Acesso rápido

Atendimento x reputação: como conquistar o cliente online?

por Érica Alves Sexta-feira, 13 de abril de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Para destacar-se no mercado é preciso ser diferente, oferecer algo que o concorrente não possui e transformar esse diferencial em receita. O atendimento personalizado é uma opção que pode, além de fidelizar o cliente, transformá-lo em um porta-voz da empresa na Internet, atraindo outros clientes.

Canais como Reclame AQUI e Ebit existem para dar voz ao consumidor cada vez mais informado e cansado de ser enganado. Por isso, o acesso a sites de reclamação tem aumentado, ano a ano. De acordo com o Reclame AQUI, mais de 600 mil pessoas pesquisam, todos os dias, as reputações das empresas antes de finalizar uma compra ou contratar um serviço.

Com isso, é preciso refletir: o que posso melhorar para que minha empresa tenha índices positivos na Internet? Se sabemos que um cliente feliz e satisfeito deve ser um dos pilares de uma negociação saudável, podemos dizer que a chave do sucesso está no atendimento. Além disso, mais do que atender com atenção e garantir bons feedbacks, é preciso trabalhar para manter a opinião positiva deste cliente.

Um dos caminhos para isso é cumprir o que foi prometido ou ofertado. A empresa deve demonstrar empatia e estar sempre preocupada com a qualidade dos serviços que oferece. O cliente espera que o que foi comprado chegue em boas condições ou que, mesmo com um problema, seja atendido de forma eficiente e rápida.

Para manter um relacionamento próximo com os clientes existem diversos canais disponíveis, principalmente na etapa pós-venda, em que os índices de reclamação são maiores. Entre os exemplos que podem ser citados estão Facebook, Instagram e Whatsapp, redes sociais que devem ser aliadas do empresário e que vieram para agilizar e facilitar o atendimento.

Assim como o contato telefônico, a interação via rede social deve ser alinhada internamente, com capacitação de funcionários que farão a operação destes canais. Além disso, é preciso antecipar-se ao cliente, oferecendo o máximo de informações possível sem gerar demanda e transtornos maiores a ele.

De toda forma, o atendimento oferecido pelos e-commerces têm se moldado e evoluído, a cada ano, com novas ferramentas e abordagens. Da mesma maneira com que a demanda também tem crescido, os consumidores estão mais informados, forçando os empresários a avaliarem os parâmetros com que seus serviços e produtos são oferecidos na web. Terá maior credibilidade quem oferecer o melhor produto com o melhor atendimento.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.