Logo E-Commerce Brasil

As impressões do mercado brasileiro por Peter Leech

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Peter Leech, um dos palestrantes internacionais do Fórum E-commerce Brasil, escreveu em seu blog pessoal as suas impressões sobre o mercado brasileiro.

Confira a tradução:

Ah, Brasil… Um país maravilhoso que está passando por uma mudança tão real que você realmente pode tocá-la ao andar nas avenidas de São Paulo. Cada prédio está passando por uma expansão ou reforma. E isto ocorre em uma cidade com 20 milhões de habitantes.

É um país no qual ser sociável faz parte das raízes culturais. As pessoas por lá são mais suscetíveis a abraços e beijos, do que a um singelo aceno de mão. E esse calor humano e a inclinação natural de se expandir também se aplica nas tendências do Social e do E-commerce.

Após participar do Forum E-commerce Brasil 2011, que contou com 1.500 participantes, eu tenho algumas considerações a fazer sobre o que aprendi e vi por lá. Aqui estão alguns fatos sobre e-commerce e social media digital:

  • Existem cerca de 200 milhões de brasileiros, dos quais 80 milhões têm acesso à Internet.
  • O Brasil tem uma classe média em expansão que vê a internet e o computador como itens necessários e os listam para suas primeiras aquisições.
  • Existem mais telefones celulares no Brasil, do que brasileiros. (Sim, muitas pessoas têm dois aparelhos)
  • A expansão do Smartphone no Brasil é limitada devido ao alto custo do aparelho – em parte devido aos impostos de importação. Mas com a queda do preço, essa situação tende a mudar.
  • O Brasil é o país que mais cresce em usuários no Twitter. Ele está em terceiro lugar no ranking de países com maior número de usuários, com 6,8%, ficando atrás apenas dos estados Unidos e do Reino Unido.
  • Os brasileiros usam  muito o Orkut e são os maiores usuários dessa plataforma social do Google, juntamente coma Índia.
  • O crescimento do Facebook no Brasil é incrível e muitas pessoas estão migrande do Orkut para esta rede social. Em julho de 2011 2 milhõies de brasileiros abriram contas no Facebook.
  • O comércio eletrônico cresceu mais 14% nos últimos dois anos, copmparado aos 12% e 14% nos últimos dois trimestres nos Estados Unidos.
  • O crescimento do comércio eletrônico será ainda mais explosivo com a redução do custo dos transporte dos produtos. Hoje, a maior parte desse transporte é feita através do serviço postal brasileiro. Nas grandes cidades existem outras opções, mas ainda é algo limitado.
  • Outro impedimento é fato de que as estradas e a manutenção da infra-estrutura aeroportuária são de alto custo. O tráfego em aeroportos foi de dois dígitos durante anos.

O que está acontecendo na indústria digital?

Os comerciantes digitais brasileiros são sofisticados e usam os mesmos canais de marketing que usamos em os EUA. Os comerciantes e os consumidores brasileiros estão adotando sites de compras coletivas como o Groupon. Uma empresa grande no Brasil é a Brandsclub, que trabalha com moda e estilo. Eles têm cupons em mais de 12 mil sites no Brasil.

Qual é a Oportunidade?

Para as marcas americanas existem grandes oportunidades de expansão no Brasil, tanto no setor de luxo, quanto da classe média. Além disso, as empresas dos Estados Unidos de comércio eletrônico, ou que fornece soluções digitais vão descobrir que existem oportunidades de nicho ainda abertas. Definitivamente, este é o momento certo. Estou ansioso para minha próxima viagem para ver o que cresceu, mudou e se desenvolveu no país.

Link para o post original