Acesso rápido

5 dicas simples de UX para Black Friday

por Sidney Jhony Dias da Silva Sexta-feira, 16 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 1 minuto

Não adianta se posicionar nas primeiras páginas de buscas do Google e não conseguir passar uma boa experiência para o usuário. É fundamental que o usuário consiga navegar até encontrar o produto que deseja e se sentir seguro para efetuar a compra. Neste artigo dou 5 dicas simples que ainda da tempo para implementar no seu e-commerce para a Black Friday:

Quantidade de itens e preço juntos no carrinho

O interesse de comprar  dos usuários é maior do que em qualquer outra data do ano, muita das vezes os usuários já estipularam quanto vão gastar em compras, por isso evite qualquer tipo de distração. Mostrar a quantidade de itens junto com o preço total vai evitar que as pessoas parem, pensem e cliquem na cesta para visualizar o valor total.

A experiência do usuário é importante para que o usuário navegue até encontrar o produto que deseja e confiar o bastante para comprar.

Utilize lista na descrição dos principais produtos

Liste as principais características dos produtos no início da descrição, o usuário vai encontrar as informações mais relevantes sobre o produto de uma forma muito mais rápida e simples, além de ser mais fácil criar um conteúdo em forma de lista.

Veja a diferença entre uma descrição e uma lista do Iphone XS:

Descrição:

‘Linda tela Super Retina em dois tamanhos, incluindo a maior tela em um iPhone até hoje. Face ID ainda mais rápido. O chip mais inteligente e poderoso em um smartphone. Sistema de câmera dupla inovador com Controle de Profundidade. O iPhone XS é tudo o que você ama no iPhone. Levado ao extremo’.

Lista:

  • Tela super retina
  • Face ID
  • Chip inteligente
  • Sistema de câmera dupla
  • Controle de profundidade

Na lista as informações são mais objetivas e mais fácil para os usuários lerem. Na Black Friday foque em exibir as principais características dos produtos no início da descrição do produto.

Vídeos na página do produto

Os vídeos dos produtos podem desde demonstrar como usar o produto, informar características complexas, manter o usuário mais tempo na página do produto e entre outras. Uma das formas mais utilizadas atualmente é exibir o vídeo na galeria de fotos do produto, assim o usuário não precisa sair da primeira dobra para assistir um vídeo.

Leia também o artigo que escrevi recentemente sobre SEO nos vídeos do Youtube. https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/melhorar-seo-do-youtube/

Formulário eficiente

Os formulários de todo o Ecommerce devem ser intuitivos e conter apenas os campos necessários para diminuir o esforço do usuário.

  • Valide os campos após o preenchimento, assim o usuário não vai descobrir os erros apenas no final da página e se sentir frustrado.
  • Mantenha o formulário em vertical apenas com uma coluna, a utilização de várias colunas pode dificultar o entendimento do usuário.
  • Evite que o usuário se sinta cansado, divida o formulário por campos relacionados por subtítulos, exemplo: Dados pessoais, Endereço, Contato, Dados da conta.

Slide de produtos

É a parte mais importante do seu Ecommerce, além de aparecer na primeira dobra é responsável por prender a atenção do usuário. Você tem poucos segundos para criar uma boa impressão.

Na Black Friday utilize banners com imagens de alta qualidade e o mínimo de texto possível, cause impacto principalmente nos preços do produto. Nas mudanças de imagens mantenha o posicionamento dos preços na mesma posição do banner anterior, assim o usuário não vai se sentir confuso procurando o preço da nova oferta.

 

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