Como você pode atrair clientes para o seu negócio usando o Facebook

por Camila Porto Segunda-feira, 05 de junho de 2017   Tempo de leitura: 5 minutos

Eu não sei você, mas eu não conheço ninguém que fala assim: “Ah, eu preciso comprar uma geladeira. Eu vou lá no Facebook dar uma olhadinha”. Já falamos várias vezezes no meu blog que ninguém entra no Facebook para comprar NADA, certo?

Mas então: como muitos negócios conseguem atrair clientes e fazer vendas usando o Facebook se ninguém entra na rede social pensando em adquirir um produto? Esse é o tema do texto e vou explicar como você pode usar os 3 pilares para conseguir gerar, sim, vendas usando o Facebook.

 

 

Passo 1: atrair clientes

atrair clientes

O primeiro passo é a atração. É aqui que o Facebook é extremamente importante. Como ninguém entra no Facebook para comprar nada, você precisa despertar o interesse das pessoas para o que você vende. E como você desperta o interesse das pessoa: jogando o seu produto na cara delas? Não!

Você precisa usar alguns gatilhos, algumas coisas que vão despertar, que vão atrair a atenção das pessoas para o que será oferecido à elas. Como você pode fazer isso? Chamando a atenção das pessoas baseada em alguma dor, algum problema, alguma oportunidade que talvez ela não esteja vendo. Quer um exemplo?

Vamos supor que você trabalha como corretor de imóveis. O que você pode fazer para atrair a atenção das pessoas para o seu negócio? Você pode trabalhar com conteúdos falando sobre dores, problema ou oportunidade no mercado imobiliário.

O que é uma dor para a sua audiência? Um exemplo é alguém que tem um apartamento para vender e não consegue realizar essa venda porque o país está em um momento de crise. Você pode se oferecer para essa pessoa, dizendo que ela tem esse problema e que você pode resolver, ajudando-a a vender o imóvel.

Ou você pode usar o gatilho da oportunidade. Vamos supor que você quer vender apartamentos, você pode convencer pessoas a comprá-los, mostrar para elas a partir de um vídeo, matéria, entrevista que essa é uma grande oportunidade, que esse é um bom momento para as pessoas comprarem imóveis para investir. Justamente porque os preços estão caindo.

Em nenhum momento, você vai, necessariamente, vender nada para a pessoa. Você vai simplesmente usar um conteúdo focado em uma dor, um problema ou uma oportunidade para atrair a atenção dela.

Passo 2: engajar

atrair clientes

A partir do momento que você captou a atenção da pessoa, você precisa engajá-la. E, usando o nosso exemplo já acima, como você pode engajar  pessoas como corretor de imóveis? Da mesma forma, mostrando conteúdo para elas sobre:

  • Uma grande oportunidade se fizer um investimento em imóveis agora;
  • Uma entrevista com alguém que comprou um imóvel quando os preços estavam mais baixos e depois conseguiu vender quando ele estava mais alto;
  • Depoimentos de pessoas que você já ajudou a vender um imóvel mesmo na crise;
  • Algum dado de mercado que pode ser utilizado para convencer o usuário.

Geralmente, quando estou nessa etapa de engajar, falo para a pessoa “como”. Como que ela pode resolver aquele problema dela. E é aí que vem a terceira etapa dos pilares que é o converter.

Passo 3: converter

atrair clientes

Então, a partir do momento que você atraiu a atenção da pessoa. Ela estava lá no Facebook vendo foto de gatinho, receitinha culinária, fotos do fim de semana com os amigos e você conseguiu atrair a atenção dela, você a engajou, mostrando como ela pode resolver o problema ou aproveitar aquela oportunidade trazida à ela. Vem o terceiro passo que é etapa de converter. Ou seja, fazê-la comprar algo de você.

Como disse, ninguém não entra no Facebook para comprar algum produto. Você precisa usar o conteúdo, usar a informação para captar a atenção do indivíduo para trazê-lo para o seu negócio. Ficar só anunciando imóveis, ficar só fazendo alarde como o que nós chamamos de empresa panfleteira, pode até ser que funcione, mas não é a melhor estratégia para você.

 

Reproduzido com autorização da autora. Artigo original em: https://www.camilaporto.com.br/facebook/como-atrair-clientes-usando-o-facebook/

 

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