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B2B: experiência de compra facilita processo a distribuidor / revendedor

por Eduardo Oliveira Sexta-feira, 24 de dezembro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Essa parece ser a pergunta de ouro, certo? Mas é mais simples respondê-la do que você imagina. A melhor forma de oferecer uma grande experiência e facilitar o processo para o distribuidor ou revendedor é integrando todos os seus canais e cadeia através do e-commerce B2B.

Mas, antes disso, é necessário compreender o seu B2B:

  • qual o tipo de produto que seu negócio vende?
  • quem é seu cliente?
  • qual a exigência de seu distribuidor e revendedor?
  • o que eles realmente procuram ao acessar o seu canal?

Por qual razão isso é tão importante? O surgimento dos canais digitais fez com que as pessoas fizessem compras de modo muito mais personalizado. Ou seja, o seu cliente espera a melhor experiência. Se você não oferecer, o concorrente irá fazer.

Este impacto sobre hábitos, rotinas e o “modo de fazer” subiu alguns níveis a exigência do cliente B2B. E a diferença está em um canal com segurança, robustez e escalabilidade, o que provê velocidade e agilidade sem perder a flexibilidade necessária nas negociações. Isso serve para todo e qualquer produto que tenha um poderoso catálogo digital, sendo customizável na medida da sua necessidade.

Não basta contratar uma ferramenta. Afinal, é preciso entendê-la, visualizá-la e escolher a que melhor atenderá o seu negócio. Sendo assim, partindo do pressuposto de que parametrizar a plataforma de acordo com suas políticas e estratégia comercial também é uma das respostas para quem deseja proporcionar experiência de compra com excelência, você já sabe por onde começar.

São esses pilares que sustentam o negócio B2B e podem ser adquiridos com um parceiro inovador e tecnológico, mas especialmente com know-how no mercado. Vale ressaltar que as maiores dores deste setor estão relacionadas com gestão, cálculo, distribuição e logística. Utilizando a tecnologia a seu favor, administrar diversos centros e lidar com complexas tributações se tornam processos simples.

A falta de integração entre os diversos sistemas de gestão da empresa é o principal motivo para problemas como perda de vendas, dificuldade para atingir metas e diminuição da receita. Com todo esse desalinhamento, fica óbvio que a equipe comercial não conseguirá atender toda a carteira de clientes.

Outra dor nesse processo de venda B2B está nos vendedores e representantes perderem muito tempo no cadastro de pedidos. Consequentemente, isso dificulta a ampliação no alcance das vendas e a prospecção dos novos clientes, além de criar conflito de canais e coexistência do time comercial.

Na prática, uma plataforma que oferece a melhor experiência de compra para o distribuidor é aquela com gestão de frete descomplicada, tabelas de valores e contingência, prazos e políticas de fretes.

Além disso, também posso elencar como fundamental para qualquer sistema a possibilidade de utilizar limite de crédito, boleto a faturar, cartão de crédito, cartão BNDES. Vale também a funcionalidade de calcular impostos como IPI e ICMS-ST no carrinho e checkout, apresentando e cobrando do cliente o valor final do pedido.

Quanto mais formas de pagamento disponíveis, políticas de preço por canal de vendas, condições especiais para revendedores e sistema de recuperação de vendas, melhor será essa experiência.

Lembre-se de que automatizar os principais processos, estabelecer ou integrar suas políticas e regras comerciais. Ter isso disponível em todos os seus canais não é mais um diferencial competitivo, mas uma questão de sobrevivência no mercado B2B.

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