Aprenda com a gente o que é logística lean e como aplicá-la

por Juca Oliveira Sexta-feira, 24 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

A tentativa de economizar e ter custos mais enxutos faz parte de qualquer negócio, e é exatamente essa a proposta da logística lean. Esse conceito começou com a Toyota na década de 1970, que buscava alternativas para reduzir desperdícios de recursos, processos desnecessários e ainda assim conseguir manter a qualidade de seus produtos.

Com o tempo, diversas empresas passaram a adotar a ideia e aplicá-la em seus setores. Adotando a logística enxuta, as marcas conseguem agregar mais valor e otimizar as etapas de cada processo, o que entrega uma experiência melhor para o cliente.

Acompanhe o conteúdo para entender mais sobre a logística lean e sua aplicabilidade no seu negócio!

Quais os benefícios da logística lean?

Operar de maneira mais eficiente é um desafio constante e exige estratégias que façam sentido dentro do contexto da empresa. Assim, a gestão trabalha com inteligência e, junto com o trabalho de logística lean, colhe os benefícios de adotar operações sistemáticas mais eficientes.

Veja algumas das vantagens de apostar na logística mais enxuta no seu negócio:

Aproveitar mais o espaço de estoque

As mercadorias paradas significam dinheiro parado, não é? Por isso, deixar que os produtos se acumulem no estoque gera prejuízo e ocupa um espaço considerável, que poderia ser melhor aproveitado.

Para que isso não ocorra, o ideal é combinar com os fornecedores remessas em menor quantidade e em períodos mais curtos, ou até mesmo a produção por demanda (Just in Time) pode ser uma saída.

Aumentar a produtividade

A logística lean investe em meios para que os processos sejam mais ágeis sem que os custos cresçam. Desse modo, são encontrados gargalos que podem afetar a produtividade e são realizadas mudanças para uma maior eficiência em todas áreas, do processamento de pedidos à entrega para os clientes.

Reduzir os custos dos processos

Esse é um dos princípios que deu origem à metodologia lean. O corte de processos que são repetitivos e desnecessários são eliminados sem interferir na qualidade do serviço, o que ajuda na economia de recursos e reduz desperdícios. Uma boa pedida é a automatização, que configura um grande auxílio para ter maior controle e segurança sobre todas as etapas.

Como aplicar a técnica ao seu negócio?

A logística lean se sustenta em três pilares: estoque enxuto, otimização de processos e sincronia. Portanto, para aplicá-lo é preciso que a estratégia se sustente nessa base, com uma sinergia entre em todo o processo. Veja como:

Estoque enxuto

Reduza a quantidade de mercadoria em estoque, já que produtos estocados significam capital de giro parado. Identificar a sazonalidade e outros fatores são boas maneiras para ter um estoque mais enxuto sem afetar a demanda.

Otimização de processos

A perda de tempo representa também uma perda de dinheiro, já que poderia ser utilizado para gerar lucro. Por isso, adotar metodologias de trabalho mais eficientes, investir na capacitação de pessoal e outras ações são determinantes para construir esse pilar.

Sincronia de processos

Assim como o item anterior, estar com todos os processos alinhados e ter uma boa comunicação entre os setores fará toda diferença no resultado. Operações integradas diminuem as falhas e reduz o retrabalho.

A adoção da logística lean em ambientes como e-commerces e transportadoras pode ajudar muito a melhorar a experiência do cliente, além de ter benefícios interessantes. Gestores que implementam o método conseguem adotar soluções mais diretas e rápidas, melhorando a performance em todas as fases.

Leia também: Afinal, o que é logística 4.0 e como pode ser aplicada no e-commerce?


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.