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Como fazer um aplicativo: saiba tudo sobre esse mercado que vem crescendo no Brasil

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

Já pensou em investir em um aplicativo para o seu negócio? Gostaria de implementar um app em sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então, continue lendo.

Se até pouco tempo atrás, sonhar em implementar um aplicativo em sua empresa era algo impensável. Hoje, apostar em apps se tornou uma necessidade real, independentemente do tamanho de seu negócio.

Estamos vivendo tempos em que o celular já faz parte do dia a dia das pessoas, pelo qual realizam diferentes tarefas, desde assistir suas séries favoritas, até realizar compras, aprender novas receitas, jogar e, até mesmo, conferir resultado das loterias… ou seja, fazer de tudo!

Por isso, apostar em um aplicativo de vendas com certeza, além de ajudar a se aproximar dos clientes, vai também aumentar as chances de expandir o seu negócio.

Quem não gosta de praticidade? Acredite, ela pode ser determinante na hora de um cliente decidir por um ou outro serviço ou produto. Ou seja, alguns poucos cliques podem ajudá-lo a atrair mais clientes. Estes, por sua vez, poderão acessar seu aplicativo a qualquer momento e de qualquer lugar sempre que precisarem fazer compras.

Vale ter em mente que, a cada dia, o mercado brasileiro observa um aumento no número de compras e pagamentos online pelo smartphone.

No mais, apostar em um aplicativo próprio ajuda tanto a obter maior vantagem quanto a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, resultando no aumento de lucros.

Americanas, Magazine Luiza e Submarino são só algumas das grandes lojas que há tempos perceberam a tendência do uso dos aplicativos e hoje veem suas vendas decolarem de forma ainda mais significativa graças ao uso dessa tecnologia.

imagem de um smartphone representando superapps

Mas, então por onde começar?

Não sabe por onde começar? Não se preocupe, você não está sozinho. Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui um passo a passo para que tenha um aplicativo e, dessa forma, possa ver seu negócio brigar de igual para igual com seus concorrentes e, claro, decolar.

1. Comece planejando o aplicativo

Tudo passa por um planejamento e investir em um aplicativo não seria diferente. Com um planejamento, você estará evitando, ou diminuindo, as margens de erros posteriores.

Comece se perguntando sobre o objetivo da criação do aplicativo:

  • Adquirir novos clientes;
  • Melhorar o atendimento;
  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar as vendas.

Considere o que acha que seus clientes precisam e o que gostariam de ter no app, já sabendo qual o perfil de seu cliente.

Feito isso, leve em conta os custos e processos para criar e manter o aplicativo atualizado e se será necessário alguém para interagir com os clientes, respondendo dúvidas e ajudando no fechamento da venda.

Pronto, esta etapa definida: agora é partir para a próxima.

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2. Defina suas funcionalidades

Objetivos definidos, então é hora de partir para as funcionalidades do aplicativo, que podem ser de diferentes tipos, entre elas:

  • Cadastro e login através de redes sociais;
  • Chat e atendimento personalizado;
  • Criação de perfil de cliente;
  • Ferramenta de busca;
  • Filtros de pesquisa avançados;
  • Comentários e avaliações;
  • Destaque para ofertas;
  • Entre outras.

3. Opte entre Android ou iOS

Embora seja possível criar um aplicativo que trabalhe tanto com Android como iOS, a dica é começar com Android, já que no Brasil o dobro de pessoas utilizam Android.

Claro, isso não quer dizer que não deva investir em iOS, mas começar com Android vai possibilitar ter familiaridade com aplicativos, sendo um bom início, ajudando a trazer reconhecimento para a marca, além de maior proximidade com quem já é cliente.

A dica é deixar para investir no iOS como um segundo passo, ajudando a atingir ainda mais clientes a longo prazo.

4. Escolha um programa

Atualmente, podemos contar com diversas ferramentas que permitem o desenvolver aplicativos, de uma forma personalizada à sua empresa, sem sequer precisar ter conhecimento em programação.

Mas, se houver a possibilidade, é sempre melhor deixar essa parte nas mãos de especialistas, já experientes nesse assunto. Os custos, no entanto, serão maiores.

Quanto aos programas para criar aplicativos, eles são simples e fáceis de mexer e a maioria desses programas para criação de apps para Android é gratuita.

Alguns programas para criar aplicativos de vendas:

Fábrica de Aplicativos: programa também conhecido como de Fabapp, possui um editor intuitivo, bastando arrastar e soltar elementos. Ainda oferece modelos prontos e muitos recursos: desde formulários, delivery, mapas customizados, catálogo de produtos, cadastro, entre outros.

Permite publicar seu app gratuitamente na web ou na Google Play por um valor mensal.

GoodBarber: permite criar apps nativos e que trabalham com ou sem rede, tanto para Android quanto para iOS. Além disso, oferece um passo a passo simples composto por 7 etapas, depois é só enviar para publicação na Google Play Store.

E mais: é possível contar com uma equipe de suporte para tirar qualquer possível dúvida. Permite também fazer o teste do aplicativo gratuitamente por 30 dias.

BuildFire: também cria aplicativos para Android e iOS, sem que seja preciso entender de programação É uma ferramenta muito intuitiva, que oferece templates prontos disponíveis para montar seu app de vendas do zero.

Para quem quiser, pode utilizar a equipe de profissionais da plataforma, nesse caso por um valor maior.

AppMachine: outra sugestão bem interessante para quem quer criar aplicativos Android e de uma forma muito rápida, podendo personalizá-lo da forma que quiser: é só escolher o design, testá-lo e o publicá-lo. Também possui assinatura mensal.

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5. Teste seu aplicativo

E, claro, é preciso testar muito o aplicativo antes de publicá-lo, até por conta das muitas configurações e integrações que fazem parte do desenvolvimento de aplicativos.

Uma dica é liberar seu app no Android apenas para uma parcela do público para que possam ajudá-lo a testar.

E vale a dica: solicite com uma certa antecedência a inserção do seu app no Google Play e/ou AppStore, pois a aprovação pode demorar um certo tempo.

6. Divulgue seu aplicativo

Pronto! Chegou a aguardado dia do lançamento de seu app. Então, é hora de pensar em divulgá-lo! Vale investir nas postagens patrocinadas no Facebook ou Instagram, que costumam dar um bom retorno e não pesam nadinha no bolso, são quase de graça e com um alcance muito expressivo.

7. De olho no pós

Infelizmente, se existe uma verdade no mundo dos apps é que, mesmo achando que está tudo redondinho, que saiu do jeito que sonhou, sempre será preciso realizar um acerto aqui, outro ali. Pois é, para isso, é fundamental solicitar e acompanhar as opiniões dos usuários, principalmente em relação à experiência.

Se prepare também para possíveis bugs, problemas na formatação, no tamanho da fonte etc. Por isso, é muito importante testar o aplicativo antes de publicá-lo, e por diferentes dispositivos. Nessa hora, vale apelar para amigos e familiares.

Invista em um serviço de geolocalização

Quer que sua empresa seja ainda mais competitiva? Então, nossa última dica é: investa em um serviço de geolocalização, um recurso que, dentre outras coisas, permite determinar a posição geográfica de um dispositivo, possibilitando até oferecer produtos segmentados ou mesmo implementar estratégias para atrair novos seguidores.

E é isso, hoje ter um smartphone é poder fazer tudo, ou quase tudo, com apenas alguns cliques. Desde fotografar e assistir filmes, até realizar cursos e participar de videoconferências, além de aprender diferentes receitas e até jogar na megasena! Quando imaginamos chegar tão longe?

Enfim, é preciso considerar a importância do smartphone e dos aplicativos na vida das pessoas e ficar de fora é abrir mão de um mundo de possibilidades para o seu negócio

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