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Autoatendimento é chave para o sucesso em e-commerce B2B

Por: Raphael Buffone

É Gerente de Vendas e Customer Success da Liferay, empresa americana que desenvolve software para criação de experiências digitais na web, dispositivos conectados e móveis. Ele é responsável pela estratégia de sucesso do cliente em toda a América Latina, ajudando empresas a desenvolverem soluções de ponta com as tecnologias de experiência digital da Liferay. Nascido em 1987, com MBA no IBMEC (após um verão de estudos de empreendedorismo no Babson College), ingressou na Liferay em 2012, onde ocupou vários cargos no departamento de vendas.

Qual empresa atual não gostaria de reduzir as ligações para o atendimento ao cliente ou obter tempos de resposta mais rápidos? E se, além disso, seus clientes perceberem que estão recebendo valor agregado. A resposta a todas essas perguntas se resume a uma palavra: “autoatendimento”. De acordo com o Gartner, em 2022, 85% das interações de atendimento ao cliente serão iniciadas por meio de um autoatendimento, algo que atualmente já é considerado uma tática crítica para melhorar a experiência do cliente.

Em 1916, um vendedor americano inventou o termo “autosserviço” (ou autoatendimento) para denominar o primeiro comércio onde os clientes podiam adquirir os produtos por si mesmos, sem a ajuda de um vendedor. Um século depois, a tecnologia é o meio usado pelas empresas para ampliar este mesmo conceito: dar mais autonomia para os compradores.

No e-commerce B2C, o autoatendimento já é uma realidade consolidada. Seja no processo de compra, pagamento, acompanhamento de pedido ou resolução de problemas. Hoje, a jornada do cliente é pensada para que ele só entre em contato com uma pessoa quando tiver algo mais complexo a ser resolvido.

Apesar de ainda estar ganhando espaço no B2B, o e-commerce já é um diferencial para empresas desse segmento. Algumas particularidades deste universo são ainda mais favoráveis para a utilização do autoatendimento, como:

  • alta recorrência de pedidos;
  • produtos de complexa especificação técnica a ser analisada;
  • relação fornecedor-comprador de longo prazo;
  • preços fixos estabelecidos por contrato, entre outros.

Neste contexto, são cinco os principais motivos para que o autoatendimento seja hoje o maior vetor para o sucesso das vendas digitais em empresas B2B:

1 – Aumento no tráfego no site

Um bom serviço de autoatendimento sempre será a primeira opção dos clientes para resolver suas demandas mais simples. Isso significa fluxo constante para seu site, onde você pode tanto oferecer uma experiência personalizada, quanto manter o cliente em contato com a mensagem mais precisa para suas necessidades. Esse fatores são potenciais geradores de ganhos em cross-sell e up-sell.

2 – Redução no número de chamadas

Quando os clientes podem encontrar facilmente informações sobre seus pedidos e conseguem executar online diversas rotinas de compra, é diretamente reduzido o número de chamadas para o time de vendas e suporte. Isso permite despender menos recursos nestes canais — call center, contato direto com representante de vendas, serviço de suporte ao cliente — e ganhar produtividade.

3 – Melhora o tempo de resposta e o volume de atenção e suporte

O fato de os clientes poderem resolver a maioria de suas dúvidas ou problemas por conta própria permite que os recursos disponíveis sejam dedicados às questões realmente complexas. Resumindo: a empresa poderá suprir melhor e com mais rapidez o que o cliente realmente precisa. Isso, além de poder atender a um número maior de clientes em menos tempo.

4 – Redução de custos

Manter canais digitais de autoatendimento é sempre mais econômico que administrar serviços de suporte ao vivo ou presenciais.

5 – Maior satisfação do cliente

O autoatendimento permite que os clientes escolham como e quando interagir com sua empresa. Dessa forma, constrói uma experiência digital que responde às suas preferências. A agilidade no processo de pagamento e facilidade de, por opção, não precisar interagir com uma pessoa para realizar uma tarefa recorrente são outros dois elementos de ganho em satisfação do cliente.

Em adição a estes benefícios é importante lembrar de um detalhe importante: o autoatendimento nunca deve ser uma desculpa para as empresas ignorarem o cliente até o momento da compra. Ele deve de fato melhorar a experiência do cliente, e não substituí-la.

Utilizar o autoatendimento é mais uma das maneiras de dar liberdade e poder ao cliente para interagir da maneira que lhe é mais confortável. Isso enriquece sua experiência digital, melhora a relação com sua empresa e impacta de maneira geral na satisfação e fidelização.