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A importância do autoatendimento em seu e-commerce

por Fabiano Luiz Sexta-feira, 25 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Já aprendemos que criar uma loja virtual pode ser simples de verdade. Agora, transformá-la em negócio de sucesso requer dedicação e esforço. Existem algumas estratégias essenciais para garantir que seu negócio prospere e seja aceito pelos consumidores. O atendimento ao cliente, na pré e no pós-compra, é o que mais precisa ser trabalhado.

Automatizar o atendimento ao cliente se tornou uma opção muito utilizada pelas grandes empresas. E o melhor de tudo é que você, pequeno empreendedor, também pode usufruir dos benefícios dessa estratégia.

Existem alguns detalhes aos quais você precisa se atentar para automatizar o atendimento da sua loja virtual com segurança. Para te ajudar, separamos algumas dicas do que e como fazer. Confira abaixo.

Como funciona

O autoatendimento é uma ferramenta capaz de atender o consumidor 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de interação humana. Funciona por meio de um menu de opções, oferecendo repostas e serviços básicos, antes que seja necessário o contato com um funcionário.

No mercado de e-commerce essas ferramentas já são utilizadas de maneira satisfatória e são altamente aceitas pelos consumidores.

Como aplicar

Existem algumas ferramentas disponíveis no mercado criadas para facilitar o processo de automatização do atendimento ao cliente da sua loja virtual. Separamos algumas dicas para te ajudar a decidir quais delas se aplicam melhor ao seu formato de negócio.

URA

Unidade de Reposta Audível. Também conhecida por IVR (Interactive Voice Response), é uma máquina de interação com o consumidor. Oferece um menu com perguntas e respostas que possam fazer parte das dúvidas básicas do consumidor.

A URA é conhecida pelos grandes empreendedores como a ferramenta responsável pelo aumento no número de fidelização de clientes. Ela reduz o tempo gasto no atendimento e, principalmente, os custos.

Para o setor de e-commerce, a ferramenta tem sido de grande valia, já que é possível inserir dentro de suas funcionalidades serviços, como: segunda via de boleto bancário, acompanhamento de pedidos, pagamentos via cartão de crédito e outros.

Portal de autoatendimento

Um portal de autoatendimento é um programa de respostas inteligentes que funciona em tempo real. Ou seja, o consumidor envia a pergunta e instantaneamente o portal realiza uma pesquisa em seu banco de dados em busca da resposta que mais se adequar.

Essa pesquisa é feita de acordo com as palavras que os consumidores utilizam na hora de realizar a pergunta. Chamamos de palavras-chave, que dá ao sistema um norte de onde será possível encontrar a resposta necessária.

Chatbot

O Chatbot é um sistema operacional criado para simular o comportamento humano. Diferentemente do URA e do Portal de Autoatendimento, tem como objetivo responder às questões de pessoas que estão visitando a loja virtual como se fosse um atendente e não um computador.

Mas, lembre-se

Um autoatendimento só irá realmente funcionar se for planejado com cuidado e muita atenção. É imprescindível que você conheça o seu público alvo. E, principalmente, todas as funcionalidades do seu e-commerce EM DETALHES.

Analise as dúvidas mais frequentes, pense como um consumidor e procure enxergar todas as pequenas informações que te fazem falta ao acessar uma loja virtual. Dessa maneira é possível programar da melhor forma a ferramenta que escolher.

Estude com cuidado cada uma das ferramentas citadas e escolha a que mais tem haver com a sua loja virtual. Cada detalhe é muito importante na corrida em direção ao sucesso!

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