma nova experiência para o usuário

Os smart lockers já estão presentes nos Estados Unidos e na Europa há mais de 10 anos. Portanto, são uma forma de entrega consolidada e reconhecida pela facilidade de uso.

Ao oferecer soluções de smart lockers, os consumidores passam a ter uma nova opção de frete que atende aos principais desejos dos compradores: flexibilidade, agilidade e conveniência.

Por ter logística concentrada, as empresas conseguem disponibilizar produtos em até 2 horas após a compra e o cliente não fica preso ao endereço residencial. Logo, ele pode escolher algo mais conveniente.

Sem dúvida isso tem transformado a experiência do usuário e trazido uma enorme revolução ao mercado.