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Automação de Marketing para e-commerce: por que você deve adotar essa prática

por Vitor Peçanha Quarta-feira, 04 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 10 minutos

O varejo mudou muito desde que a internet chegou e trouxe comércio online. A tecnologia e os parâmetros de segurança passaram a oferecer confiança para que o consumidor comprasse pela web. Diante desse movimento, as necessidades de otimizar os resultados obtidos deram origem a alguns recursos, como a automação de marketing para e-commerce.

Para manter uma loja virtual com um bom alcance, se comunicando bem com o público e fazendo ofertas relevantes, uma série de atividades precisam ser realizadas diariamente.

A questão é que, manualmente, é praticamente impossível cuidar de tudo e, principalmente, ter bons resultados. A automação é a solução principal para potencializar as ações e gerar mais retorno!

Neste artigo falaremos mais sobre a automação de marketing para e-commerce. Saiba como ela é feita, quais são as vantagens obtidas e quais ferramentas são envolvidas no processo!

O que é automação de marketing?

Para você, automação passa a ideia de algo futurista, moderno e até mesmo robótico? Bem, talvez isso seja fruto de uma ideia projetada por filmes de ficção. A questão é que a possibilidade de programar tarefas que se cumprem sozinhas é algo concreto e real.

Não se trata de robôs ou supermáquinas, mas de simples ferramentas que atendam necessidades diversas. O Marketing Digital trouxe uma proposta diferente na prática cotidiana, como a mensuração, o disparo de postagens e publicidade online, além da criação de fluxos de trabalho.

Tudo isso pode ser feito por uma pessoa, mas quando se trata de larga escala, o trabalho se torna inviável. Para as empresas, isso representaria a perda de potencial e pouca exploração de possibilidades.

A automação de marketing trata tudo de maneira muito realista e de forma simples: por meio de softwares, tarefas comuns no cotidiano do setor passam a ser executadas de maneira automática, ou seja, essas ferramentas fazem o serviço.

No entanto, isso não representa o fim da necessidade de um colaborador, já que é ele quem programa as tarefas, analisa os resultados e planeja novas campanhas e ações.

Por trás desse trabalho automatizado há uma estratégia de atuação que varia de acordo com os resultados. Em meio a esse cenário, a automação nada mais é do que um recurso, ou seja, uma ferramenta para otimizar a atuação.

A automação de marketing para e-commerce

O e-commerce é um dos setores que mais crescem e apresenta resultados animadores na economia brasileira. Só em julho de 2019, o aumento das vendas foi de 23%, o que representou um total de R$ 5,6 bilhões.

Todo esse potencial pode ser explorado por qualquer loja virtual, desde que ela saiba se relacionar com o consumidor e mantê-lo dentro de um cenário de compra iminente.

Ações que os conduzam à conversão, fidelização por meio de um bom relacionamento e boas vantagens, uma seleção destacada de produtos e uma série de outros fatores podem ser alcançados com ajuda do marketing.

No entanto, em meio a um alto volume de acessos, vendas e interações, somente com a automação é possível ter tudo sob controle e ainda gerar mais oportunidades.

A automação de marketing para e-commerce é o principal recurso que as grandes empresas usam para ter uma rotina de ações eficaz e que gere bons resultados. Do monitoramento de vendas e outras métricas até o disparo de emails, tudo pode ser feito com um software especializado.

Cada uma das práticas recomendadas são perfeitamente atendidas por essas ferramentas, o que torna a gestão de um e-commerce totalmente otimizada.

A automação é um recurso indispensável se a proposta é executar um planejamento de marketing eficiente para gerar mais conversões, fidelização e ampliação da marca.

Quais são os benefícios de investir na automação de marketing para e-commerce?

A rotina de gestão de uma loja virtual tem uma série de demandas importantes no sentido de potencializar a marca e sua atuação na web. A automação de marketing para e-commerce traz benefícios concretos para uma empresa que precisa executar essas tarefas.

Veja a seguir quais ganhos podem ser obtidos, na prática, quando uma ferramenta de automação faz parte da estratégia da empresa!

Aumento de produtividade

Lidar com uma quantidade relevante de tarefas no cotidiano de um setor de marketing é algo que toma tempo do colaborador. Muitos desses trabalhos são mais operacionais, ou seja, tratam-se de tarefas mecânicas que não exigem uma visão mais analítica. Dessa forma, dedicar tempo excessivo a essas atividades reduz muito o tempo de trabalho estratégico do colaborador.

Assim, a automação e marketing para e-commerce traz, em primeiro lugar, um aumento significativo da produtividade do setor.

Se os funcionários não precisam se preocupar com trabalhos simples, mas que tomam tempo, isso significa maior liberdade para se concentrar em demandas estratégicas e de planejamento. A automação cuida de tudo, uma vez que o colaborador programa as atividades na ferramenta.

Redução da taxa de abandono de carrinho

Um dos grandes problemas enfrentados no e-commerce é justamente a taxa de abandono de carrinho. A métrica aponta a quantidade de vezes em que o consumidor desiste de uma compra já no checkout, ou seja, no momento do pagamento. Essa desistência, no entanto, sempre pode ser associada a diversos fatores, sendo estes os principais:

  • limitação das formas de pagamento;
  • procedimento excessivamente complexo;
  • alto custo de frete.

É trabalho do marketing entender as razões pelas quais o consumidor desistiu da compra e, para isso, a análise de métricas e o estudo de todo o caminho percorrido dentro do site são fundamentais. Diante desse cenário, já pensou como seria trabalhoso avaliar cada situação de abandono de carrinho?

A automação ajuda a captar esses dados de maneira objetiva, facilitando a análise. A partir disso, o time de marketing pode propor soluções de mudanças para o e-commerce, reduzindo desistências futuras.

Acompanhamento maior da jornada do consumidor

A automação de marketing para e-commerce traz maior autonomia para que as empresas consigam analisar as atividades de seus consumidores dentro da loja virtual.

Por onde chegam, quais páginas visitam, quais perguntas fazem e outras questões ajudam a entender em quais estágios eles estão. Alguns já estão prontos para comprar, enquanto outros ainda estão no meio ou no topo do funil.

A jornada do consumidor é composta de várias etapas e, para a empresa, acompanhar isso é fundamental para ter condições de direcioná-lo da melhor forma.

Se o consumidor visitou páginas específicas, mas não comprou, é possível direcionar publicidade específica para ele, seja com o remarketing na rede de display, seja por meio de email marketing.

Por outro lado, se esse consumidor já comprou, o trabalho envolve seguir com uma oferta de produtos constante, considerando seu ticket médio e sua preferência. Detectar todas essas informações de preferências e suas atividades só é possível por meio do monitoramento de jornada que as ferramentas de automação possibilitam.

Monitoramento de pedidos

Um bom marketing também depende de um bom atendimento e, principalmente, de um serviço de qualidade.

A automação também precisa ser aplicada em questões operacionais da empresa e, se tratando de e-commerce, o ciclo de separação, faturamento e despacho de produtos é importante. Afinal, o consumidor atual gosta de acompanhar todas essas etapas, já que isso o mantém bem informado.

Essas ferramentas de automação também podem ser usadas na programação de disparos de e-mail para o consumidor toda vez que houver uma atualização do status de sua compra. Assim, ele se mantém por dentro de como está o processo e, com o código de rastreamento, já pode se preparar quando a entrega estiver na rua.

Fidelização de clientes

Vender é importante e, se não for o principal, é um dos mais relevantes objetivos que uma empresa tem. No entanto, pensando na manutenção da companhia e na estabilização da marca, a fidelização de clientes tem papel fundamental.

Visto que as empresas não sobrevivem somente de vendas avulsas, é fundamental ter uma carteira de clientes mais sólida, algo que é impactado diretamente pelo marketing.

Por exemplo, o disparo de e-mails só é possibilitado por uma ferramenta de automação que envie as mensagens para toda a base de consumidores que já realizaram uma compra.

Fazer essa segmentação e o envio seria excessivamente trabalhoso e tomaria um tempo de dias de trabalho. Essas e outras ações devem ser contínuas para garantir a fidelização, algo que só a automação proporciona.

Campanhas mais certeiras

A automação de marketing para e-commerce possibilita campanhas certeiras para que o consumidor seja impactado da maneira certa. A escolha das melhores estratégias só acontece quando há um trabalho de análise aprofundado acerca dos resultados de uma empresa.

Se a proposta é expandir a marca para um novo público, isso demanda o disparo de campanhas para um grupo específico de pessoas, em uma segmentação bastante específica.

Sem automação, seria praticamente impossível fazer essa separação em larga escala. Com o uso de alguns filtros, posts impulsionados, por exemplo, alcançam o nicho de público que a empresa deseja nessa estratégia de expansão.

Além disso, mensurar resultados de maneira contínua é uma das possibilidades das ferramentas de automação. De acordo com as métricas e o acompanhamento de KPIs que elas oferecem, fica mais fácil entender por quais caminhos a companhia deve seguir dali em diante.

Seleção de produtos otimizada

O acompanhamento das preferências de consumo também é algo que só acontece com desenvoltura quando uma empresa aplica a automação de marketing para e-commerce. Na prática, isso inclui também os produtos que aquele público procura em uma loja virtual.

Naturalmente, de acordo com o segmento da empresa, uma seleção específica deve ser garantida para atender o seu consumidor.

Acontece que esse desejo é cada vez mais dinâmico, especialmente por conta da expectativa elevada que há em relação aos e-commerces. O consumidor espera sempre que um site tenha o que ele procura, e essa busca está em constante mudança.

Às empresas, cabe monitorar as buscas para, cada vez mais, oferecer uma seleção de produtos adequados ao que é procurado.

Como você pôde ver, o objetivo da automação de marketing no e-commerce é tornar o contato com o cliente mais fácil e dinâmico.

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