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Aprenda a montar uma ação especial em comparadores de preço

Os comparadores de preço são uma excelente oportunidade para anunciar seus produtos, por isso nosso time de especialistas preparou algumas dicas que vão te ajudar a encontrar a melhor forma de planejar e executar esse tipo de ação.

Escolha o comparador ou os comparadores

Se você nunca utilizou comparadoras de preço, cabe uma rápida explicação. Eles são aqueles sites que apresentam uma lista com os preços praticados  para o mesmo produto em diferentes lojas. Buscapé e Zoom são exemplos de comparadores de preço.

O mercado está repleto deles, cada um com suas especificidades. Por exemplo, pode ser utilizado modelo de CPA – custo por aquisição ou CPC – custo por clique. Se você quiser gerar mais tráfego, o custo por clique é o mais indicado, mas se quiser pagar apenas pelas vendas em si, é indicado o CPA, que será mais caro.

A forma de ingressar nos comparadores também poderá ser diferente. Por exemplo, alguns deles têm as portas “abertas” e permitem diferentes perfis de lojistas. Geralmente esses buscadores têm como estratégia atrair cada vez mais vendedores, a fim de se tornarem completos. Outros optam em segmentar os sites que podem fazer parte de seu portfólio, principalmente aqueles focados em nichos específicos como artesanato por exemplo.

Você precisa entender quais deles atendem melhor sua estratégia. Aconselhamos a escolher mais do que um, afinal, cada consumidor tem suas preferências e pode ter maior tendência a comprar pelo comparador de sua confiança.

Escolha os produtos

A campanha em comparadores de preços será feita para quais produtos ou categorias? Isso precisa ser decidido. Vamos tomar como exemplo uma das principais datas do e-commerce, a Black Friday. Na última edição, os produtos com mais pedidos foram os das categorias eletrodomésticos e telefonia/celulares.

Elas também foram responsáveis pelo maior faturamento das lojas virtuais. Se você for desenvolver ações para a Black Friday,  já sabe quais produtos têm mais busca nessa época do ano. Por isso, para a definição dos itens que serão anunciados, cabe uma análise sobre o comportamento da categoria no mesmo período do ano anterior.

  • Defina a estratégia de preços – precificação

Escolhidos os produtos, será preciso definir qual o preço que irá praticar para cada um deles. Lembre-se que o cliente recorre a compradores de preço para encontrar o valor de produto que mais lhe agrade. É como se ele fizesse aquela velha pesquisa loja a loja, só que dessa vez, em um único lugar.

E vamos te contar uma coisa, ele vai pesquisar muito até decidir. Isso exige que você tenha um preço competitivo – mas que seja sustentável, o chamado “melhor preço”. Uma boa forma de conseguir isso é monitorando outras lojas virtuais por meio de softwares, como os oferecidos pela Sieve (www.sieve.com.br), que permite saber o comportamento de preço de outros e-commerces.

admatics - pauta

No exemplo acima, podemos ver a classificação de produtos de um dos principais comparadores do mercado, o Buscapé. É possível notar que eles são classificados pelo preço, do menor para o maior. Claro que o cliente pode se basear em outros critérios, como a avaliação da loja por outros consumidores, valor do frete, etc…

  • Insira seus produtos nos comparadores de preço

Escolhidos os comparadores de preços que sua loja estará, os produtos e a forma como eles serão precificados, é hora de fazer a parte prática, subir as informações do produto e isso é feito utilizando o formato XML, conforme exemplo abaixo:

<rss xmlns:g=”http://teste.com/ns/1.0″ version=”2.0″>

<channel>

<title>Nome da Loja</title>

<link>http://www.loja.com.br/</link>

<item>

<title>Nome do produto – Rossi</title>

<summary>

Toda a descrição do produto.

</summary>

<description>

Detalhes do produto

</description>

<link>

http://www.loja.com.br/linkdoproduto

</link>

<X:id>00000000000</g:id>

<X:condition>new</g:condition>

<X:nomedocomparador_product_category>Classificação do produto> mais detalhes</g:comparador_product_category>

<X:product_type>categoria > Jogos</g:product_type>

<X:image_link>

http://www.loja.com.br/ondeafotoesta.jpeg

</x:image_link>

<x:availability>se tem ou não no estoque</g:availability>

<x:price>R$ preço preço com desconto</X:sale_price>

<x:brand>xxx – Categoria</x:brand>

<x:mpn>xxxxxx</X:mpn>

<x:shipping_weight>0.30</g:shipping_weight>(tamanho)

<x:installment>

<x:months>4</g:months>

<x:amount>R$ 37,48</g:amount>

</x:installment>

</item>

Agora imagine esses dados para todos os seus SKUs? O arquivo é muito mais extenso, aqui apresentamos apenas um item.

Para ter acesso ao XML de seus produtos, será preciso fazer a solicitação junto ao seu time de TI ou com a plataforma de seu e-commerce. No momento que for falar com o seu time, você precisa especificar para qual comparador o XML será feito, já que cada um dos canais possui um formato diferente.

Feito isso, será preciso que você realize o monitoramento das ações, em cada um dos canais, para cada um dos produtos. Atente-se ao estoque ou alterações nos itens, o cliente precisa comprar nas condições que a loja anuncia. Se isso já é fundamental em dias normais, imagine em datas sazonais…

Formas de facilitar o processo e gestão das ações em comparadores

O processo, sobretudo de gestão das campanhas em comparadores de preço, necessita de um cuidado muito grande, é preciso ser minucioso. Por exemplo, quando houver a necessidade de alterar o preço dos produtos, isso precisa ser feito de forma individual para cada comparador, mas felizmente existem maneiras de facilitar esse processo.

Imagine você, em meio as ações das datas sazonais, precisar alterar informações, seja ela qual for, e ter que fazer isso para todos os canais? As chances do cliente clicar sobre um anúncio errado, enquanto você alterar outro, é muito grande.

Mas não se preocupe o mercado já oferece soluções para isso. Uma delas é software de automação de marketing de performance da Admatic. Com ele é possível integrar todos os canais de marketing baseados em XML, facilitando e otimizando as ações e gestão em cada um deles.

O principal segredo das ações em comparadores – e qualquer outro canal de performance – é planejamento e timing para lançamento da campanha. Seguindo os cuidados que citamos nesse artigo, as chances de sucesso em sua campanha em comparadores de preço aumentam e muito.