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Antes de ter uma loja virtual, compare e se prepare para os dias de hoje

Por: Amauri Pferl

Empresário/Empreendedor a 35 anos e os últimos 20 anos dedicados a Negócios Online. Meu primeiro negócio foi aos 19 anos, um mercado, depois uma agropecuária em seguida uma cerealista, distribuidora editorial, distribuidora de bebidas, importadora e varejo de departamentos. Em 1998 peguei meus primeiros domínios web. Lancei meu primeiro e-commerce de serviços sem 2003, pioneiro em serviço de recargas online para celulares e cartões telefônicos virtuais. Em 2005 lancei meu segundo e-commerce de produtos importados, materiais de construção, ferramentaria, maquinários, lazer, caça, camping, por volta de 35 mil itens, ambos vendidos em 2015. Atualmente transmitindo meu conhecimento sobre o “mundo dos negócios online e offline” e dirijo uma Entidade de Apoio a Empresários e Empreendedores.

Já foi bem mais difícil ter uma loja virtual, hoje em dia está bem mais fácil e o preço pífio para quem decide aprender WordPress (precisa apenas hospedagem a partir de R$ 4,00/mês), se deve à ampliação dos softwares abertos e à grande oferta dos proprietários, mas não me refiro à plataforma e, sim, ao despreparo de quem inicia vendas online.

Não tenho números exatos, mas imagino que por volta de 95% não imaginam o terreno que estão pisando, achando que ter uma loja virtual será o suficiente para alavancar o seu negócio. Porém, o dia a dia vai ser bem diferente e vai exigir do empresário muita paciência, capacidade de aprendizado e recursos.

A falha já começa na falta de um pequeno planejamento e em não contratar, buscar até de graça uma consultoria especializada que é bem mais barata do que descobrir no dia a dia da operação os inúmeros obstáculos que poderiam ser previstos sem ao menos investir um centavo ou tempo, que é seu bem mais precioso.

Anos de aprendizado com e-commerce

Falo aqui de anos de sofrimento, além da perda de dinheiro, e não só para uma pessoa mas para todos envolvidos que na grande maioria são familiares. 

Por favor, não confunda prevenção, conhecimento/preparo com pessimismo. De fato, no meu caso, sempre agi com otimismo, mas levei um tempo para entender que “querer não é poder”, mas hoje entendo claramente que além de otimismo precisamos estar preparados (espere o melhor esteja preparado para o pior).

E aí está o problema, a grande maioria dos empresários ignora estar “preparado”. O que acontece com boa parte dos que alcançaram o sucesso é que contaram com uma boa dose de sorte. Até porque não existe curso de formação de empresário/empreendedor, nem a lei exige alguma coisa para se tornar empresário. Por que? Porque é certo que todos ganham.

Começo

Começa com abertura de um CNPJ: 

Inúmeras taxas e tributos para o Município, Estado e Federação, contador e advogados (você vai precisar de advogados trabalhistas, da área de direito do consumidor, afinal quando o assunto são contratos, os problemas são diversos)

É preciso, ainda, de Sistemas e Soluções diversas para “vender”, Plataformas, Agências de Marketing, Manutenção e contratação de serviços diversos para sua empresa, Geração de Empregos e Trabalhistas, Fornecedores, Consumíveis, Equipamentos, suprimentos, máquinas etc. 

Agora, imagina que tudo isso você precisa ter o mínimo de conhecimento, controle e checar tudo (ou ter alguém capaz para isso). Por exemplo: se seu contador errar o cálculo de uma guia e você não conferir ou não souber conferir, o risco é muito alto. 

E ainda tem a difícil tarefa de quem você vai escolher para chamar de “guru”, já que as redes sociais, por mais que demonstram o número de seguidores, não comprovam ou atestam a experiência, capacidade do influenciador “especialista” (experiencia não significa competência) em contribuir com seus seguidores.

Afinal, todos mostram o que deu certo, os depoimentos positivos e o que lhes interessa para influenciar a seu favor, mas o fato é que 95% vão “comprar uma verdade dessas”, vão entender muito pouco ou nada, não têm conhecimento para compreender a aplicação. Vão depender de terceiros, e se aplicar e der errado não vão reclamar até porque não têm capacidade para entender o motivo de não ter funcionado para seu negócio.

São os casos de itens tecnologia usadas com frequência, como Sistemas, Ferramentas, Recursos – Google Analytics, Google Ads – Business Facebook – etc… 

Ou seja, o Ecossistema do E-commerce é, sim, muito complexo. É um terreno de areia movediça para o Empresário que não tiver o mínimo de noção do que é “vender online”

Antes do mundo online

Antes do “mundo online”, o Empresário já tinha uma carga pesada para aprender, conhecer e lidar com o ramo do seu negócio, para ganhar mercado e se especializar no seu segmento. Desde a chegada da internet, os desafios se multiplicam. 

A questão é, de onde tirar lucro para tudo isso? Por isso, os grandes players aderiram ao Marketplace, aliás a grande sacada é tráfego de todas as formas e, depois, ter “fôlego” para aguentar até a chegada do “anjo”. 

Mas calma, não estou dizendo que o mercado online é ruim, de forma alguma. Só trago  a realidade da maioria que não tem conhecimento e deveria focar em nichos, se especializar e usar todos os recursos, começando pelos gratuitos e online que estão disponíveis para se dar bem nessa “guerra online”. Assim, quem sabe descobrir que seu produto virtual pode vender mais que o físico, pois todos têm produtos virtuais, só não sabem. 

A dica é, busque, envolva-se, participe, procure grupos de seu interesse, “meetups” locais na sua cidade, região, (se não tem, crie). Existem canais online que proporcionam isso, estude, planeje, faça uma pequena pesquisa sobre seu negócio, que já lhe dará 90% de informação de sucesso ou não. E, assim, poder corrigir, mudar ou desistir antes mesmo de investir seu precioso tempo, dinheiro e saúde sua e de sua Família. Exemplo de pesquisa: 

  • Tenha um diferencial e calcule por quanto tempo terá esse diferencial,
  • Exclusividade – barreiras claras para que não copiem ou entrem novos concorrentes – segredo guardado a 7 chaves,
  • Ligue para pessoas (amigos, familiares, desconhecidos) e dê  detalhes: sobre seu produto ou serviço, sobre seu diferencial, o preço e se o entrevistado compraria,
  • Isso já vai dar uma noção de viabilidade, além disso, não comprometa mais que 1⁄3 de seu dinheiro. A recomendação é guardar 1⁄3, o outro 1⁄3 reserve para suas necessidades.

Minha dica é participe de feiras, eventos como o do E-commerce Brasil etc, antes de abrir uma empresa. 

Se envolver com pessoas/grupos certos, pode fazer toda diferença entre Suce$$o e Fracasso, “Se quiser voar como Águia, não ande em terreno de Peru”. 

Mas, sim, você precisa de uma presença online, com loja virtual ou sem, aproveitando todo lado bom da tecnologia. 

Contem comigo e boa sorte em sua caminhada. Forte abraço.


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