2 passos para tirar o melhor proveito das avaliações de produtos

por Daniel Arend Segunda-feira, 11 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Com a popularização dos e-commerces os hábitos dos consumidores mudaram muito, mas uma coisa permanece igual: a propaganda “boca a boca” ainda tem grande poder de influência.

Agora, aparecendo na forma de reviews, a opinião dos consumidores tem grande impacto na decisão de compra de novos clientes, que ainda não conhecem seus produtos.

Afinal, em um mundo colaborativo e a avaliação de um consumidor vale tanto quanto ou as vezes até mais que a de um especialista, saber exatamente o que os consumidores acharam de um produto faz toda diferença.

O que você talvez ainda não saiba é que as avaliações ajudam na conversão também de forma indireta. Quando bem executadas, elas representam uma forma de otimizar o seu site para SEO.

Reuni algumas dicas para te mostrar como estimular seus clientes a fornecerem reviews e o que fazer para que eles tragam retorno positivo ao seu e-commerce.

Passo 1: Conseguindo boas avaliações

Entregar um bom produto ou serviço não é o suficiente para conseguir avaliações positivas. É preciso investir um pouco mais na experiência do cliente para estimulá-lo a dar o seu relato sobre a compra. Você pode fazer isso de várias formas, sem precisar ser insistente:

  • Criando programas de fidelidade;
  • Oferecendo descontos em próximas compras;
  • Se aproximando do cliente após a venda, com real interesse em sua experiência;
  • Comunicando-se com o cliente de forma pessoal e positiva.

Dessa forma, além de um depoimento favorável, você conseguirá fidelizar os clientes, despertando neles a simpatia pela sua marca e a vontade de retornar a fazer negócios com você.

E quando a avaliação é negativa?

Ninguém gosta de receber avaliações negativas, mas é possível tirar bom proveito delas. Quando o cliente não tem a sua expectativa atendida pelo produto e publica a sua insatisfação, é a chance perfeita para reverter a situação a seu favor.

Além disso, alguns depoimentos desfavoráveis também ajudam a construir uma noção de veracidade para a sua loja. Afinal, não existe produto ou serviço que seja capaz de agradar 100% a todas as pessoas. Veja abaixo como se sair bem nesses casos:

  • Seja compreensivo com a reclamação e procure entender o ponto de vista do cliente;
  • Desculpe-se. Não esqueça do velho ditado “O cliente tem sempre razão”;
  • Sem se alongar demais, explique a ele o que pode ter dado errado e quais as medidas que você pode tomar para melhorar a experiência dele nessa ou em uma próxima vez;
  • Fique sempre atento a todos os canais de comunicação da sua marca. Quanto antes você der um retorno às reclamações, menor será a sua repercussão;
  • Nunca apague uma opinião negativa! As chances de o cliente refazer a reclamação depois dessa atitude são enormes e será muito mais difícil contornar a situação.

Passo 2: Otimizando os depoimentos

Além de trabalhar na captação das avaliações, você também precisa preparar a área do seu e-commerce destinada aos depoimentos pensando nas buscas orgânicas e os algoritmos do Google.

Os reviews são peças de conteúdo importantes para o seu site e podem influenciar no seu posicionamento nos motores de busca. Portanto, devem ter todo o seu potencial explorado. Veja como:

  • Para facilitar a leitura para os motores de busca, os reviews devem estar em HTML
  • As avaliações não devem ficar em abas, o Google tem dificuldade em acessar essas abas.
  • Direcione os depoimentos criando perguntas que estimulem o consumidor a darem as informações que você precisa.
  • Encomende reviews a especialistas.

Procure deixar um bom número de avaliações nas páginas dos produtos, lembre-se que cada página tem uma autoridade e um bom número de avaliações (conteúdos) fará com que a página tenha mais relevância.

Reúna matérias de sites de notícias sobre o seu produto em uma página criada especificamente para isso, sempre citando as fontes.

De que forma o Google enxerga as avaliações

Cada avaliação recebida em uma página de produto é uma atualização. O Google valoriza muito esse comportamento, que mostra que o seu e-commerce está em constante aprimoramento.

Esses novos conteúdos que são agregados ao site comprovam que há interação entre os clientes e o seu site.

Eles são escritos de diversas formas, com uma característica muito boa pro usuário, são textos curtos e diretos, de leitura rápida, englobando diferentes palavras-chave, principalmente as de cauda longa.

Isso significa muito conteúdo de qualidade sendo inserido em suas páginas, de forma espontânea, sem nenhum custo para você. A recompensa é uma melhor colocação no ranking de busca para páginas que trazem receita.”

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