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As principais tendências do e-commerce brasileiro em 2013

Por: Alberto Valle

É consultor e instrutor da equipe do Curso de E-Commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e da Academia do Marketing, escola especializadas em treinamentos na área do marketing digital e mídias sociais.

Já chegamos na hora de discutir as tendências do e-commerce em 2013 já que este ano, tirando o fim do mundo previsto no calendário Maia, nada de tão espetacular estará acontecendo. As campanhas de marketing para o Natal já estão prontas e apenas aguardando a ordem de disparo e portanto, vamos pensar no futuro.

As tendências do e-commerce em 2013 vão ficando cada vez mais nítidas à medida em que o consumidor brasileiro incorpora cada vez mais as compras pela Internet ao seu dia-a-dia. Novas demandas vão surgindo e o comércio eletrônico brasileiro vem buscado se adaptar a essas novas situações de uma forma bem rápida.

As principais tendências do e-commerce em 2013.

Identificar tendências e se adaptar a elas o mais rápido possível é uma das funções mais delicadas para um gestor de e-commerce, e nesse sentido, estamos deixando aqui nossa contribuição. Em nossa consultoria, realizamos uma série de discussões e tiramos as seguintes tendências para o comércio eletrônico em 2013. Confira!

Foco em dispositivos móveis

Uma das principais tendências do e-commerce em 2013 será o foco em dispositivos mobile. A utilização em 2012 ainda foi tímida se comparada a base de e-commerce já existente, mas esperamos uma grande arrancada em 2013. A expansão dos aparelhos celulares com acesso à Internet e a popularização dos tablets está direcionando o mercado neste sentido.

Layout responsivo

O layout responsivo no e-commerce não é mais tendência e sim uma obrigação. Em nosso roteiro para análise de plataformas de e-commerce que distribuímos em nossos treinamentos, esse já é um item considerado essencial na hora da escolha de um plataforma de e-commerce. Com a expectativa do incremento das vendas online através de dispositivos móveis, ter um layout responsivo no e-commerce será uma imposição do mercado e questão de sobrevivência.

Meios de pagamento para mobile commerce

A expansão das vendas através de dispositivos móveis deverá empurrar uma evolução natural da segurança em meios de pagamento móveis no Brasil, uma área onde ainda encontramos dificuldades, principalmente no que diz respeito à segurança e integração com outras modalidades de pagamento.

Cada vez mais tecnologia

A necessidade de oferecer uma experiência de navegação cada vez mais agradável e útil, devemos esperar uma nova leva de recursos técnicos, principalmente nas páginas de detalhe de produto. Elas deverão oferecer cada vez mais recursos como vídeo e outros recursos de visualização, além de forte integração com as diversas mídias sociais. O e-commerce de vestuário e acessórios saiu na frente nessa questão e deverá ser acompanhado por outros segmentos.

Customização da navegação e atendimento

Ainda na linha da usabilidade e User Experience devemos assistir uma customização cada vez maior, não apenas da navegação na loja como também da comunicação com os clientes. O Cross Selling e até mesmo o envio de e-mail marketing e ações nas redes sociais tenderão a ser cada vez mais customizados, levando em consideração a experiência anterior do usuário.

Intensificação do usa de redes sociais

Outra tendência do e-commerce em 2013 que merece destaque é a integração ainda maior com as redes sociais. Listas de desejos, por exemplo, poderão ser montadas diretamente a partir de redes sociais como Facebook e ficarão disponíveis nas lojas virtuais. Tínhamos apostado nesta tendência para 2012 e reafirmamos o caminho para 2013. É um caminho sem volta.

Maior presença do poder público na fiscalização

O comércio eletrônico ganha cada vez mais relevância no cotidiano do brasileiro e isso tem chamado atenção dos órgãos públicos de defesa do consumidor. Em 2013 o poder público deverá criar mecanismos mais eficazes para evitar o abuso por parte de lojas virtuais, a começar pela aprovação de novas medidas no próprio Código de Defesa do Consumidor, já em análise pelo congresso nacional.

O ano dos agregadores de lojas virtuais

Os agregadores de lojas virtuais, como I Love E-commerce e outros deverão ganhar cada vez mais força. Esse modelo de negócio vem dando muito certo lá fora e ao que parece, caiu no agrado dos consumidores brasileiros. Os blogs especializados em reviews sobre produtos e estabelecimentos online deverão começar a aparecer por aqui também na carona dessa tendência.

Micro E-commerce

Está cada vez mais fácil e barato montar uma loja virtual. Não me refiro a lojas virtuais grátis ou coisa assim. Me refiro a plataformas de e-commerce boas e de baixo custo de manutenção que agora estão ao alcance até mesmo de pessoas físicas ou micro empresários. É de se esperar uma série de lojas geridas por pessoas físicas para o escoamento de pequenas produções artesanais e pontos de vendas de micro empreendimentos. Essa é uma das tendências do e-commerce em 2013 que deverá ficar bem evidente a partir do segundo semestre.

Aprimoramento da logística no e-commerce

Um dos pontos mais importantes para o sucesso no e-commerce é a logística, e nisso ainda precisamos melhorar muito. Com o aumento da competição entre os operadores logísticos voltados para o e-commerce nacional, devemos assistir a um aprimoramento das rotinas, principalmente no que diz respeito à logística reversa. É de se esperar também uma redução de custos em função do aumento da competitividade do mercado.

Capacitação profissional em alta

A profissionalização das equipes técnicas e administrativas, mais que uma tendência para 2013 é uma necessidade. O e-commerce vive um apagão de mão de obra, mas anda exigente em relação à qualificação. Nessa linha, o Curso de E-commerce (www.cursodeecommerce.com.br) já está se preparando para oferecer treinamentos cada vez mais específicos e aprofundados nas diversas áreas do comércio eletrônico, marketing digital e redes sociais.

A qualificação profissional será ainda mais decisiva para o sucesso de um e-commerce daqui para frente.