Os benefícios de uma plataforma de e-commerce escalável ​​para sua empresa

por Elvis Gomes Sexta-feira, 15 de janeiro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

A escalabilidade no e-commerce refere-se à capacidade de executar operações com eficiência, não importa quão grande ou pequeno seja o volume de tráfego. A escalabilidade, assim como a velocidade, desempenham papéis importantes em sites de comércio eletrônico. Geralmente, a escala se torna mais desafiadora para as empresas à medida que crescem — quanto mais tráfego um site recebe, mais lentas podem ser as operações do dia a dia. Ambos são fatores necessários que os proprietários de lojas virtuais devem considerar ao buscar o sucesso de longo prazo para seus negócios.

Utilizar uma plataforma de e-commerce escalável de forma correta, contribui para atingir metas a longo prazo. Além disso, fornece uma experiência positiva ao usuário, a capacidade de se aprofundar nas métricas do site, o crescimento geral de um negócio e um foco maior no SEO do seu e-commerce.

Experiência de usuário

Quando falamos de e-commerce e plataformas online, um dos principais itens a serem levados em consideração é a experiência do usuário.

Ao utilizar uma plataforma de e-commerce, é importante proporcionar ao cliente uma experiência positiva, que o deixe querendo mais. Isso não só pode ajudar a atrair novos clientes, como também pode ajudar a reter os usuários que atualmente acessam seu site.

Na verdade, um dos principais desafios que uma plataforma de e-commerce encontra junto ao cliente é perceber melhor os benefícios que vêm junto com uma experiência positiva do usuário e utilizar métodos que são conhecidos por ajudar neste processo. Por exemplo, ao visitar um site, os clientes costumam procurar:

  • Uma barra de pesquisa que permite pesquisar produtos específicos diretamente;
  • Um site fácil de navegar;
  • Um processo de checkout tranquilo;
  • Um site esteticamente agradável;
  • Limpar confirmações e comentários antes de finalizar uma compra, permitindo que os usuários comprem com confiança;
  • Excelente atendimento ao cliente;
  • Velocidade rápida de carregamento do site;
  • Produtos e serviços que satisfaçam suas intenções;
  • Respostas rápidas a perguntas, comentários e sugestões;
  • Possibilidade de pagamento em diversos meios (crédito, débito, boleto, parcelamento).

Simplificando, a escalabilidade em uma plataforma é crucial para fornecer uma boa experiência aos clientes.

Métricas do site

Outro benefício de escolher uma plataforma de comércio eletrônico verdadeiramente escalável, é o acesso a relatórios mais detalhados sobre o desempenho do seu site. É essencial rastrear suas métricas, porque ajuda você a analisar se há alguma relação entre suas decisões e seus resultados.

Analisar e compreender as métricas listadas abaixo é benéfico porque permite que você, como proprietário de uma empresa, veja quais áreas de seu negócio estão indo bem e o que precisa ser melhorado.

As métricas que as plataformas de e-commerce podem analisar incluem, mas não se limitam a:

  • Ticket médio do pedido;
  • Taxas de recuperação;
  • Taxa de Conversões;
  • Taxas de conclusão da pesquisa de satisfação do cliente;
  • Inscrições de Newsletter;
  • Visualizações de página;
  • Receita;
  • Taxa de abandono do carrinho de compras;
  • Assinaturas.

Vale lembrar, que é fundamental prestar atenção aos dados e áreas mensuráveis, independentemente do tamanho do seu negócio.

Integrações com outros processos

A integração de plataformas de e-commerce com outros processos, ferramentas e produtos, é uma etapa bastante simples que cria um grande impacto em sua solução pré-existente.

Conforme sua empresa cresce, é importante implementar soluções diferentes para ajudar a controlar o crescimento interno.

Fazer isso junto com uma plataforma de e-commerce escalável, também pode ajudá-lo a se manter atualizado com as tendências do setor, atender pedidos, acompanhar as demandas de suprimentos e muito mais.

O crescimento do negócio

Uma empresa de sucesso crescerá naturalmente, desde que seja capaz de lidar com volumes maiores de tráfego e vendas com o mesmo nível de eficiência de antes. É preciso esforço, tempo e disposição para enfrentar e superar os desafios do e-commerce — mas vale a pena.

Antes de migrar ou contratar sua primeira solução de plataforma de e-commerce, lembre-se de que nem todas as soluções são feitas da mesma forma.

Ao procurar uma que deseja implementar, é importante levar em consideração o que é necessário para permitir que o negócio cresça e tenha sucesso. Isso inclui decidir se você deseja a solução de e-commerce mais fácil de navegar ou aquela que se preocupa em oferecer um alto nível de atendimento ao cliente funcional.

Independentemente das necessidades do seu negócio, sempre existe uma solução de e-commerce escalável disponível.

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