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Dicas de marketing de e-commerce para a indústria dos animais de estimação

por Burc Tanir Sexta-feira, 30 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 10 minutos

Se você já teve animais de estimação – ou conhece pessoas que têm – você entende o quanto as pessoas gostam e apreciam seus bichinhos.

É esse prazer que faz com que os donos de animais de estimação tenham todo o prazer em gastar grandes quantias de dinheiro certificando-se de que seus animais de estimação estão bem cuidados, felizes e saudáveis.

Essa é uma notícia ótima para aqueles que administram lojas de comércio eletrônico no setor dos animais de estimação. A propósito, você também pode satisfazer os clientes que são donos de animais de estimação com um software de preços dinâmicos.

Ou também, você pode administrar um e-commerce de produtos para animais de estimação porque adora animais. Ou talvez você saiba que é uma indústria lucrativa. Mas o desempenho de sua loja depende em grande parte de sua capacidade de comercializar esses produtos.

Nesta publicação, vamos apresentar várias dicas e técnicas de marketing diferentes que você pode implementar para garantir que os donos de animais de estimação escolham sua loja para comprar produtos relacionados aos pets.

O que é mais importante para seus clientes?

Antes de começar vendendo qualquer coisa, você precisa saber exatamente o que você está vendendo. No caso de administrar um e-commerce para animais, você não está vendendo apenas para os proprietários, mas também está vendendo para os animais de estimação. É certo que os animais têm menos a dizer, mas suas opiniões são importantes.

Se você vender biscoitos “saudáveis” para cachorros e o cachorro de alguém vomita toda vez que come um, é improvável que esse cliente volte à sua loja ou fique feliz.

Nessas situações, você deve estar atento ao que seus potenciais clientes mais desejam. Se você já vendeu algum produto, consulte seus próprios dados para saber quais produtos são mais populares e são devolvidos menos vezes ou com menos reclamações associadas.

Se você ainda não começou vendendo nenhum produto, faça uma pesquisa por palavras-chave para saber o que suscita o interesse das pessoas. Você pode usar software como o Ahrefs ou o SEMrush para realizar sua pesquisa por palavras-chave, ou você pode fazer essa pesquisa manualmente, usando apenas o Google.

Verá na captura de tela acima que o Google terminou minhas pesquisas com base naquilo que outros usuários pesquisam. Você pode fazer o mesmo para outros animais, para ver o que as pessoas procuram ativamente.
O que você está aqui procurando são as tendências de aquisição/compra/conhecimento dos clientes. Quando tiver essas informações, pode usá-las para melhor os servir.

Outra ferramenta (grátis) ótima é Answer the public. Tudo o que precisa fazer é introduzir uma palavra-chave que deseje rastrear. Nesse exemplo, usamos a palavra-chave “cachorros”. Recebemos um conjunto de perguntas diferentes que as pessoas pesquisaram no passado em vários motores de busca.

Quando tiver uma ideia mais clara do que seus potenciais clientes desejam, você poderá elaborar melhor seu marketing para eles.

Não esqueça as mídias sociais

Quanto aos animais, as mídias sociais são uma grande vantagem. Na verdade, existem vários animais com milhões de seguidores. Esse gato tem mais de 2,5 milhões de seguidores e até tem seu próprio livro.

Esse cachorro é regularmente visto com celebridades e tem mais de 8,9 milhões de seguidores. Se não era óbvio antes: as pessoas amam seus animais de estimação.

Se você deseja comercializar seus produtos, o uso de mídias sociais pode oferecer uma grande vantagem. O benefício adicional das mídias sociais é o número de pessoas que você pode alcançar. Isso lhe dá a oportunidade de se conectar com potenciais donos de animais além de conversas transacionais.

Você poderia:

  • Carregar um fotografia e dar aos donos de animais de estimação a oportunidade de falar sobre seus bichinhos;
  • Realizar uma competição em que as pessoas podem ganhar produtos específicos em sua loja online em troca de likes em suas fotos e marcar os amigos;
  • Ofereça aos seus seguidores ofertas especiais para agradecê-los por acompanhar seus canais sociais
  • Peça às pessoas para legendar suas fotos engraçadas com a chance de ganhar prêmios incríveis.

Você também pode participar de eventos de hashtags nas mídias sociais. Por exemplo, existem mais de 5 milhões de postagens no Instagram feitas por usuários que usaram #pug.

Para encontrar hashtags lucrativos, use o aplicativo para pesquisar termos específicos em sua própria indústria e os use em imagens relevantes. Você poderia tentar pesquisar #siames se vender produtos para gatos siameses.

As mídias sociais são ótimas para promover sua loja, pois oferecem a oportunidade de se conectar com seu público de maneira orgânica.

Alguns lojistas simplesmente usam seu Instagram para promover os produtos mais recentes, e outros usam para criar postagens de animais que seu público possa ter interesse. Essa segunda abordagem é eficaz, pois ajuda os vendedores a aumentarem o número de pessoas que visualizam suas postagens.

Fidelidade é fundamental

O benefício da venda de produtos na indústria dos animais de estimação é, na maioria dos casos, o fato de os donos de animais repetirem suas compras. Um cachorro poderá destruir uma bola e precisar de uma nova. Um gato pode ficar sem areia e precisar de um saco novo.

Devido à natureza repetível dos produtos relacionados aos animais de estimação, existe a oportunidade única de atrair clientes para sua loja por meio do uso de programas de fidelidade.

A Pets at home, uma varejista do Reino Unido que vende produtos para animais de estimação, oferece uma assinatura VIP de fidelidade para os compradores usarem. Após a primeira compra, os compradores recebem um cupom de 10% de desconto em compras online e um cupom de 10% de desconto em compras na loja física também.

A Bark Shop também oferece aos animais de estimação o seu próprio programa de fidelidade, chamado Destroyers Club. Essa iniciativa incentiva os clientes a permitir que seus animais de estimação destruam seus brinquedos e documentem o processo para ganhar pontos e recompensas.

Essa é uma tática de marketing eficaz, pois acrescenta uma sensação de ludificação a todo o processo. Existe até uma tabela de classificação para animais de estimação que acumularam um número significativo de pontos. Não é segredo que as pessoas adoram tirar fotos de seus animais de estimação – as contas do Instagram que destacamos anteriormente no presente artigo são o testemunho disso.

Portanto, se você aceitar um programa de fidelidade em sua loja, pense em maneiras de incorporar os desejos do dono do animal de estimação de tirar fotos de seus bichinhos apresentando esses animais em seu site ou em suas contas de mídia social.

Os programas de fidelidade são extremamente eficazes porque mostram os compradores que você deseja devolver. Eles também são muito mais propensos a continuar comprando em sua loja se souberem que suas compras resultam em recompensas ou pontos para eles usarem.

Os elementos visuais serão cruciais para seu marketing

No final de contas, a maioria das pessoas que vendem produtos na indústria de animais de estimação estão vendendo artigos semelhantes. Então, como um comprador diferencia, digamos, uma escova de cachorro de outra?

Através de imagens e vídeos. As imagens e os vídeos são uma ótima maneira de exibir seu produto em um caso real e ajudar os compradores a entender como ele funciona, por que é melhor do que os da concorrência ou o que o torna um bom investimento.

Vamos observar dois exemplos para ilustrar esse ponto. Suponha que você quer comprar uma nova escova para escovar seu cão.

Você faz uma simples pesquisa no Google “Luva de escovagem para cachorros” e vê as duas opções a seguir:

O primeiro tem um número de imagens diferentes para mostrar não apenas a luva em ação, mas quantos pelos a luva é capaz de remover. Ou seja, depois de olhar para essas fotos, o potencial cliente tem uma ideia clara do tipo de resultado que pode esperar.

Compare, então, com a segunda imagem.

A única imagem que esta listagem mostra é o aspeto da luva em uma mão. Não mostra quantos pelos é capaz de remover. Não mostra nenhuma imagem de cachorros e gatos felizes usando o produto.

Então, se você estava em dúvida sobre qual luva deveria comprar – ou mesmo se você deveria comprar uma luva em primeiro lugar – você está muito mais propenso a escolher a primeira opção, pois você pode ver todo o caso de uso da luva através das fotos fornecidas pelo vendedor.

Marketing de comércio eletrônico de produtos para animais de estimação – reflexões finais

Os donos de animais de estimação têm prazer e estão dispostos a gastar dinheiro com seus animais de estimação. Isso dá ao lojista uma excelente oportunidade de promover a loja de maneira a atrair pessoas, gerar novas vendas e manter os clientes sempre voltando.

No presente artigo, analisamos por qual razão você precisa entender os clientes que são donos de animais e pensar sobre os tipos de coisas de que eles gostam; por que razão você deve fazer um esforço adicional para ir além das mídias sociais, através da interação com seus clientes atuais e potenciais; como encorajar a fidelidade também aumentará seus lucros e vendas e por que razão você deve pensar cuidadosamente sobre o número de imagens e vídeos que você usa para ajudar a descrever seus produtos.

Fazer pequenas alterações de acordo com as estratégias que listamos acima ajudará muito no aumento do sucesso da sua loja de animais de comércio eletrônico.

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