Logo E-Commerce Brasil

Conheça os benefícios dos dashboards para o e-commerce

Por: Breno Berman

CEO e fundador da Biso. Empreendedor com mais de 10 anos imersos no universo digital, participando de inúmeros projetos de diferentes segmentos focados em e-commerce B2B. B2C, D2C em empresas como: Arezzo&Co, Ambev, L'Oreal, Unilever e entre outras. Ocupava as cadeiras de CPO e Head de CRM na Enext - WPP Company, e abraçou um novo desafio de facilitar as tomadas de decisão de todos os profissionais de e-commerce através da cultura data-driven.

Os dashboards são painéis administrativos que capturam e organizam dados. As empresas utilizam-no como uma ferramenta automatizada e eficiente para melhorar os resultados dos negócios. Através desses painéis, a monitoração dos resultados fica mais clara e permite uma melhor interpretação para desenvolver ações estratégicas. Sua finalidade é ajudar na construção de boas estratégias, essenciais para o resultado do seu negócio.

Os dados oferecidos pelo dashboard são importantes para se ter uma visão 360º das vendas, acessando o comportamento do público.

Os benefícios dos dashboards no e-commerce

Os dados oferecidos pelo dashboard são importantes para se ter uma visão 360º das vendas, acessando o comportamento do público. Além disso, é um processo automatizado que te faz ganhar tempo usando informações sistemáticas sobre o negócio. Isso acontece porque o dashboard consolida e organiza os dados conforme a relevância da informação para a empresa.

Com projeções, metas e objetivos bem estabelecidos, eles se tornam grandes aliados da elaboração de ações realistas a serem executadas. O atrativo dos painéis é o oferecimento de dados articulados de diversas áreas, mas eles também focam em uma necessidade específica.

O interessante é observar como um benefício impulsiona outro, estabelecendo uma comunicação contínua de informações sobre o funcionamento das vendas, o que prepara a empresa para lidar com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Observe como funciona alguns dos seus benefícios:

  • Acompanhamento de indicadores e métricas que possibilitam ações para o bem-estar da empresa. O monitoramento de resultados, oferecido pelos painéis administrativos, é o diferencial para a tomada de decisões rápidas. É possível prever problemas, lidar com as oportunidades e reagir com inteligência antes de qualquer cenário.
  • Oferece otimização dos processos, isto é, com as informações oferecidas, é possível lidar melhor com qualquer situação. A estruturação adequada de uma boa estratégia precisa de uma visão ampla, sem perder os detalhes importantes de um negócio. É justamente isso que ele oferece para os gestores.
  • Essas duas etapas anteriores, automaticamente, vão gerar uma melhora na otimização do tempo e recursos. O monitoramento dos indicadores de desempenho é uma forma de ganhar tempo e evitar desperdícios. Nesse processo, os riscos de operações também são diminuídos e abrem espaço para a melhoria do acompanhamento de tendências.
  • Para completar, os dashboards permitem um ambiente de integração das equipes melhorando a participação e o envolvimento entre elas. As equipes estarão trabalhando com informações precisas que fazem sentido para todos que estão em contato com elas, o que é ideal para a criação de estratégias eficientes e eficazes.

Os relatórios inteligentes no e-commerce

Ao investir em painéis de indicadores que acompanham, em tempo real, suas vendas e o funcionamento do seu e-commerce, você recebe relatórios com o mapeamento dos principais indicadores de seu negócio. São relatórios semanais importantes por oferecer uma visão realista sobre o que está acontecendo no seu comércio eletrônico. De certa forma, eles facilitam e antecipam as tomadas de decisão para manter a qualidade de seu negócio.

Em um artigo sobre as vendas físicas, o CEO do Grupo Padrão comentou sobre a importância da experiência do consumidor para o sucesso nas vendas. Para isso, é preciso usar “toda uma gama de recursos tecnológicos para dar suporte à compra”. Pense que, se na venda física, a experiência do consumidor precisa passar pela tecnologia, o que dizer do varejo online?

É isso mesmo, o comércio eletrônico precisa aumentar a sua capacidade de entender o cliente digital. Precisa ler nas entrelinhas, através da jornada do cliente na sua loja digital, quais são os anseios do consumidor. Os dados desse cliente, apresentados nos dashboards, são ricos em informações que ajudam no desenvolvimento de ações assertivas para melhorar o suporte de compra e incentivar o seu cliente a finalizar as compras.

Por isso, não dá mais para negar a importância dos dashboards no seu negócio. Após sua utilização, será cada vez mais orgânico colocar seu plano de ação em prática para alcançar seus objetivos. E, o melhor, os objetivos são alcançados com o acompanhamento de métricas que medem o ponteiro do seu negócio que permitem tomadas de decisão mais ágeis e assertivas.

Siga os próximos passos e coloque em prática o que leu neste artigo:

  1. Definir metas que orientam seu e-commerce.
  2. Estabelecer KPIs para acompanhar os resultados de suas ações.
  3. Realizar ajustes mensais baseados nos dados obtidos para otimizar o funcionamento dos seus principais indicadores e otimizar seus resultados.
  4. Avaliar qual melhor modelo de dashboard para aderir e que dê ainda mais braços à sua operação a fim de garantir maior produtividade e desempenho da sua operação.

Leia também: Modelos de otimização e dashboards integrados para otimizar resultados