Aprenda 3 alertas do Google Analytics para te ajudar no dia a dia
Já falamos aqui sobre os alertas personalizados e, no post de hoje, vamos falar sobre três alertas personalizados do Google Analytics que são sensacionais para te ajudar no dia a dia do negócio.
Vale lembrar que o alerta personalizado do GA não é em tempo real e o período mínimo é diário, logo você só conseguirá analisar isso ao nível de dia. Os alertas que vamos falar aqui são alertas que lhe ajudam a identificar possíveis problemas no Analytics e que pode te ajudar a se prevenir de um erro maior.
1 – Tráfego direto elevado
Temos um artigo completo falando sobre o tráfego direto no Google Analytics e sabemos que um aumento expressivo no GA pode identificar uma falha na implementação do código, ou seja, ele estar ausente de algumas páginas por exemplo. E este alerta vai te ajudar a entender se é um fenômeno que tem a ver com suas campanhas de marketing ou se de fato é um problema, e você consegue resolver de forma rápida.
Para criar este alerta basta seguir o print da imagem abaixo:
Você pode ser perguntar qual o motivo escolhi 15% para esse alerta. Escolhi 15% por acreditar que é um aumento estatístico relevante que pelo menos te ajuda a ligar um start sobre algum problema e ou situação do seu site.
2 – Queda alta na taxa de rejeição
Já falamos sobre a taxa de rejeição e mencionamos como ela é um excelente indicador de que seu Google Analytics pode estar errado. Uma queda brusca na taxa de rejeição pode indicar a falta de uma tag de pageview, ou alguma alteração nas configurações do GA que fizeram com que os dados já não ficassem mais confiáveis.
Por que também está em 40%? A taxa de rejeição média dos sites bera entre 30% e 98%, logo, qualquer queda de 40% será muito, mas muito brusca em seu negócio e no mínimo você precisa entender o por que.
3 – Aumento das sessões em região fraca
Mencionamos esse caso quando falamos aqui sobre o tráfego direto, mas algumas ferramentas de monitoramento de preço e ou site, costumam acessar. Ou seja, gerar sessões no GA e, em alguns casos, de forma bem forte em determinados dias. O alerta aqui te permite identificar quando isso acontecer para que você possa entender se o mesmo foi alto e entender o impacto disso nas suas métricas.
Artigo republicado com autorização do autor. Texto original disponível aqui.