Acesso rápido

Aumente o envolvimento no e-commerce com ofertas personalizadas

por Adilson Rielo Quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mesmo que você já saiba que cada pessoa possui um desejo e uma motivação diferente para comprar algo, a maioria dos sites de e-commerce ou conteúdo ainda apresenta as mesmas ofertas e informações para todos os seus clientes ou usuários. Esse tipo de abordagem, única, para todo mundo não funciona mais ou, no mínimo, está fazendo com que você deixe de aumentar a conversão.

Vamos lá. Pense no mesmo tipo de experiência que você tem, por exemplo, quando vai até a uma loja física, ou ao seu restaurante favorito, e quem o atende já conhece suas preferências e sabe exatamente como agradá-lo. Bom, não é?

É exatamente essa experiência que você deve proporcionar em seu site. O objetivo é conseguir oferecer ofertas personalizadas que atendam de alguma forma aos desejos de cada cliente. Não estou me referindo a uma tendência ou a uma funcionalidade que é importante ter no seu site, mas a uma necessidade que não pode mais ser desconsiderada se você não deseja ficar para trás.

Hoje temos mais informações disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, mas menos tempo no dia a dia. Nossas decisões de compra precisam ser rápidas e não queremos nos arrepender depois. Como o seu site pode ajudar?

Já faz muito tempo que os grandes varejos online perceberam isso e, desde então, fazem investimentos para melhorar cada vez mais a experiência de compra personalizada. Você acha que o seu site ainda não é tão grande assim? Em minha opinião, não importa o tamanho do seu negócio.

O que deve ser levado em consideração é a percepção que as pessoas terão ao visitar e navegar em seu site. Portanto, para você alcançar cada vez mais sucesso, é preciso melhorar a experiência de compra como parte de sua estratégia para conquistar novos clientes e fidelizar os que já possui.

Quando existe personalização no e-commerce, o valor dos pedidos pode aumentar até 10%, o que mostra que a loja vende mais quando oferece os seus produtos de forma individualizada.

Seu e-commerce pode oferecer sugestões de produtos para dar a centenas ou milhares de clientes um tratamento pessoal, simultaneamente e em tempo real. Isso só é possível por meio de ferramentas para análise de dados demográficos, preferências e histórico de compra de cada cliente. Com a análise de algoritmos, é possível acompanhar todo tipo de interação do usuário com o seu site e cruzar os dados com os de outras pessoas, permitindo a descoberta de produtos muito mais rápida e com maior eficácia, o que não seria possível de outra forma.

Esse tipo de abordagem dá aos clientes a sensação de que a loja online entende suas necessidades e oferece informações relevantes, instantâneas e otimizadas, oferecendo um conteúdo mais adequado ao gosto e ao perfil dos seus usuários.  Além disso, os clientes reconhecerão que o seu site permitiu que você tivesse uma experiência de compra mais fácil.

Outro dado significativo revela que os usuários que chegam à página de produto através de cliques em recomendações personalizadas convertem até 110% mais do que os usuários que chegam por outros meios de navegação. Isso inclui mídias internas (banners, menu, ofertas estáticas e busca não personalizada) e externas (ads, retargeting, comparadores de preços e mídias sociais).

Um estudo realizado pela Chaordic revelou que a recomendação de ofertas personalizadas aumenta o número de itens por pedido em até 67%, pois a loja passa a ofertar os produtos mais relevantes para cada um dos seus clientes, em detrimento de sugestões aleatórias.

Resumindo: com ofertas personalizadas, seu site aumenta o engajamento dos seus clientes ou usuários, já que identifica os seus interesses; a taxa de conversão cresce pois os produtos mais relevantes são sugeridos em tempo real; permite que você ofereça produtos similares ou complementares com base nos interesses e navegação de outros clientes; e suas vendas crescem, uma vez que aumenta a fidelização dos seus clientes.

A verdade é que todos nós preferimos ser reconhecidos e gostamos de um atendimento individual e, para isso, estamos dispostos a fornecer dados comportamentais e informações pessoais, desde que isso signifique maior relevância e personalização em tempo real.  Isso nos torna mais fiel à marca e tendenciosos a voltar a comprar no mesmo lugar. Você concorda? Qual a sua opinião?

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

2 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.