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Como aplicar publicidade e propaganda nas suas redes sociais

por Gabriel Neves Segunda-feira, 20 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

As redes sociais estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas. Além de um local de relacionamento, tornaram-se uma grande vitrine de produtos e serviços.

Um estudo promovido pela agência We Are Social e pela plataforma Hootsuite mostra que mais de 130 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais e gastam, em média, três horas do dia navegando nelas.

Diante dessa tendência comportamental, estar presente nas mídias sociais é fundamental para as empresas. Afinal, ali estão grandes oportunidades de divulgar, vender e se relacionar com os consumidores.

E, neste cenário, se o objetivo é se destacar e obter resultados positivos, o investimento em publicidade e propaganda nas redes sociais deve ser feito de forma correta.

Por isso, vale um esclarecimento importante: engana-se quem pensa que publicidade e propaganda são a mesma coisa. Embora comumente associadas, existem diferenças entre essas ferramentas promocionais, e conhecê-las permitirá usá-las de forma adequada.

Publicidade x Propaganda

Apesar de suas similaridades e constante associação, a publicidade e a propaganda se diferem em um aspecto bem importante: a finalidade.

Vamos começar pelo significado de publicidade. Bom, ela tem finalidade exclusivamente comercial, anunciando produtos e serviços com o intuito de atrair compradores e usuários. A publicidade utiliza textos, imagens e outras técnicas multimídia para persuadir o público, levando-os ao desejo pelos produtos e serviços divulgados.

Anúncios na TV, rádio, jornais e revistas; publicidade externa em outdoors e transporte público; além da inserção dos produtos em programas, filmes e novelas, são algumas das técnicas utilizadas na publicidade.

A propaganda, por sua vez, não está ligada ao comércio, mas sim à adesão de uma ideologia ou atitude. Ela abrange ações persuasivas, com o intuito atrair seguidores e adeptos. A similaridade entre publicidade é propaganda está no uso dos mesmo formatos multimídia para emitir a mensagem.

Em contrapartida, o maior diferencial é que a propaganda não quer incentivar a venda de um produto ou serviço e, sim, influenciar atitudes e pensamentos em relação a pessoas ou assuntos.

Agora que a diferença foi esclarecida, precisamos entender como a publicidade no ambiente digital, principalmente nas redes sociais, pode ajudar sua empresa.

Publicidade nas Redes Sociais

Engana-se quem pensa que fazer publicidade nas redes sociais é tarefa fácil. Isto porque ela é muitas vezes vista como vilã – afinal, é capaz de nos fazer desejar um produto que sequer precisamos.

Aliado a isso está o comportamento dos usuários nas redes sociais, que normalmente rejeitam anúncios ou ações publicitárias que julguem invasivas. Portanto, no ambiente digital, é preciso ter criatividade e planejamento estratégico para divulgar sua empresa.

O primeiro passo é definir quais as melhores redes sociais para anunciar seus produtos ou serviços, e avaliar também a qual tipo de publicidade o público é mais receptivo em cada uma delas – se são vídeos, imagens ou links diretos para compra, por exemplo.

Além do Facebook, Instagram e Twitter, existem redes sociais novas que devem entrar na lista de opções para sua empresa investir em divulgação.

Cada rede possui suas diretrizes em relação à publicidade, desde modelo de compra, custos para investimento até o gerenciamento de suas campanhas. Então, no processo de escolha leve em consideração quais se adequam melhor aos seus objetivos e ao quanto poderá investir.

Faça uma projeção do investimento de mídia e uma estimativa de retorno, dessa forma você saberá se está fazendo a escolha certa.

Cases de sucesso nas Redes Sociais

Muitas marcas já utilizam as mídias sociais para divulgar seus produtos e serviços. Por isso, listamos três campanhas de sucesso realizadas por grandes empresas. Elas irão te mostrar que, quando bem-feita, a publicidade nas redes sociais gera resultados positivos.

McDonald’s e Bob’s na batalha pelo Milkshake de Ovomaltine

Em 2016, as redes de fast-food McDonald’s e Bob’s travaram uma batalha por conta do anúncio da chegada do McShake Ovomaltine.

Um vídeo divulgado pelo Mcdonald’s no Facebook gerou grande expectativa no público e, após o anúncio oficial da parceria com Ovomaltine, as redes sociais viraram palco da batalha entre os concorrentes.

Tanto Bob’s quanto Mcdonald’s viralizaram suas campanhas publicitárias e engajaram o público, que ganhou a missão de escolher qual o melhor milk-shake. Neste exemplo, além das três marcas envolvidas, outras redes aproveitaram a situação para divulgar seus produtos, como Pizza Hut, Burger King e Girafas. As alfinetadas na concorrência de todas as partes foi bem-sucedida.

Vídeos da Netflix

A provedora de streaming Netflix é um dos melhores exemplos de publicidade nas redes sociais. Suas campanhas criativas têm colaborado ainda mais para o sucesso da empresa.

Para promover novas temporadas das séries preferidas dos brasileiros de formas inusitadas, o Twitter, Facebook e o YouTube são as redes mais usadas pela companhia.

Em um vídeo promocional da série “Stranger Things”, por exemplo, a Netflix convidou a rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel, para estrelar a campanha.

No vídeo, a artista utiliza vários bordões e referências de sua carreira para divulgar a série.

Outra campanha que rendeu muitos likes e engajamento nas redes sociais foi o lançamento da quarta temporada da série “Orange Is The New Black”.

A empresa produziu um teaser para o Twitter e dois vídeos para Facebook e YouTube , nos quais Inês Brasil, personalidade da internet muito conhecida pelas tentativas de entrar em um reality show brasileiro, representava uma nova personagem da série.

Ultragaz: Olha o funk do gás

Você deve se lembrar do funk do gás, a versão que transforma em funk a tradicional música da Ultragaz. Pois então, tudo começou com uma brincadeira despretensiosa dos funcionários da empresa, que gravaram um vídeo dançando esta música e colocaram nas redes sociais.

O vídeo viralizou no Facebook e ultrapassou a marca de seis milhões de visualizações. A empresa percebeu a oportunidade e começou a divulgar em sua página oficial na rede social vídeos com a participação dos funcionários em diferentes pontos de venda.

Além disso, criou junto com um famoso produtor de funk um videoclipe da música – que passou da marca das  40 mil visualizações. Isso mostra o quanto ações internas podem impactar e engajar a audiência nas redes sociais.

Hora de viralizar nas redes sociais

Para colocar em prática e traçar a melhor estratégia de divulgação online para sua empresa, lembre-se que campanhas planejadas, que utilizem o que está em alta na internet, e façam sentido para seu nicho de mercado, fazem toda a diferença nas redes sociais. Além do bom-humor, claro. E essa pode ser a forma mais efetiva de gerar engajamento com o público.

Defender causas sociais que sua empresa acredita, por exemplo, revelam o lado humano, e estabelecem laços com sua audiência.

Conquiste seu consumidor se posicionando de forma clara em suas campanhas publicitárias. Mas não se esqueça que o público não gosta de quem se aproveita de forma descarada de causas sérias para se autopromover, portanto, só defenda aquilo que realmente está alinhado com os valores de sua marca.

Outra dica é criar hashtags ou quadros especiais nas redes sociais destinados ao dia a dia de sua empresa. Fotos ou vídeos que mostrem seus colaboradores e o ambiente de trabalho de forma descontraída gerarão mais empatia com o sua audiência.

Por fim, para não se colocar em risco, é sempre bom observar como outras marcas e empresas usam as redes sociais para se divulgarem. Analise os acertos e também os erros cometidos, pois além de servirem como inspiração para a sua marca, poderão deixar grandes ensinamentos e dicas para você aplicar em sua estratégia de publicidade nas redes sociais.

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