Aumente o envolvimento no e-commerce com ofertas personalizadas

por Adilson Rielo Quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mesmo que você já saiba que cada pessoa possui um desejo e uma motivação diferente para comprar algo, a maioria dos sites de e-commerce ou conteúdo ainda apresenta as mesmas ofertas e informações para todos os seus clientes ou usuários. Esse tipo de abordagem, única, para todo mundo não funciona mais ou, no mínimo, está fazendo com que você deixe de aumentar a conversão.

Vamos lá. Pense no mesmo tipo de experiência que você tem, por exemplo, quando vai até a uma loja física, ou ao seu restaurante favorito, e quem o atende já conhece suas preferências e sabe exatamente como agradá-lo. Bom, não é?

É exatamente essa experiência que você deve proporcionar em seu site. O objetivo é conseguir oferecer ofertas personalizadas que atendam de alguma forma aos desejos de cada cliente. Não estou me referindo a uma tendência ou a uma funcionalidade que é importante ter no seu site, mas a uma necessidade que não pode mais ser desconsiderada se você não deseja ficar para trás.

Hoje temos mais informações disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, mas menos tempo no dia a dia. Nossas decisões de compra precisam ser rápidas e não queremos nos arrepender depois. Como o seu site pode ajudar?

Já faz muito tempo que os grandes varejos online perceberam isso e, desde então, fazem investimentos para melhorar cada vez mais a experiência de compra personalizada. Você acha que o seu site ainda não é tão grande assim? Em minha opinião, não importa o tamanho do seu negócio.

O que deve ser levado em consideração é a percepção que as pessoas terão ao visitar e navegar em seu site. Portanto, para você alcançar cada vez mais sucesso, é preciso melhorar a experiência de compra como parte de sua estratégia para conquistar novos clientes e fidelizar os que já possui.

Quando existe personalização no e-commerce, o valor dos pedidos pode aumentar até 10%, o que mostra que a loja vende mais quando oferece os seus produtos de forma individualizada.

Seu e-commerce pode oferecer sugestões de produtos para dar a centenas ou milhares de clientes um tratamento pessoal, simultaneamente e em tempo real. Isso só é possível por meio de ferramentas para análise de dados demográficos, preferências e histórico de compra de cada cliente. Com a análise de algoritmos, é possível acompanhar todo tipo de interação do usuário com o seu site e cruzar os dados com os de outras pessoas, permitindo a descoberta de produtos muito mais rápida e com maior eficácia, o que não seria possível de outra forma.

Esse tipo de abordagem dá aos clientes a sensação de que a loja online entende suas necessidades e oferece informações relevantes, instantâneas e otimizadas, oferecendo um conteúdo mais adequado ao gosto e ao perfil dos seus usuários.  Além disso, os clientes reconhecerão que o seu site permitiu que você tivesse uma experiência de compra mais fácil.

Outro dado significativo revela que os usuários que chegam à página de produto através de cliques em recomendações personalizadas convertem até 110% mais do que os usuários que chegam por outros meios de navegação. Isso inclui mídias internas (banners, menu, ofertas estáticas e busca não personalizada) e externas (ads, retargeting, comparadores de preços e mídias sociais).

Um estudo realizado pela Chaordic revelou que a recomendação de ofertas personalizadas aumenta o número de itens por pedido em até 67%, pois a loja passa a ofertar os produtos mais relevantes para cada um dos seus clientes, em detrimento de sugestões aleatórias.

Resumindo: com ofertas personalizadas, seu site aumenta o engajamento dos seus clientes ou usuários, já que identifica os seus interesses; a taxa de conversão cresce pois os produtos mais relevantes são sugeridos em tempo real; permite que você ofereça produtos similares ou complementares com base nos interesses e navegação de outros clientes; e suas vendas crescem, uma vez que aumenta a fidelização dos seus clientes.

A verdade é que todos nós preferimos ser reconhecidos e gostamos de um atendimento individual e, para isso, estamos dispostos a fornecer dados comportamentais e informações pessoais, desde que isso signifique maior relevância e personalização em tempo real.  Isso nos torna mais fiel à marca e tendenciosos a voltar a comprar no mesmo lugar. Você concorda? Qual a sua opinião?

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