Projeto mantido por:

Ferramenta de auditoria de sites de comércio eletrônico do Google

por Josele Delazeri de Oliveira Sexta-feira, 13 de maio de 2022   Tempo de leitura: 4 minutos

Todos os donos de empresas adoram ver o tráfego para seu site, mas esse amor depende de um outro fator: conversões. Se as pessoas estão visitando seu site, mas saindo sem comprar nada, você pode suspeitar que algo está errado com seu site.

O que é a auditoria de uma loja de comércio eletrônico?

Você deve estar familiarizado com o termo “auditoria”, que significa realizar uma inspeção financeira para abranger todos os aspectos do seu negócio. No comércio eletrônico, ela também abrange todas as áreas cruciais do negócio, como SEO, conteúdo, desempenho do site, otimização da taxa de conversão, análise da plataforma etc.

Com as auditorias, você tem uma visão geral do desempenho de seus negócios e insights detalhados sobre vários problemas.

É a melhor maneira de descobrir os problemas subjacentes e onde você pode fazer melhorias. Você receberá um “plano pós-venda” – um mapa de otimização do seu negócio.

Para uma empresa de comércio eletrônico, a auditoria é uma das maneiras mais importantes para ficar de olho em suas vendas gerais. Com as auditorias, você pode obter uma visão geral do desempenho de seus negócios e insights detalhados sobre vários problemas.

Você saberá se sua loja de comércio eletrônico está funcionando de acordo com suas expectativas ou não. Se você não realizar a auditoria do seu e-commerce, estará perdendo inúmeras oportunidades de vendas que teriam surgido no seu caminho. Neste artigo, discutiremos todos os aspectos da auditoria do site de comércio eletrônico.

Auditoria na estratégia de marketing online

Realizar uma auditoria regular no site de comércio eletrônico deve fazer parte de sua estratégia de marketing online (se já não for).

Nos últimos anos, o Google lançou ferramentas de auditoria de sites cada vez mais simples – Lighthouse, Pagespeed Insights (completo com API), Search Console reformulado, e muito mais.

A ferramenta está disponível para todos em ‘Think with Google’, onde estão reunidas também Google Trends, Alerts, Google Surveys.

Também sabemos que internamente utilizam “manuais” – heurísticas aproximadas para ajudar os proprietários de sites a avaliar a qualidade de seus sites.

Agora, o Google introduziu o ‘Grow My Shop’, uma ferramenta fácil, especialmente direcionada a sites de comércio eletrônico, para ajudar os proprietários de lojas virtuais a compreender se seu site atende a algumas das caixas que o Google julga essenciais para os clientes de e-commerce.

Como funciona?

O Google irá analisar seu site de varejo, fornecendo uma pontuação geral, e informações e recomendações detalhadas para ajudá-lo a fortalecer seus negócios.

Você pode ver como seu site se compara aos varejistas do seu setor.

Essa ferramenta do Google permite otimizar sua loja, usando até 22 métricas com base nas melhores práticas de experiência do usuário.

Essas métricas levam em consideração fatores importantes como:

  • Existem comentários de clientes?
  • São oferecidos métodos de pagamento suficientes?
  • Seu site é fácil de navegar?
  • O HTTPS está integrado?
  • Existe uma política de devolução?
  • O site é compatível com dispositivos móveis?

Tudo o que você precisa fazer é percorrer essas dicas e marcar as tarefas que precisam ser concluídas para configurar o site para o sucesso em longo prazo.

Leia também: Como a automatização da auditoria de fretes pode melhorar a relação com transportadoras?

 

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER