No decorrer do ano, diversos estudos são disponibilizados para que possamos entender um pouco mais sobre o universo da fraude. Recentemente, tive a oportunidade de conferir um relatório, realizado por empresa especialista no assunto, que falava sobre o tema durante o Carnaval de 2023.
Com esse estudo, descobri que, durante o feriado queridinho pelos brasileiros, aconteceram mais de 123 mil tentativas de fraude no e-commerce. O que, em valores, se tornam mais de R$ 100 milhões em fraudes evitadas no período – um número alto, mas 29% menor se comparado ao ano anterior. Para o levantamento desses dados, foram considerados pagamentos com cartão de crédito no período de 09 a 22 de fevereiro de 2023.
Comparado a 2022, o estudo mostra uma queda de 32,8% nas tentativas de fraudes evitadas em compras online no Carnaval. Como já falei anteriormente, em números absolutos, foram mais de 123 mil tentativas de fraudes evitadas em 2023 contra 83.187 no ano anterior.
Agora, olhando valores dos mesmos anos, o total das tentativas de golpe caiu de R$ 142 milhões para R$ 100 milhões. Por outro lado, o ticket médio das tentativas de fraudes evitadas subiu 5,6% e, em 2023, foi de R$ 1.212 contra R$ 1.148 no ano anterior.
Ao analisar a planilha dia a dia do período definido, percebi que o dia 14 de fevereiro foi que apresentou uma porcentagem maior de tentativas de fraude evitadas, enquanto que o dia 22 foi o que contou com o menor número – apenas 0,9%.
Por dentro dos itens mais procurados
Os itens procurados pelos golpistas seguem quase idênticos aos do ano interior: eletrônicos (5,6%), games (5,3%), celulares (5,2%), materiais de informática (3,1%) e eletrodomésticos (2,5%). Aqui, a principal mudança que notei foi a troca de posição dos games e celulares no ranking, e o fato de que, em 2022, acessórios automotivos estavam na lista e, neste ano, deram lugar para eletrodomésticos.
Ainda falando sobre datas comemorativas…
As datas comemorativas são um atrativo e tanto para os fraudadores. Outro estudo recente da mesma empresa nos mostra que, no último ano (2022), as que mais apresentaram tentativas de fraudes foram Dia das Mães (2,5%), Dia do Consumidor (2,2%) e Dia dos Namorados (2,1%).
Está se perguntando sobre a Black Friday? Em 2022, ela apresentou apenas 1%. Isso porque ela não é tão atrativa, pois possui foco em grandes promoções, o que não faz diferença para os fraudadores. Agora, uma coisa que vale ressaltar é que, nesse período, os golpistas procuram produtos com preços maiores – no último ano, o ticket médio dos pedidos fraudulentos foi de R$ 1.463, número 21,3% maior do que na Black Friday de 2021.
É importante ressaltar que, graças ao forte trabalho de empresas especialistas que buscam trazer soluções inovadoras para mitigar os riscos e gerar confiança no mercado, o valor das fraudes deixa de ir para as mãos de fraudadores e permanece no ecossistema legal, o que é benéfico para consumidores e empresas. Enfim, o conhecimento é essencial para construirmos um futuro com mais confiança e segurança.