Acesso rápido

Atualizar o sistema de pagamentos do seu e-commerce é mantê-lo vivo

por Ralf Germer Quarta-feira, 20 de março de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Uma loja física e um e-commerce possuem características bem distintas. Enquanto uma precisa estar em um ponto movimentado e arcar com contas como luz, telefone e internet, o outro fica em um espaço virtual e precisa ter sua operação de entregas extremamente organizada e alinhada. No entanto, ambos convergem em um quesito: precisam chamar a atenção de seus clientes em potencial e fidelizar os recorrentes. Como isso pode ser feito? Muito trabalho e constante inovação.

Pensemos nas primeiras lojas que adotaram os cartões de crédito como opção de pagamento e em seu pioneirismo. Agora vamos analisar o presente, em que até criptomoedas podem ser aceitas em compras. Foi um longo caminho para chegarmos até aqui e não vejo sinais de desaceleração nesta jornada. Visto que no universo digital o tempo corre em velocidade acelerada, o e-commerce precisa se atualizar constantemente para se manter vivo e atrativo.

Dados recentes do relatório Webshoppers realizado pela E-Bit|Nilsen, que avalia todo o cenário do varejo online no país, mostram que 4,5 milhões de novos consumidores chegaram ao e-commerce apenas no primeiro semestre de 2018. Isso consiste em uma média de 25 mil novos e-consumidores diariamente. Visto este cenário, não podemos oferecer para quem chega hoje uma loja “de ontem”. Ou seja, desatualizada, com opções escassas e que não acompanham as tendências de consumo.

Renovando a loja

Além disso, as lojas virtuais também precisam estar constantemente atualizadas sobre as melhores práticas logísticas e de UX (user experience, ou experiência do usuário) do site. E isso inclui ferramentas para facilitar a atenção ao cliente e até mesmo o pós-venda. Dentro disso, um ponto importante são os meios de pagamento oferecidos aos consumidores. Estes precisam estar sempre condizentes com as demandas de agora. Imagine hoje em dia uma loja virtual não aceitar pagamentos via cartão de crédito? Ela simplesmente não conseguiria se manter ativa.

O fato é que o e-commerce tende a ficar obsoleto com mais facilidade. Para uma loja física, estar em local privilegiado, com bastante movimento, é primordial. Já no digital a competição é acirrada e as lojas competem com milhares de outros sites de outros países — afinal, a internet é um mundo sem fronteiras. A pesquisa “O Perfil do E-Commerce Brasileiro 2018”, da PayPal Brasil, mostra que existem cerca de 675 mil e-commerces ativos no país.

Além da concorrência, há a necessidade de acompanhar constantemente as rápidas mudanças nos algoritmos do Google, Facebook, além do comportamento dos consumidores e suas dores. No segmento de pagamentos haviam empecilhos no momento de finalização nas lojas online. Entre eles, o longo tempo de confirmação de compras via boleto e a ausência de opções de pagamento em dinheiro físico.

Pagamentos

Como co-CEO de uma empresa de pagamentos online, preciso estar atento a tudo que possa influenciar positiva e negativamente as experiências de compra. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica que nosso país conta com mais de 60 milhões de habitantes sem contas em banco. Portanto, lojas que não contam com um serviço para este público sofrem com a perda indireta de 60 milhões de novos consumidores em potencial. Ou seja, busque alternativas para também atender a esse consumidor em especial.

Vivemos um momento no varejo digital em que muitos consumidores não querem usar cartões em suas compras. A pesquisa Conversion do Consumidor Digital 2017 apurou que 78% deles se sentem seguros ao comprarem pela internet. Isso mostra como as lojas virtuais estão se alinhando à essa demanda. Afinal, entenderam que aquela barreira dos que não compravam na internet por insegurança pode ser quebrada com algumas alternativas – com a de boletos específicos, por exemplo.

Fluxo otimizado

Em termos de logística, o momento de finalização da compra é crucial para o sucesso da loja. É nele que a loja se conecta à realidade do consumidor e pode disponibilizar combinações de meios e prazos para ele escolher a que se melhor encaixa em seu perfil. Tratando-se de um meio tão democrático como o online, quanto mais opções, melhor. Da nossa parte, fica a extensa pesquisa e desenvolvimento de produtos que se adequem a qualquer tipo de demanda.

Por fim, destaco que o importante é estar em constante evolução para garantir sucesso nas vendas. E, mais do que isso, engajar o maior número de pessoas possível. Cuide sempre das atualizações de sua loja. Da captação de novos clientes, passando pelo pagamento até a entrega e pós-venda. Tudo está em constante mudança e não podemos deixar de acompanhar estes fluxos.

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