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Automação de serviços financeiros pode melhorar a performance

por Patrick Negri Sexta-feira, 25 de maio de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Automatizar processos já é um passo considerado essencial para a escalada de uma empresa. É possível, por exemplo, conseguir um aumento significativo da produtividade. Além de diminuir custos e melhorar a lucratividade. Pode também alcançar uma redução do tempo de execução das atividades do dia a dia de forma expressiva.

Segundo um levantamento realizado pela Iteris Consultoria & Software, especialista no desenvolvimento de sistemas, entre as empresas pesquisadas, 87% dos gestores e colaboradores acreditam fortemente que essa prática pode produzir ganhos de produtividade e os funcionários teriam mais tempo para focar em atividades de maior valor agregado ao negócio.

Automação de serviços financeiros

Dentro desse universo, há a possibilidade de conseguir grandes benefícios também para os serviços financeiros. Esse departamento, que é considerado o coração da empresa, tem um desempenho vital para o negócio. Depender apenas de tarefas manuais o expõe a erros que aumentam custos e limitam a produtividade e o faturamento.

O processo de automação financeira pode oferecer mais segurança, além de ganhar qualidade e rapidez. O acesso a dados considerados importantes passa a se tornar simplificado. Isso porque não será preciso solicitar para outras áreas as informações necessárias. Outra vantagem é a otimização do tempo e dinheiro, com menos erros em transições, cálculos e digitações, contribuindo para uma maior agilidade nos processos e mais transparência e velocidade na troca de informações com clientes.

Hoje, o mercado já possui empresas especializadas em soluções e tecnologias para a gestão e acompanhamento financeiro. A tecnologia avança de forma positiva, proporcionando expertise para solucionar grandes problemas. Novas situações são solucionadas por uma inteligência financeira robusta e com informações que podem ser integradas via API aos mais diversos sistemas. Isso possibilita que as empresas observem métricas de crescimento do negócio, índices de retenção, cancelamento (churn), movimento da receita recorrente (MRR), tempo médio de vida do cliente (LTV) e outras vinte métricas específicas para serviços de assinatura e mensalidades.

Segurança

Para as empresas, é uma forma segura de inovar na área financeira. Além disso, agrega pontos positivos que no final do dia trarão uma simplificação de processos financeiros. Estes que até então eram considerados burocráticos e exaustivos, melhorando em até 30% a performance.

Destaco, por fim, que o mercado não precisa apenas de uma forma de cobrança, mas de maior previsibilidade para pagamentos recorrentes e business intelligence para o negócio. Esses são pontos sensíveis que possibilitam um acompanhamento permanente. Permitem uma visão mais ampla sobre o desempenho dos processos e análises dos recursos dedicados para a execução das atividades financeiras. Somente assim será possível alcançar os objetivos e resultados desejados.

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