As redes sociais a favor do seu e-commerce

por Gustavo Hollatz Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

As redes sociais representam hoje não só uma nova era da comunicação, mas também uma nova era para os negócios. Cada dia mais inovadoras, elas formam importantes canais de comunicação e têm se tornado fundamentais para o crescimento da visibilidade, das vendas e também da fidelidade dos clientes, já que estes meios de comunicação permitem que o empreendedor de qualquer segmento mantenha um contato mais informal e direto por meio dessas plataformas.

Redes sociais para e-commerce

Esses meios devem caminhar lado a lado ao e-commerce, mas para fazer esse mercado online girar de forma eficiente, é preciso saber usar essas plataformas, analisando cada detalhe do seu negócio.

Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp são as mídias mais utilizadas entre as grandes marcas no Brasil. Porém, cada empresa/marca precisa se atentar às características do seu público-alvo e entender que existem redes sociais de nicho que oferecem um resultado de engajamento maior do que as redes sociais mais conhecidas.

As marcas estão usando as redes sociais de forma cada vez mais criativa e inovadora. Vou ressaltar o WhatsApp, por exemplo. Acompanhamos o crescimento do uso desta mídia como ferramenta de comunicação entre marca e cliente e isso têm funcionado por ser um canal muito rápido e de fácil utilização.

Muitas compras em e-commerce não são concluídas por dúvidas simples dos clientes, e quando o cliente permite essa interação da marca através do aplicativo, identificamos um aumento da conversão em vendas. Isso, porque, o diferencial dessa ferramenta é que ela aproxima o cliente, pois a troca de informações, dúvidas e negociações, são vistas como uma relação de amigos, que conversam aberta e diretamente.

Humanização

Todo esse movimento surge como uma visão das marcas em humanizar a comunicação em seus canais. E não é um trabalho fácil, pois depende de toda uma cultura interna e de todos os colaboradores treinados e engajados para que essa comunicação seja percebida pelo cliente em todos os canais.

O WhatsApp, assim como os outros canais de comunicação da marca, como e-mail, chat online, telefone, além das informações no formato de FAQ, devem seguir o mesmo “tom da comunicação”. O que se deve respeitar é a velocidade de resposta em cada canal, assim como o conteúdo a ser disseminado.

Leia também: Alibaba enfrenta Amazon na Europa reduzindo taxas para atrair marcas

Não existe uma receita para acertar no conteúdo, mas o básico é que ele seja relevante para o seu cliente. A partir disso, você pode pensar em formatos diferentes para compartilhar via mensagens de textos convencionais, vídeos animados, motivacionais, ofertas, descontos e até a inauguração de novas lojas.

Além das mídias sociais servirem como ferramenta para ajudar a trabalhar no contato direto com o cliente, vale entender as possibilidades de uso de cada meio para assim experimentar as oportunidades de negócio em suas vertentes.

O WhatsApp, por exemplo, pode ser usado também para entrar em contato com fornecedores, representantes e o próprio time de vendas. O resultado desse trabalho, com certeza, será mais agilidade e eficiência no negócio.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.