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BackOffice – Você certamente vai precisar de um!

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Administrar um E-commerce com grande volume de vendas exige destreza e assertividade de seus gestores. Conciliar detalhes que vão desde gestão de estoque, precificação, planejamento de vendas, passando por desafios de logística e estratégias de relacionamento com o cliente, pode não ser tão simples como uma Loja Virtual aparenta ser.

A saída? Contar com uma ferramenta robusta, que comporte todo esse fluxo, e utilizar um sistema de BackOffice que auxilie na gestão. Para quem não sabe, o BackOffice é a gestão interna do E-commerce. Este processo inclui uma série de atividades, como logística, gerenciamento de pedidos, estoque, clientes, relatórios, inteligência e planejamento, entre outros. O BackOffice tem como objetivo dar suporte ao Front Office, que é a parte “aparente” de sua loja virtual.

O primeiro passo é assegurar que a ferramenta de E-commerce escolhida integre bem com o sistema de BackOffice que você está planejando contratar. São muitas as opções de mercado e, quando o assunto é integração, E-commerces em plataforma Magento saem na frente, já que o Magento é extremamente flexível e de fácil integração com inúmeros sistemas.

Outro ponto essencial durante o processo de escolha do seu sistema de BackOffice é levantar as necessidades que o seu negócio apresenta. Isso por que a diversas ferramentas de BackOffice e ERP disponíveis no mercado são diferentes e não oferecem exatamente os mesmos recursos.

Por exemplo, apenas sistemas mais robustos garantem acompanhamento de indicadores de desempenho (KPI’s) e Gerenciamento de Processos do Negócio (BPM). Sabendo do que você precisa, fica mais fácil compreender qual ferramenta se encaixa melhor no perfil de sua Loja Virtual.

Então o que o meu BackOffice deve fazer?

Para maior funcionalidade, um Software BackOffice para a gestão interna do E-commerce deve ser totalmente adaptado para o comércio eletrônico e permitir uma série de operações administrativas, que estejam integradas a outros programas de Front Office que são como vitrines do e-commerce. Também é preciso atender processos como logística, gerenciamento de pedidos, estoque, clientes, relatórios, inteligência e planejamento.

O real objetivo é facilitar as operações em E-commerce, garantindo agilidade na execução dos processos de negócio. Alguns sistemas disponíveis no mercado são baseados no desenho das regras de negócio das empresas – Business Process Management (BPM). Por isso, permitem mudanças nos cenários de forma ágil e consistente. Basta o gestor alterar o processo desenhado que o sistema interpreta as novas regras automaticamente. Para Lojas virtuais de grande fluxo esse diferencial pode ser interessante.

Caso seu negócio trabalhe em diferentes canais, por exemplo, loja física, E-commerce e tele vendas, outro fator a ser considerado é optar um sistema de BackOffice estruturado para atender multicanais. Permitindo uma melhor gestão do estoque e dos processos internos da empresa.