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Banner estático ou banner slider: vantagens e desvantagens no e-commerce

por Ana Luiza Araujo Sexta-feira, 27 de julho de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Todos nós já passamos pela experiência de entrar em uma loja virtual e nos deparar com um banner cheio de texto, certo? Eles são passados antes mesmo de terminarmos a leitura da primeira frase. Frustrante né?

Banners são os elementos mais comuns de serem vistos nas lojas online. É a principal forma de chamar a atenção do usuário e praticamente padrão em todos os sites. Geralmente, ocupam um espaço significativo na home das lojas.

Sua função é atrair a atenção e fazer com que ele seja clicado. Eles direcionam o cliente à alguma página de maior importância, que mereça uma atenção especial, seja de algum produto ou de alguma campanha.

O banner deve ter sempre uma afinidade com o design da loja para que não chame atenção pelos motivos errados. Pois a falta de coerência com o design, erros de português, elementos apelativos e promoções fictícias são exemplos que podem prejudicar a imagem da loja. Isso por demonstrar amadorismo e falta de credibilidade.

É importante que sejam leves. Tal estratégia garantirá o rápido carregamento do site. Além disso é preciso que o banner tenha objetivos para transmitir de forma eficiente a mensagem. Por fim, é preciso ter sempre um call-to-action, que será necessário para levar o usuário à página específica do produto (categoria, marca ou campanha) que está merecendo esse destaque.

Vantagens e desvantagens

Há muito debate sobre a eficácia dos banners sliders, também chamados de carrossel. Alguns acham que são ineficientes, pois causam muita distração, e que removê-los podem aumentar a conversão. Os motivos são os seguintes:

  • Visitantes podem ignorá-los por muitas vezes parecerem anúncios;
  • Rotação frustra os usuários por não conseguirem ler e clicar com rapidez;
  • Muitas vezes são insensíveis à mecanismos de pesquisas pois consistem apenas em imagens.

Outros defendem o uso dos banners rotativos desde que:

  • A velocidade dos banners não seja nem muito lenta nem muito rápida;
  • Uma outra maneira de driblar essa questão é fazer com que os usuários mudem os slides a seu critério, adicionando setas ou pontos a cada banner;
  • O slide mais importante seja o inicial, para que não haja desinteresse do usuário no conteúdo dos demais;
  • Ter sempre a indicação do número de slides;
  • Ter a opção de sempre que o usuário desejar pausar e avançar o banner;
  • O conteúdo exclusivo não seja colocado somente em um desses slides, pois pode ser ignorado.

Uma das vantagens de se ter um banner slider é que você tem a oportunidade de passar várias mensagens de uma maneira altamente visual sem estender o site verticalmente. Mas como essas mensagens não serão exibidas todas imediatamente. É importante também que essas informações sejam exibidas em outras áreas do site, pois existe a chance do usuário prestar atenção apenas no primeiro slide e não ver os demais.

Eficiência do banner

Grande parte dos gestores de e-commerce acredita que os aspectos positivos de um carrossel superam as desvantagens, comprovado pela inúmeras lojas que atualmente usam esse elemento. Eles podem ser uma ferramenta promocional altamente eficaz e uma maneira incrível de aprimorar esteticamente seu site. Não há certo ou errado, apenas opiniões. Se os banners, no entanto, forem criados com design adequado, mensagem clara e objetiva, dando sempre preferência para imagens próprias ou realistas, você possivelmente conquistará um maior engajamento, atrairá novos usuários e aumentará suas vendas.

 

 

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