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O que podemos aprender com a próxima data sazonal?

Por: Caroline Pirola

Formada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing Digital, atua nesse segmento com produção e planejamento de conteúdo, com experiência em e-mail marketing, blogs, portais e social media, buscando sempre trazer uma boa experiência sobre o negócio e produto através de textos. Hoje é produtora de conteúdo para a All iN | Social Miner, na área de Branding.

As datas sazonais estão aí nos dando mais oportunidades de vendas e também de entender o comportamento do consumidor. Não à toa, uma pesquisa sobre o Dia dos Namorados da All in, em parceria com Opinion Box, apontou que além de promoções e ofertas, os consumidores acham essencial ter boas condições no frete e certeza sobre a qualidade do produto que receberão.

Pensando na logística, não é de hoje que sabemos que os consumidores podem deixar de se transformar em clientes quando percebem, na etapa do carrinho, que o frete tem um valor alto ou o prazo de entrega é de mais dias do que a expectativa. Ter o site com a opção de cálculo por CEP e condições especiais na entrega – como frete grátis ou no dia -, ambos expostos no início, fazem toda a diferença para não gerar possíveis frustrações.

As datas sazonais estão aí nos dando mais oportunidades de vendas e também de entender o comportamento do consumidor.

E se ainda assim a opção de frete gratuito não existir, como é possível segurar o cliente e fazê-lo se relacionar bem com a marca a ponto de não abandonar o carrinho? A mesma pesquisa mostra que 48% dos consumidores acham essencial ter cupons ou programas de cashback, e 42% adoram o fato de poder retirar o produto em lojas físicas, o que exclui o preço do envio e o medo de golpe que alguns consumidores têm.

Opções de pagamento

E quando falamos em aprender com a alta demanda dessas datas, incluímos os meios de pagamento. Será que alguém ainda usa dinheiro hoje? Pode apostar que sim e – diferentemente do que muitos pensam – o público mais interessado nessa modalidade é na faixa etária de 16 a 29 anos.

Ainda na pauta de pagamento à vista, mas de uma forma mais tecnológica, o Pix veio para ficar e é popular entre 24% do público das classes C, D e E. Uma estratégia que já deu para perceber em algumas lojas é a troca dos 5% de desconto no boleto por vantagens para quem pagar por Pix. Inclusive, algumas empresas já oferecem frete grátis para quem paga nessa modalidade e investe acima de determinado valor.

Como chegar até o consumidor?

Algumas maneiras de se comunicar com o consumidor não mudam, principalmente o e-mail. Mas tem nos surpreendido como o anúncio pelas redes sociais ganhou força nos últimos tempos e não deixou o pódio, como aponta a pesquisa da All in e Opinion Box. Além disso, as notificações de ofertas via celular representam 29% da interação dos consumidores. Uma ótima forma de engajamento.

Não podemos nos esquecer do bom e velho e-mail, que continua sendo uma ótima ferramenta para se relacionar com o cliente. Inclusive, quando você trabalha segmentação e entende em que etapa de compra seu consumidor está, a comunicação se torna mais eficaz e as chances de conversão são maiores, pois é nesse momento que os gatilhos comportamentais são grandes aliados.

E se você ainda não entendeu as vantagens de olhar para o consumidor antes e depois das datas sazonais, a gente garante que você poderia otimizar muito mais seu tempo comparando os resultados desses estudos com o comportamento da sua base e se preparando antecipadamente para as próximas datas sazonais. Afinal, depois do dia dos namorados, tem um segundo semestre inteiro para aproveitar.

E é por isso que aproveitar sua base conquistada em uma data comercial é um grande passo para vender mais nas datas comemorativas seguintes. Se alguém se inscreveu na sua news, se cadastrou no seu site e permitiu comunicações, então ela deseja saber mais o que você tem a oferecer – e não estamos falando apenas de contato de ofertas, hein?

Nesses períodos é que vivemos quase que uma disputa por atenção. Por isso a chave, além de estudo de comportamento, é a comunicação humanizada para manter o melhor do relacionamento com o cliente antes, durante e depois da venda.

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