Logo E-Commerce Brasil

Análise estratégica: você está analisando seu e-commerce?

Por: William Nogueira

CEO e Founder da Live eCommerce, plataforma que tem como propósito disponibilizar para todos os lojistas as melhores ferramentas para que ele possa impulsionar sua loja virtual. Antes de criar a Live, trabalhou por 6 anos no varejo, experiência que lhe propiciou entender os processos que envolvem uma loja e como trazer da melhor maneira para o digital.

Com o avanço da tecnologia, o uso das ferramentas digitais amplia as oportunidades de uma empresa no mundo dos negócios. No entanto, não basta estar nos canais de comunicação online. É preciso, acima de tudo, saber se posicionar com conceito e autoridade.

Para isso, é necessário acompanhar as suas atividades no mundo virtual mensurando dados e analisando todas as estratégias que estão sendo utilizadas para uma boa visibilidade da sua marca.

E, para os profissionais que utilizam as ferramentas de e-commerce, análise estratégica é fundamental para o seu posicionamento no mercado competitivo. Neste artigo, vamos tratar dessa análise estratégia, sua importância e quais pontos analisar.

O que é uma análise estratégica?

Uma análise estratégica nada mais é do que um estudo aprofundado sobre todas as ações realizadas dentro de uma organização e os resultados que essas ações geram para o negócio. Com essa análise, é possível estruturar uma estratégia para tomadas de decisão mais assertivas e que estejam em conformidade com as metas e os objetivos da empresa.

Para desenvolver a análise estratégica de um negócio, algumas técnicas são utilizadas. Assim, pontos específicos são avaliados para a definição das melhorias a serem feitas e para que o negócio atinja um alcance mais satisfatório entre os seu perfil de clientes.

E quais são as técnicas utilizadas para uma análise mais assertiva? Confira a seguir!

Análise SWOT

Essa análise é a sigla para as palavras: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunity (oportunidades) e Threats (ameaças).

Para cada uma dessas categorias, será observado o potencial de uma empresa no segmento em que atua.

Isso significa que, em questão de “forças,” a análise será realizada com base em fatores internos e positivos do seu negócio. Nas “fraquezas”, os pontos analisados são referentes às questões internas e frágeis da empresa. Ou seja, quais são os seus pontos fracos que podem ser melhorados e que podem estar comprometendo os bons resultados do seu negócio.

Em relação a “oportunidades”, são analisados os fatores externos identificando quais as oportunidades de crescimento que o ambiente externo oferece para que a sua empresa possa se desenvolver e crescer no mercado competitivo. Quais são os fatores positivos que contribuem para o crescimento de suas vendas no seu segmento?

E, por fim, quais são as “ameaças” observadas no meio externo e que geram impacto negativo para a sua produtividade, para o seu crescimento e para que você se destaque como um competidor em potencial. Afinal, o que ameaça a estabilidade do seu negócio?

A análise SWOT permite compreender seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Como aplicar análise SWOT no seu e-commerce?

Uma pergunta que não quer calar: como aplicar a análise SWOT no seu e-commerce? Nós vamos te ajudar com dicas muito boas para a sua estratégia, confira!

Para fazer análise SWOT, é preciso coletar informações internas e externas dos negócios. Isso significa que você precisa conhecer a sua empresa e também os seus concorrentes.

Colete as informações mais importantes como os pontos fortes e os pontos fracos, tanto da sua empresa quanto da sua concorrência. Assim, fica mais fácil identificar o diferencial dessas empresas e comparar com o seu diferencial. Com essa análise, você estabelece estratégias que trarão maior resultado e que serão capazes de chamar mais a atenção do seu cliente para o seu produto.

Observe como funciona o seu e-commerce e o de seus concorrentes. Acessibilidade, áreas para contato, layout moderno, apresentação dos produtos, imagens, páginas, se é um site responsivo… Enfim, anote todas as informações que possam ser importantes para o seu aprimoramento e depois identifique onde cada informação se encaixa.

A análise de concorrentes é essencial para o desenvolvimento das suas estratégias. Como você poderá definir o seu diferencial se estiver fazendo a mesma coisa que todos os profissionais da sua área? Conheça o seu concorrente e se destaque, ofereça uma solução mais atrativa e interessante para a sua persona… Aliás, você conhece a sua persona?

Essa análise também precisa ser feita para que você conheça o seu público e ofereça a ele exatamente o que deseja comprar.

A análise do seu perfil de cliente consiste em saber seus gostos, interesses, lugares que frequenta, tipos de conteúdos que consome etc. E com essas informações desenvolver estratégias criativas que irão despertar o interesse desse cliente pelo seu produto.

Vantagens de utilizar a análise SWOT no e-commerce

Essa análise é excelente para o comércio eletrônico, pois oferece informações muito precisas para tomadas de decisões seguras e para a criação de estratégias com campanhas mais eficientes para o seu processo de vendas online.

Dentre as vantagens observadas por essa análise, definimos:

  • É possível compreender o panorama mais completo do seu e-commerce no ambiente virtual onde está posicionado.
  • Fornece uma visão mais ampla para criação de novas metas e novos objetivos para resultados mais certeiros e concretos.
  • Promove o fortalecimento de marca, inibindo as ameaças do mercado.
  • Permite a análise dos clientes, concorrentes, produtos estratégias utilizadas de forma comparativa e mais detalhada.

Por ser uma análise que permite ao gestor compreender todos os elementos capazes de influenciar a estrutura do seu negócio, ela fornece as informações mais apropriadas para um posicionamento de maior efetividade.

Não deixe sua empresa fora das análises estratégicas. É necessário conhecer o seu negócio e o mercado onde ele está inserido para estar fortalecido e bem posicionado.

Como saber quais dados são mais importantes para fazer análises de mercado?

Você pode ter como referência para coleta de informações de seus concorrentes os seguintes questionamentos:

  • Quem são os seus principais concorrentes e quais produtos os clientes mais buscam em suas lojas?
  • De quanto em quanto tempo eles alteram os preços de produtos, fazem promoções e qual a porcentagem de desconto que oferecem?
  • Qual a forma de pagamento?
  • O site é atualizado, acompanha as tendências do mercado?

Esses dados permitem que você ofereça soluções alternativas e mais interessantes aos seus clientes. É possível trabalhar o valor do seu produto em uma relação de custo benefício, gerando maior satisfação de clientes e aumentando as vendas do seu e-commerce.