Acesso rápido

Automação no e-commerce: transforme os processos repetitivos com RPA

por Sidney Jhony Dias da Silva Terça-feira, 09 de julho de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Não, os robôs não vão tomar o seu emprego. Mas as empresas vão exigir novas habilidades e qualificações com o surgimento de novas profissões — criadas por conta do crescimento de bots e Inteligência Artificial. E com o avanço tecnológico, o e-commerce está se tornando mais eficiente e centrado no cliente e em suas experiências de compra.

Tecnologias como Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Realidade Aumentada já são utilizadas no e-commerce — e já trazem benefícios para os varejistas e clientes.

Diversas novas profissões já fazem parte do e-commerce. Será que você já ouviu falar de algumas dessas? UX writer, treinador de bots, desenvolvedor de automação RPA, customer success bot, desenvolvedor de chatbot, redator de bots, cientistas de dados…

São algumas profissões recentes eque já têm um déficit de profissionais no mercado de trabalho. Mesmo com uma taxa de desemprego alta que atinge o Brasil há anos, é comum encontrar oportunidades na área de tecnologia. Por esse motivo devemos estar atentos às novas tendências. Com o crescimento do RPA novas profissões surgirão e muitas delas serão voltadas para o comércio eletrônico.

Mas afinal, o que é RPA(Robotic Process Automation)?

Segundo a IBM, Automação de Processos de Robótica (RPA) é uma ferramenta de software que ajuda a automatizar as tarefas altamente repetitivas. Aquelas que muitos funcionários executam, muitas vezes em detrimento de soluções criativas de resolução de problemas e de trabalho centrado no cliente.
Basicamente, toda tarefa repetitiva pode ser realizada pelo RPA. Veja algumas situações que você pode realizar com o RPA no seu e-commerce:

  • Automação do marketing;
  • Interação com o analytics para obter informações mais ágeis;
  • Cadastro de fotos, vídeos e conteúdo nas páginas de produtos;
  • Comparações de preços em tempo real;
  • Simular e mensurar a rotina do cliente;
  • Monitorar o site e encontrar possíveis bugs;
  • Realizar testes e simular rotinas do cliente;
  • Extrair dados de documentos e exportar para plataformas;
  • Extrair dados dos mais diversos relatórios e agrupa-los de uma forma inteligente;
  • Automação para SEO;
  • Gerenciar pedidos.

Benefícios da automação no e-commerce

Redução de custos: atividades repetitivas e manuais são realizadas pelo RPA, o que diminui os custos.

Mais qualidade: o RPA diminui os erros, promovendo uma melhoria nos serviços realizados.

Mais velocidade: os processos são realizados em um menor tempo se comparado à atividade humana.

Maior agilidade: as mudanças realizadas no processo não impactam a execução do processo.

Melhor experiência do colaborador: os colaboradores não vão se desgastar com atividades repetitivas. Ou seja, podem executar tarefas mais dinâmicas.

A automação é uma solução para melhorar os processos, reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e eliminar os erros mais comuns. Diversas empresas oferecem serviços com alto potencial de automação. Utilizam processamento de linguagem natural, com interfaces intuitivas e de fácil manuseio, além de planos de experiência do software sem nenhum custo.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.