3 maneiras de aumentar seu faturamento com o subscription commerce

por Caio Braga Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

Algumas semanas atrás saiu aqui na E-commerce Brasil um artigo interessante da Fátima Bana com novos – e surpreendentes – números do e-commerce brasileiro. Os dados foram ótimos para mostrar o potencial que temos para explorar em nosso mercado. A pergunta que fica é:  e aí, como podemos aproveitar melhor esse cenário?

Seguindo a cartilha de ferramentas e metodologias que já dominamos e incorporamos no nosso dia-a-dia, podemos rapidamente pensar em campanhas segmentadas para cada perfil e otimização do fluxo de compra pensando no contexto de cada um. Contudo, acredito que pelos números apresentados e pelo amadurecimento do e-commerce no Brasil, podemos explorar um “oceano azul” de novas fontes de receitas e mercado que está sendo criado.

Uma dessas possibilidades que vem ganhando força é o subscription commerce – os e-commerces baseados no modelo de assinaturas. Este modelo de cobrança é bem conhecido no mercado pelos clubes de assinaturas, produtos SaaS e distribuição de conteúdo, mas pode também ser  facilmente aplicado no seu e-commerce. Abaixo, apresento 3 maneiras que você pode fazer isso:

1) Assinatura de produtos

Pode ser tanto da maneira mais simples de oferecer assinaturas  para produtos de uso frenquente e que a compra já seja recorrente (mas não ainda oferecida como uma assinatura), como também a assinatura de amostras ou produtos de fornecedores parceiros. Além da fidelização de um cliente e criação de uma nova receita, o oferecimento de assinatura de produtos pode ser encarado como uma estratégia de aumentar a rotatividade do seu estoque.

2) Conta premium

O melhor exemplo do oferecimento de uma conta Premium é o Amazon Prime. Além de acesso ao conteúdo, o assinante tem direito a frete grátis, entrega expressa e desconto exclusivos em diversos produtos. Esta é uma solução interessante para quem já possui clientes com algum grau de fidelização ou que sempre retornam ao seu e-commerce, podendo fortalecer seus laços ainda mais e diminuir o esforço ganhar de seus concorrentes em toda venda.

3) Oferecimento de serviços complementares

No momento de fechar a compra, há uma oportunidade de fazer um upsell do cliente. É comum oferecermos produtos similares e complementares, mas também podemos ir além e oferecer algum benefício  relacionado, como seguro ou assistência técnica. Focando em benefícios e não em produtos, você passa a vender a solução para problemas de seus clientes.

Esses são apenas três exemplos de modelos possíveis e de aplicações diversas. Trabalhando no Moip Assinaturas tenho a oportunidade de acompanhar diversas empresas que começaram a utilizar a nossa solução de pagamento recorrente para criar novos modelos de negócio e fonte de receita para eles. Por isso, examine as oportunidades de conquistar novos mercados e aumentar a sua receita além da venda única tradicional.  Esse exercício constante pode mostrar o futuro da sua empresa.

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