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Atendimento ao cliente em sua loja virtual

Por: Marcio Eugênio

É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

Bom atendimento ao cliente – isso é tudo o que um empreendedor de e-commerce deve buscar ao se relacionar com seu público-alvo. E aqueles que irão realizar essa tarefa devem ser especialmente treinados não só para desenvolver uma compreensão profunda do produto em si, mas também para dispensar um excelente serviço de interação entre o cliente e a empresa.

Se você é um empresário, com certeza está lendo nosso artigo porque já deve ter passado por uma situação onde teve tempo limitado para dar um bom atendimento ao cliente que apresentou um feedback negativo. Isso provavelmente deve ter roubado de você tempo e energia emocional. Por outro lado, você pode ter tido longas conversas com clientes que resultaram em nenhuma venda.

Depois de experiências como essas, você pode começar a imaginar o SAC (serviço de atendimento ao cliente) como um desperdício de tempo, e em vez disso começar a se concentrar em ser simplista demais ou em desistir de personalizar o tratamento dado ao cliente. Frustração e desânimo podem se tornar as palavras do momento.

Mas fique calmo, pois esses sentimentos são totalmente compreensíveis. Mas tenha certeza de uma coisa: um bom atendimento ao cliente é uma ótima maneira de ganhar dinheiro e as recompensas não demoram muito para ‘chegar’.

Acompanhe agora 5 dicas importantes dadas por especialistas em serviços de atendimento ao cliente do mundo e reavalie sem preconceito suas frustrações pessoais.

1. Atendimento ao cliente – Nunca os ignore
O bom atendimento ao cliente deve ser constante, é isso o que leva seu cliente a sempre trazer lucro para você. A mesma métrica é verdadeira em qualquer tipo de negócio. Quando seus clientes se sentem bem sucedidos (saudáveis, bonitos, seguros, dependendo do seu produto ou serviço), você está se saindo bem em atendê-los. O bom atendimento ao cliente gera otimismo. É bom ouvir a voz de alguém nos atendendo; lembra-nos de que há um ser humano do outro lado do telefone, do teclado ou da tela! Atender seus clientes mostra que eles são importantes para você; que eles nunca serão ignorados!

2. Atendimento ao cliente – ajude-os
O bom atendimento ao cliente não é apenas fazer perguntas, mas escutar as reais preocupações deles. Mostre interesse de verdade. Não seja robótico, mas trabalhe junto para encontrar a melhor solução para o problema de ambos.

Uma coisa que você nunca deve fazer com seus clientes é esconder a verdade. Se seu produto tem uma limitação, basta dizer isso sem medo. Se você prometeu enviar um código promocional, mas perceber que não poderá fazer isso hoje, seja claro em afirmar isso. Seu cliente deve sempre entender o que está acontecendo, e eles devem sempre saber quando você dará as respostas.

O atendimento ao cliente sempre deve ser honesto e uma real demonstração de ajuda a ele. Quando o cliente entra em contato com seu SAC e sente nitidamente que você quer ajudá-lo, e não simplesmente empurrar um produto (pode parecer isso quando você
não responde), ele certamente verá o produto de forma mais positiva. Sua ajuda o levará a também “ajudá-lo”!

3. Atendimento ao cliente – personalize
O bom atendimento ao cliente é alegre e ativo durante 24h por dia e todos os dias da semana. É bom quando um gestor tem problemas para verificar tudo 10 vezes e garantir que as coisas fluam suavemente. Os clientes percebem que nos importamos quando ajustamos o atendimento de acordo com suas necessidades.

Uma coisa que você nunca deve fazer é responder com frases prontas. Nunca, em nenhum caso, você deve agir dessa maneira. Cada cliente é único; portanto, usar clichês pode produzir feedbacks bem negativos.

O atendimento ao cliente mais efetivo aproxima os dois lados da venda. Ajudará você a aprender a maneira correta de encarar culturas diferentes. Um hábito que faz bem à relação de negócios sempre terá a ver com trabalho, trabalho e mais trabalho. Personalizar o atendimento pode envolver um grande investimento de recursos, mas os resultados são muito satisfatórios!

4. Atendimento ao cliente – valorize as emoções
O bom atendimento ao cliente é nunca passar por cima de alguém que precisa de ajuda. É uma demonstração de bondade ajudar e ser honesto com o cliente. Você não pode relaxar se não for 110% satisfeito com os resultados no atendimento.

Algo que você nunca deve dizer a seus clientes é: “Eu não sei como ajudá-lo.” Sim, não sabemos tudo, mas dizer que não se sabe como ajudar um cliente é inadmissível. É preciso no mínimo garantir a ele que uma resposta será enviada. Essa atitude, de valorização das emoções do cliente, gera gratidão intensa por sua empresa. E fará com que ele sempre tenha contato com seu e-commerce, ansiando por um atendimento humanizado!

5. Atendimento ao cliente – agregar confiança ao produto ou serviço
Um atendimento ao cliente com capacidade assertiva envolve conhecer o produto. Sem esse conhecimento essencial, você não será capaz de ajudá-lo de forma clara e eficiente. Use palavras simples para responder a todas as perguntas que forem feitas. Nunca seja formal demais. Os clientes são seres humanos que precisam de atendimento humano. Diga ‘não’ às frases formais e concentre-se no problema da forma mais humana possível. Quando você receber um feedback positivo, você terá certeza de que está fazendo um trabalho útil e que está melhorando o mundo.

Acima de tudo, mostre confiança em seu produto ou serviço. Até por que, se está vendendo-o, é porque acredita no potencial positivo dele no dia a dia de seus clientes. Então, procure agregar mais confiança do cliente a seu produto ao responder suas dúvidas ou prestar qualquer tipo de atendimento.

Essa confiança demonstrada no momento do atendimento ao cliente o deixará convicto e de que pode confiar em seu suporte para usufruir o que comprou.

Portanto, demonstre interesse pessoal no cliente, ajude-o quando ele fizer contato, personalize a maneira de tratá-lo, valorize suas emoções e gere sempre confiança pelo seu produto ou serviço. Essa maneira de conduzir seu SAC é definitivamente a melhor maneira de fornecer atendimento ao cliente de um modo que traga retorno constante e cada vez maior!