Acesso rápido

B2B: 6 dicas de vendas para ajudar bater as metas ainda em 2018

por Ricardo Corrêa Quarta-feira, 28 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado comercial passa por uma transformação rápida e completa nos últimos anos. A implantação da tecnologia nos processos de venda vem mudando o perfil das equipes comerciais e exigindo novos talentos e habilidades dos vendedores que querem vencer nessa nova era. A concorrência cada vez mais acirrada e a velocidade da informação e dos contatos torna o caminho para bater as metas um desafio cada vez mais complexo, mas ao mesmo tempo mais automatizado e intuitivo. A união da tecnologia com algumas técnicas é o segredo para conseguir gerar novos negócios por meio da venda B2B.

Conheça a seguir seis dicas primordiais para conseguir bater as metas nas vendas:

1 – Estabeleça metas atingíveis

É natural que você queira bater a sua meta, mas é fundamental que ela seja atingível. Seguir o raciocínio: “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta. Mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta” não vai funcionar.
A falta de metas claras não orienta o seu trabalho, e ter metas inatingíveis implica em frustração e consequente desmotivação.

Tenha em mente que satisfação é igual a resultado e menos expectativa. Foque no que é possível realizar.

2 – Nunca finalize uma atividade sem ter um próximo passo

Finalizar uma ação e saber qual é o próximo passo traz mais fluidez ao seu dia, economiza tempo e consequentemente impacta na quantidade de oportunidades e tarefas que você pode realizar.

Ao invés de enumerar quantas atividades você deve realizar no dia, pense quais ações precisam ser tomadas e o que você oferecerá depois. Se você precisa processar mentalmente a próxima ação até descobri-la é porque houve uma falha no mapeamento da sua rotina. Por isso, planeje todas as suas atividades e entenda qual resultado precisa alcançar. Isso ajuda a criar uma cadência, otimiza o seu tempo e muda a estratégia com foco em resultado.

3 – Entre em sintonia com o cliente

A maior assombração na área de vendas é o no-show. Ou seja, quando o cliente marca uma reunião e não aparece e nem solicita uma remarcação.

Para tentar evitar que o no-show vire rotina, mande um e-mail ao seu cliente reforçando data e hora da call um dia antes do compromisso. Se ele já havia esquecido, o seu e-mail servirá como um lembrete. Assim, ele irá bloquear os seus horários com antecedência para falar com você. Se surgiu um compromisso de última hora, o seu e-mail o lembrará de avisá-lo com mais antecedência de que a reunião terá de ser remarcada. Dessa maneira você consegue organizar melhor o seu dia e evitar a perda de tempo.

4 – Transforme em template tudo o que você faz mais de uma vez por dia

Dentre as principais técnicas de vendas, essa ainda é bastante negligenciada pelos vendedores. Criar templates generalistas de e-mails que você envia regularmente te ajudam a não perder tanto tempo com o operacional. Se o texto é o mesmo, apenas com a diferença de uma informação ou outra, deixar os templates já prontos agiliza o processo e lhe garante enviar as informações completas, sem esquecer nenhum detalhe.

5 – Utilize o CRM a seu favor

Salve todas as informações sobre o contato com o seu cliente no CRM. Centralizar esses dados em uma única plataforma ajuda a não perder informações valiosas, como melhor dia para follow-up e agendamento de reuniões. Além disso, outros vendedores que venham a atender o cliente já terão todo o histórico de conversas.

6 – Não desperdice o seu tempo com cliente desinteressado

Venda é uma ciência, mas o vendedor precisa ter um faro aguçado no seu pipeline para não desperdiçar tempo e energia com clientes que, naquele momento, não estão maduros suficientes para entender o seu produto.

Se de cinco oportunidades de negócio no dia apenas três demonstraram um interesse genuíno, combine com os clientes que não estão priorizando em ter o seu produto no momento em retornar em um período que faça mais sentido para eles em usar o serviço. Dessa forma, você não desperdiça tempo e não força uma venda que provavelmente não dará retorno neste momento.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.