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Atualização WhatsApp Business API: vender ficou mais fácil

Por: Clerisson Monteiro

Formado em Publicidade e Propaganda Esamc e com MBA em Gestão da Experiência do Consumidor na ESPM, atualmente é Head Comercial e de Inteligência de Mercado na Cedro Technologies. Atua com a gestão do time de vendas, gestão de CRM e criação de estratégias para crescimento da base de clientes da empresa.

O WhatsApp soltou algumas atualizações em relação ao WhatsApp Business API e uma delas vai te ajudar a vender mais por esse canal.

Agora será possível criar catálogos de produtos e até mesmo um carrinho de compras pelo chat do WhatsApp Business.

Quer saber mais sobre essa novidade? Continue a leitura.

Nova versão do WhatsApp Business API

O WhatsApp acaba de lançar sua nova versão 2.37.1 do WhatsApp Business API que trouxe novos recursos interessantes.

Agora existem novas ferramentas que vão ajudar sua empresa a vender mais e melhor por esse canal. Entre as novidades, estão:

  • Inclusão de Catálogos e Carrinhos de Compras;
  • Novas funcionalidades para oferecer suporte a preços;
  • Anúncios de suspensão de uso.

Além disso, agora as empresas podem mostrar seus produtos através de mensagens e os clientes podem efetuar as compras sem sair do chat.

As empresas poderão incluir vários produtos nas mensagens e mensagens de um único produto. Sendo dois tipos de mensagens interativas que oferecem uma maneira simples e pessoal para as empresas mostrarem seus produtos e serviços para os clientes comprarem sem sair do chat.

Dessa forma, as mensagens de um único produto, irão exibir produtos do estoque da empresa, enquanto as mensagens de vários produtos vão funcionar como um catálogo e podem conter uma seleção de até 30 produtos.

Como vai funcionar na prática?

Na prática, as empresas poderão compartilhar produtos em tempo real, onde os clientes poderão adicionar ao carrinho de compras direto do WhatsApp e enviar de volta para a empresa, que definirá as próximas etapas de pagamento e entrega.

Para melhorar a experiência de compra do cliente por meio do WhatsApp, é essencial contar com uma ferramenta que disponibilize Inteligência Artificial e PNL. Com isso, poderão ser feitos filtros, onde o cliente tem acesso apenas aos produtos que ele tem preferência no catálogo.

Como os e-commerces podem usar essa novidade

Essa pode se tornar mais uma forma das lojas virtuais venderem seus produtos e melhorarem a experiência de compra dos consumidores. Isso porque, muitos clientes já adotam o WhatsApp como um canal de compras.

Um e-commerce pode usar o WhatsApp para disponibilizar seus principais produtos ou aqueles que tem mais procura. Assim, caso os clientes prefiram, poderão efetuar a compra direto pelo chat do WhatsApp.

Como se trata do WhatsApp Business API essa atualização não precisará de um aumento na equipe de vendas, pois se você contar com uma plataforma de atendimento com Inteligência Artificial, todo esse processo poderá ser feito pelo chatbot através da criação de menus e botão.

Essa atualização pode beneficiar inicialmente pequenos e médios e-commerces.

Como já foi citado, é importante contar com uma ferramenta com Inteligência Artificial, para oferecer a melhor experiência de compra pelo canal. Com o Machine Learning e PNL, o chatbot entende as preferências do público e aprende com o comportamento dos usuários, oferecendo cada vez mais um atendimento humanizado e proximidade com o cliente.

Vale, inicialmente, fazer um teste por esse novo canal e analisar como sua base de clientes irá aderir à novidade. Caso tenha um retorno positivo, pode ser feito novos investimentos para otimizar o processo de vendas pelo WhatsApp.

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