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As imagens certas podem melhorar a taxa de conversão?

Sim! E muito!
De acordo com o Future Now (publicação norte-americana respeitadíssima no Mundo do e-Commerce), as imagens podem elevar as taxas de conversão de 147%, mostrando produtos “no contexto”.

Ter as imagens de produtos relacionadas ao contexto pode ajudar a reduzir a insegurança, as incertezas e as dúvidas do cliente sobre a compra. Uma pergunta muito comum, por exemplo, é “qual será o tamanho disso na vida real?”.

É importante lembrar que, as imagens de produtos nas lojas virtuais vendem por desencadear uma emoção, mostrando a qualidade ou a versatilidade de um item, ou ilustrar uma características dos produtos e seus benefícios. Quem compra algo pela internet esta usando 82% de emoção. E só se consegue vender bem com boas imagens dos produtos.

Veja abaixo alguns bons exemplos e maneiras muito eficazes e criativas de mostrar os produtos no contexto:

Mostrar itens em uso

Essa dica é adequada para loja virtual de moda. Mostrando as roupas vestidas em pessoas, não em manequins, dá ao cliente uma melhor ideia do estilo da roupa. Mostre a alternativa “imagem plana” para para mostrar cores diferentes sem ter que vestir o modelo de cada vez.

Em alguns casos, usar as imagens com modelos pode ser menos eficaz do que mostrar a roupa de forma isolada. Usando um manequim branco, você pode orientar o olhar do comprador, mantendo o foco no único item. Isso funciona muito bem para roupas de públicos especificos (tamanhos grandes, esportistas profissionais…)

Usando um manequim de tamanho grande, para fazer as imagens de roupas de tamanho especial, o cliente poderá se sentir mais confortável, se identificando com o produto.

Um teste de conversão interessante seria comparar fundo branco contra as imagens ao ar livre, especialmente de roupas e marcas associadas ao estilo de vida. Exemplo: Esporte. Imagem ao ar livre:

Nesse caso, a descrição diz que as calças são ótimas para relaxar, trabalhar fora. Mostrando o modelo passeando com um cachorro de estimação, ou sentado à beira da piscina, as imagens poderão passar a sensação que a descrição explana.

A sensação que essa imagem de produto passa é: “essa calça esta sendo usada ​​por uma pessoa como eu”. Ao contrário do que estamos acostumados a ver, com modelos de corpos esculturais, superproduções de maquiagemm, distante da realidade dos consumidores em geral.

Já este exemplo abaixo,  se conecta em um nível emocional ao mostrar a mesma roupa em crianças de diferentes idades, etnias e usando cores diferentes. Isso é um truque para aumentar a taxa de conversão.


Usando  “Fears” de  facilidade

O site HerRoom.com é uma loja de lingeries que desenvolveu o “experimente na sua casa”, em que os clientes podem usar a sobreposição virtual. Por exemplo: testar uma camisa com decote v-pescoço por cima da imagem do produto com alças. A imagem anterior fica transparente, e é possivel comparar as várias opções do mesmo produto.

O site ArtSelect.com permite a visualização do produto com diferentes cores como se fosse uma pintura e disponibiliza para impressão.


Esta pode ser uma boa solução para decoradores e demais profissionais de desing, que necessitam de aprovação dos clientes.

Facilidade em vivenciar a dimensão do produtos

Para mostrar o tamanho relativo da “bolsa de fraldas”, o site BabyCenter.com mostra uma mãe muito feliz com uma bcriança, boa dica para atrair o cliente humanista.

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O uso de manequins também poderá servir para ilustrar o tamanho do produto também, mas não terá o apelo humano.

Obs.: Acontratação de modelos para as fotos, torna o catálogo de produtos até 48% mais caro (em média).

Agora veja o exemplo abaixo, a ferramenta dessa loja virtual permite escolher a sua altura para fazer um comparativo do tamanho da bolsa, variando as posições do produto. Quem quer comprar não hesita e põe no carrinho!


Previna a decepção construindo a confiança e minimizando as devoluções

Vejamos agora um exemplo com brincos grandes, que não são comuns. Uma simples foto dos brincos poderia ser enganadora, o cliente poderia entender que são muito menores do que o tamanho real. Se você oferecer o transporte gratuito de devolução, bem …

Para melhorar a visualização do aspecto do produto, o site Blue Nile usa uma régua na imagem:

Obs.: Leia aqui dicas sobre como reduzir o tamanho e a cor.
Ilustre os benefícios

O site Spanx.com usa a técnica do “antes e depois” nas fotos para provar que seu produto é indispensável:

Já a Applestore.com mostra a bolsa do laptop com todas as outras “mil coisas” que você pode espremer lá dentro:

O BabyCenter.com descreveu o quão versátil é o seu banco – tanto para a mamãe quanto para as crianças.

Pra finalizar, a próxima dica é simples e muito útil: usar informações sobre o produto também é adequar ao contexto.

Se 80 GB e 160 GB pode não siginifcar muito para o comprador, mas mostrar a diferença entre 20.000 e 40.000 músicas pode surtir grande efeito!

Observe os botões de ação e combinação de cores. Este também é um bom exemplo de “up selling” – a cabeça do consumidor pensa assim ( lembre-se da emoção!) “por apenas $ 100 a mais vou receber o dobro de armazenamento! Eu quero!”

Espero que tenham gostado das dicas. Até a próxima!