Acesso rápido

Apple chega atrasada no NFC, mas pode dominar o mercado de Meios de Pagamento Móvel

por João Kepler Quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Quem já usa os serviços como Google Wallet e PayPal sabe que a ideia de usar o smartphone no lugar de cartões de crédito ou débito para realizar pagamentos em estabelecimentos físicos e serviços online, não é nova.

Mas a Apple com acordo com instituições como Bank of America, Capital One Bank, Chase e City e as bandeiras VISA e MASTERCARD e AMERICAN, criou o SEU próprio serviço de pagamentos via NFC chamado de Apple Pay para os novos aparelhos que vêm embarcados com a tecnologia NFC, como  iPhone 6 e do iPhone 6 Plus e Apple Watch.

O Apple Pay já sai com uma grande vantagem, pois os usuários atuais do iTunes que já tiverem cartões de crédito registrados, já vão podem utilizar este serviço de forma automática. Além disso, com essa parceria com as instituições o Apple Pay, já pode ser utilizado inicialmente em mais de 220 mil estabelecimentos comerciais espalhados pelos Estados Unidos.  Redes como Target,  McDonalds e Disney, e muitas outras, já estão entre elas e as próprias lojas da Apple.

Enfim, para usar basta apenas o usuário aproximar seu iPhone do terminal NFC, escolher o cartão desejado e se autenticar via Touch ID para finalizar a transação. Simples Assim!!

Pois bem, o que chama atenção mesmo é que a Apple vai disponibilizar uma API para permitir o desenvolvimento de aplicativos compatíveis com o Apple Pay. Ou seja, quer dominar o mercado atraindo todas as lojas e vendedores para seu gateway de pagamento.

O mundo dos Meios de Pagamento está sacudido com esta entrada, muitas startups que tinham foco nisso vão ter que pivotar ou se adaptar, achar uma brecha ou oportunidade  via API que será liberada. Mas também apresenta uma nova perspectiva para criação de aplicativos e soluções que serão integradas ao módulo do Apple Pay, como  programa de Fidelidade, cupons, soluções OmniChannel e etc.

Além disso cria um novo padrão de mercado onde não precisaria mais se conectar com intermediarios e/ou subadquirente, basta integrar na cadeia dos pagamentos via Google Wallet ou Apple Pay. Enfim, seria uma mudança total neste segmento!!

Como disse o polêmico Ricardo Jordão, ” É meu amigo…. se você vende plástico e carteira de couro… prepare-se para fazer outra coisa da vida.”   E eu ainda acrescento, se é um subadquirente de meios de pagamento, comece agora a repensar as coisas.

Pense Nisso!  @JoaoKepler

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3 comentários

Comentários

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  1. A Apple deu uma boa demonstração da diferença entre entregar uma feature (NFC) e entregar uma experiência, o Apple Pay. Concordo muito com a conclusão do texto e diria que se eu fosse uma empresa americana, nesse exato momento já teria priorizado com a TI a integração com o Apple Pay para sair junto com o lançamento oficial (O Stripe lançou API de integração ontem mesmo). Infelizmente somos late adopters de tecnologia, e no Brasil quem vende plástico e couro ainda vai ter um tempo para respirar.

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