Acesso rápido

Aprenda 3 alertas do Google Analytics para te ajudar no dia a dia

por Gustavo Esteves Terça-feira, 26 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Já falamos aqui sobre os alertas personalizados e, no post de hoje, vamos falar sobre três alertas personalizados do Google Analytics que são sensacionais para te ajudar no dia a dia do negócio.

Vale lembrar que o alerta personalizado do GA não é em tempo real e o período mínimo é diário, logo você só conseguirá analisar isso ao nível de dia. Os alertas que vamos falar aqui são alertas que lhe ajudam a identificar possíveis problemas no Analytics e que pode te ajudar a se prevenir de um erro maior.

1 – Tráfego direto elevado

Temos um artigo completo falando sobre o tráfego direto no Google Analytics e sabemos que um aumento expressivo no GA pode identificar uma falha na implementação do código, ou seja, ele estar ausente de algumas páginas por exemplo. E este alerta vai te ajudar a entender se é um fenômeno que tem a ver com suas campanhas de marketing ou se de fato é um problema, e você consegue resolver de forma rápida.

Para criar este alerta basta seguir o print da imagem abaixo:

Você pode ser perguntar qual o motivo escolhi 15% para esse alerta. Escolhi 15% por acreditar que é um aumento estatístico relevante que pelo menos te ajuda a ligar um start sobre algum problema e ou situação do seu site.

2 – Queda alta na taxa de rejeição

Já falamos sobre a taxa de rejeição e mencionamos como ela é um excelente indicador de que seu Google Analytics pode estar errado. Uma queda brusca na taxa de rejeição pode indicar a falta de uma tag de pageview, ou alguma alteração nas configurações do GA que fizeram com que os dados já não ficassem mais confiáveis.

Por que também está em 40%? A taxa de rejeição média dos sites bera entre 30% e 98%, logo, qualquer queda de 40% será muito, mas muito brusca em seu negócio e no mínimo você precisa entender o por que.

3 – Aumento das sessões em região fraca

Mencionamos esse caso quando falamos aqui sobre o tráfego direto, mas algumas ferramentas de monitoramento de preço e ou site, costumam acessar. Ou seja, gerar sessões no GA e, em alguns casos, de forma bem forte em determinados dias. O alerta aqui te permite identificar quando isso acontecer para que você possa entender se o mesmo foi alto e entender o impacto disso nas suas métricas.

Artigo republicado com autorização do autor. Texto original disponível aqui.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.