Área de logística e as tendências para o mercado

por Fernando Alex Sexta-feira, 26 de maio de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Nos últimos anos, o Brasil vem passando por momentos difíceis. Os altos e baixos na política acabaram respingando em outras áreas e trouxeram conseqüências negativas para a economia do País. Por conta disso, o mercado vem se mostrando instável e cheio de incertezas para os administradores de empresas.

As estimativas para o mercado financeiro no Brasil em 2017 são melhores que nos dois anos anteriores, porém ainda não suficientes para acalmar ânimos de empresários e investidores da área de Logística.

Para acompanhar as nuances do mercado, a área de Logística precisa estar atenta aos acontecimentos e pronta para adaptar-se à tendência do mercado para continuar competitiva. É a capacidade de adaptação às novas tendências que impulsiona uma empresa ao sucesso e crescimento.

Em 2017, três tendências para a área de Logística estão sendo bastante comentadas e serão essenciais para passar por mais um ano turbulento na área financeira, porém preparatório para um 2018 melhor!

Logística reversa

Logística reversa é a área que trata do retorno de produtos, embalagens ou outros materiais desde o consumidor até o local de origem. Um exemplo simples de logística reversa são as garrafas retornáveis, que nos últimos anos voltaram a ter um destaque maior para o consumidor final. O maior desenvolvimento da logística reversa está relacionado às questões ambientais e à necessidade de reutilização e reciclagem de materiais.

Além das questões legais relacionadas ao meio ambiente, as indústrias tornam-se cada vez mais conscientes. O impacto ambiental também é levado em consideração no conceito de logística reversa, que vem crescendo por meio das compras on-line.

Por não visualizar fisicamente o produto comprado, muitas vezes o consumidor não se sente satisfeito com o que recebe em sua casa e opta por acionar sistemas de troca e/ou devoluções de mercadoria. Para esse cliente, é importante que o processo de devolução aconteça sem maiores dores de cabeça e com agilidade.

Canais de distribuição

A distribuição refere-se à movimentação física de um produto e o canal é o intermediário para a distribuição, que nem sempre está relacionado apenas ao consumidor final. Suprir comércios e indústrias com produtos ou matérias-primas também é uma responsabilidade da área de logística.

Investimento em tecnologia

A tecnologia é algo essencial e, por isso, está sempre presente nas empresas. Investir em sistemas integrados e que ajudem na coordenação do trabalho faz muita diferença para a área de logística. Além de facilitar o cumprimento das obrigações legais, como emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico, por exemplo, a tecnologia também auxilia nas melhorias de processos e o alcance de bons indicadores logísticos e resultados para sua empresa.

Na Logística de Transporte a tecnologia está cada vez mais em alta e vem sendo responsável por facilitar e melhorar processos. A integração de soluções em uma única plataforma pode trazer ainda mais facilidades e desenvolvimento para a área.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.