Determine o modelo de negócio a partir do nicho de mercado
Quando você decide ser uma empresa que disponibiliza cotações de produtos, esta escolha deve ser feita com base naquilo que o seu público está procurando. Ou seja, tudo isso vai começar a partir da definição do nicho de mercado. Se o nicho de mercado é de venda de roupas esportivas, de nada adianta ser uma empresa focada em criação de cotações online. Por outro lado, se você comercializa soluções personalizadas para diferentes clientes, ter uma plataforma para que escolham um orçamento e um contato mais próximo, pode ser a melhor opção. Por isso o nicho de mercado se torna determinante na hora de escolher o modelo de negócio online que será utilizado. Assim que esta definição acontecer, você poderá começar a trabalhar suas campanhas de divulgação e conversão de visitantes em clientes de forma eficiente e produtiva.Saiba a rentabilidade que deseja conquistar para escolher o modelo de negócio online
Como as possibilidades dentro de um negócio online são muito variadas, é possível escolher o modelo de negócio também por meio da rentabilidade. Normalmente, a escolha será por aquele negócio mais rentável, certo? Nem sempre. Afinal, se o modelo de negócio mais rentável for o de varejo, porém você não se identificar nem um pouco com ele, não vai ser um negócio interessante no final. Nesse sentido, é importante deixar claro que alguns modelos de negócio podem necessitar de uma dedicação maior no início. Para somente no longo prazo, começar a alcançar os resultados esperados. Contudo, a parte boa é que estes resultados poderão ser bastante expressivos e escaláveis no futuro.Qual é o modelo de negócio que deve ser considerado para o longo prazo?
Este modelo de negócio usualmente inclui a prestação de serviços. E isso acontece porque os clientes precisam conhecer você antes de contratar o que você está oferecendo. Afinal, produtos são descartáveis ou até podem ser revendidos se não atenderem às expectativas. Já com serviços a situação muda completamente. E caso o cliente não fique satisfeito no final, as chances de ter um prejuízo são grandes. Portanto, ao trabalhar com serviços é essencial que você consiga antes construir a sua reputação online. Dessa forma, quando um novo cliente chegar até você para comprar, já vai conhecer o seu trabalho e confiar naquilo que você oferece.Realize testes para escolher o modelo de negócio online certo
De maneira geral, será necessário realizar testes se você estiver em dúvida sobre qual o modelo de negócio online que deve escolher. Por isso, organizar um cronograma para estes testes pode ser bastante interessante. Durante algumas semanas ou meses, por exemplo, você pode utilizar o modelo de negócio de assinatura, e ver se o seu produto ou serviço decola com as vendas. Depois de determinado tempo, digamos que semanalmente, é preciso que você avalie os resultados conquistados para que tenha uma base clara e em números para comparar resultados depois. Após realizar alguns testes, você poderá começar a eliminar as piores opções e permanecer apenas com aquilo que funciona para você. Contudo, entenda que no início é difícil determinar estes números. Afinal, poucas pessoas conhecem você, e é preciso levar isso em consideração também no momento de escolher o modelo de negócio online ideal.Passo a passo para realizar testes de modelo de negócio online
Para que essa tarefa de realizar e analisar testes seja mais tranquila, recomendamos que você siga o passo a passo abaixo: 1 - Defina as hipóteses antes de realizar qualquer teste. Somente assim você conseguirá comparar resultados com as expectativas determinadas. 2 - Crie um modelo de teste respondendo a alguns questionamentos base:- O que será feito?
- Quando será colocado em prática?
- Quem será responsável pelo teste?
- Qual será o investimento?
- Quais são resultados positivos e negativos?
- Entre outras.