Igor Simas, CEO / Founder da Café Azul*
igor@cafeazul.com.br
Há pouco mais de um ano, elas chegaram ao mercado. As SmartTvs trouxeram o conceito de conectividade, compartilhamento e interatividade, características já assimiladas pelos consumidores nos celulares e tablets. Assim como nesses dois dispositivos, as TVs também possuem uma loja de aplicativos, permitindo que marcas e produtos possam interagir com esse público que não para de crescer no Brasil. Até o final do ano, o mercado deve atingir a marca de mais de 7 milhões de aparelhos vendidos.
Nesse novo panorama, a TV deixou de ser um aparelho emissor para se tornar uma central de entretenimento completa, com games, interação social e reprodução de conteúdo interativo em alta definição. Vender pela “BigScreen” ficou mais simples e direto.
Chamamos de T-Commerce a venda de produtos e serviços através das Smart TVs.
A experiência de compra através da TV pode ser muito intuitiva e rica, já que o usuário está em um momento descontraído, apto a consumir informação.
É possível levar sua loja virtual existente na web para dentro desse novo ambiente, tornando o conteúdo personalizado, de acordo com as preferências do cliente, explorando os detalhes do produto com vídeos de demonstração, fotos em alta definição e um processo de check-out simples e direto – tudo isso feito pelo controle remoto, em poucos passos.
Os fabricantes possuem uma plataforma própria de billing, facilitando a integração de sua loja com os principais meios de pagamento existentes.
A novidade não para por aí. Podemos utilizar os recursos de venda em qualquer aplicativo. Desde a venda tradicional, feita dentro de uma loja virtual, até tickets para assistir a um show on demand ou através de anúncios inseridos dentro dos aplicativos ofertando produtos. São possibilidades infinitas e reais.
Assim como o mobile está a todo o vapor no Brasil, com diversas iniciativas e cases de sucesso, a TV já está aparecendo nesse horizonte e possibilitando uma integração com todos os outros meios, tornando-se indispensável e cada vez mais próxima do usuário. O T-commerce é o próximo passo e já está ao alcance tanto dos e-lojistas, como dos consumidores.
*Igor Simas, CEO / Founder da Café Azul*
igor@cafeazul.com.br
***