Sua empresa está sentada sobre uma pilha de dados. O problema é que sem a tecnologia para organizá-los, é provável que você permaneça inerte. É aquela velha história: por onde começar? A ferramenta capaz de ajudar nessa tarefa é chamada de plataforma de gestão de dados, ou data management platform (DMP).
Para gerenciar e dar sentido a esse volume maciço de dados que já existem e aos que não param de chegar fazer, anunciantes e profissionais de marketing estão se valendo, cada vez mais, de DMPs. Na verdade 27% dos entrevistados do relatório “O Papel da DMPs na era da Data Driven Adversiting”, da Econsultancy, acabaram de implementar uma DMP no ano passado. Vamos dar uma olhada em alguns dos muitos benefícios que as DMPs podem oferecer ao seu negócio.
Use os dados que você já tem
Uma boa DMP traz uma série de benefícios que você não vai encontrar em nenhuma outra ferramenta. Primeiro ela usa dados que a maioria das empresas já estão gerando, seja através de CRM ou de outras fontes. Ela também trata os dados que chegam ao seu negócio, mas também aqueles que ainda têm de se materializar. Você pode utilizar cookies para rastrear os clientes com sua permissão. Você pode coletar endereços de e-mail, mas há mais para buscar.
Dê significado aos dados
Os rastros que as pessoas deixam nas mídias sociais tornam-se cada vez mais úteis como um meio de prever seus comportamentos. No futuro pode haver reconhecimento de impressões digitais ou outros dados biométricos em determinadas situações. O importante é estar pronto.
O futuro é incerto, mas a mudança e os avanços são inevitáveis. No momento você provavelmente sabe bastante sobre seus clientes existentes. Você conhece seus seguidores em plataformas sociais por meio dos interesses que eles têm e através das interações com sua marca.
Por meio do uso estratégico de uma DMP, você pode perceber que para dar escala ao seu negócio, precisará encontrar mais pessoas como esses clientes. Se você esteve coletando os dados corretos você já pode ter tudo o que precisa.
Atribua perfis aos seus consumidores
A DMP ideal não só irá recolher e analisar os dados, mas vai ajudá-lo a ir além. Ela vai trabalhar os dados de modo que você conseguirá compreender se seus atuais clientes têm background A e se comportam como os clientes C, então as pessoas de background B com o comportamento D estão mais dispostos a comprar.
Isto significa que o topo do seu funil de vendas será cada vez mais cheio de perspectivas com base em atributos e dados, em vez de leads obtidos através dos meios mais aleatórios. A probabilidade de sucesso com essas perspectivas é muito maior porque você já sabe alguma coisa sobre eles.
Melhore suas campanhas constantemente
Os dados não ficam parados. Inputs constantes significam que a informação introduzida no sistema pode ser atualizada todo o tempo, em tempo real. Seus dados agora têm um contexto.
Isso muda as regras e a natureza do engajamento, que agora será dinâmico e não estático. Por isso, quando o cliente voltar, você começará a partir de onde parou. Muitas empresas perdem bastante tempo reativando contatos e começando tudo de novo, em vez de continuar o relacionamento do ponto em que ele parou.
O futuro é sobre manipulação de dados, algo que poucos duvidam. Uma boa DMP certamente irá te dizer o que e como fazer isso.