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Análise de dados no e-commerce como estratégia de precificação

por Burc Tanir Segunda-feira, 30 de julho de 2018   Tempo de leitura: 10 minutos

Se você leu algum conteúdo nosso, saberá que somos grandes defensores do uso e análise de dados para definir preços.

O problema é que alguns lojistas não sabem como analisar os preços ou os dados que possuem.  Sejam sobre seus próprios produtos ou sobre seus clientes.

Se isso é algo com que você, como proprietário de comércio eletrônico, precisa lidar, saiba que não está sozinho. A boa notícia é que, quando você aprender a fazer uma análise adequada os dados que recebe, saberá exatamente o que fazer para aumentar ou reduzir seus preços no momento certo.

No presente artigo, vamos ajudá-lo, passo a passo, a entender melhor os dados apresentados. E mais: o que você pode fazer com eles.

Quais tipos de dados sobre preços você pode coletar?

Antes mesmo de começar a análise dos dados a sua disposição, é importante saber os tipos de dados que você pode coletar sobre preços. Em grande parte, tudo se resume a duas categorias:

  1. Seus preços;
  2. Os preços de sua concorrência.

Você pode começar rastreando seus próprios preços para ver como cobrava seus clientes no passado.

Você também pode (e deve) analisar os preços da concorrência. Isso pois é relevante entender o que ela está fazendo, quais estratégias de preços são usadas e quais táticas atuais de aumento e redução de preços. Entender bem esses aspetos vai permitir-lhe lucrar. Além disso, vai permitir margens mais elevadas e, como resultado, receitas maiores.

Ao começar analisando dados de preços e os dados da concorrência, será capaz de beneficiar vários fatores. Como por exemplo:

  • Saber como aumentar as margens, ajustando seus preços no momento certo;
  • Aumentar seu potencial de venda;
  • Se colocar (e manter) em uma posição competitiva dentro do mercado;
  • Usar os preços da concorrência para negociar melhores custos com fornecedores, permitindo-lhe refinar seu próprio gerenciamento de custos;
  • Reúna as estratégias de preços que são apoiadas pelos dados.

Como você pode ver, há vários benefícios para o uso de dados que potenciam seus preços. Muitas empresas já entenderam a importância do uso de dados. Entre elas, no entanto, estão aquelas que não sabem ao certo como analisar os dados que possuem, ou de onde os coletar.

É hora da análise das estratégias.

Tome a Amazon como um exemplo

Desnecessário será dizer que, no mundo do comércio eletrônico, a Amazon é enorme. Possui uma parcela gigantesca de quota do mercado e isso se deve muito à ajuda de sua equipe de fontes de dados. O objetivo principal dessa equipe é usar os dados disponíveis para ajudar a potenciar seu rápido e constante crescimento.

Embora a Amazon seja a gigante nesse setor, não se engane pensando que você precisa contratar uma equipe responsável pelo crescimento de dados. Mesmo que isso não atrapalhe.

Como um e-commerce de pequenas dimensões, ao desejar ter acesso aos seus próprios dados de preços e aos dados da concorrência, você deverá usar uma ferramenta para comparação de preços. Seus concorrentes podem já estar usando essa ferramenta. Porém, se não estiverem, isso lhe dará a oportunidade de progredir e obter um excelente retorno do investimento.

Quais dados sobre preços você deve analisar

A maneira mais eficaz de analisar seus preços e dados é observar os dados que você possui acerca de uma variedade de produtos durante o maior tempo de acesso que você conseguir.

Certificar-se de que usa uma ampla gama de produtos (se não todos) permitirá que você entenda completamente como sua loja está em comparação à sua concorrência em uma escala maior.

Observando os dados por um tempo de acesso mais longo, você terá um conhecimento preciso dos preços históricos. Ademais, saberá qual a maneira mais válida de “prever o futuro”.

Fonte

Idealmente, você deve analisar duas coisas essenciais: “Quem”, “Quando” e “Com que frequência”. Dessa forma, essas questões permitirão que você tenha uma ideia mais clara da estratégias de preço e do posicionamento.

Nota: ao observar os preços dos concorrentes, é útil seguir ou acompanhar apenas os concorrentes que oferecem produtos em categorias de produtos semelhantes. Parece óbvio, mas para muitas pessoas não é. Não faz sentido comparar o preço de sua camisa com o preço da capa para iPhone de seu concorrente.

Idealmente, você deseja obter dados que respondam as seguintes questões:

  1. Quem são seus principais concorrentes com produtos da mesma categoria ou de uma categoria similar?
  2. Quando eles mudam seus preços?
  3. Quantas vezes eles mudam seus preços?
  4. Com que frequência eles mudam seus preços?
  5. Como eles reagem às mudanças de preço de seu outro concorrente?
  6. Com base nesses dados, quais alterações de preço você prevê para o futuro?
  7. Como posso usar esses dados para aumentar as vendas, fazer vendas cruzadas, ou maximizar suas margens de preço?

O uso de dados para encontrar respostas a essas perguntas lhe dará uma sensação de visibilidade do verdadeiro potencial de lucro de seu negócio. Além disso, permitirá que você se concentre menos em instintos. Basear sua estratégia de preços em dados analíticos cria um catalisador para o crescimento extremos e para o gerenciamento do lucro.

Ao colocar todos esses dados em ação, você tirará proveito de seus preços e permitirá se concentrar no gerenciamento do lucro. E, ao usar um software, você pode analisar diversos casos e variáveis ​​de preços diferentes. Eles te ajudarão, por sua vez, na análise dos dados. De outro modo, tais dados não estariam estruturados. Através deles é possível encontrar padrões, tendências e várias anomalias nos dados.

Impacto do uso de dados sobre preços

Você sabia que a atribuição de preços geralmente é o componente mais negligenciado de qualquer estratégia de comércio eletrônico ou de negócios? Os dados mostram que uma empresa comum perde 6 horas (em todo o tempo de vida do negócio) planejando sua estratégia de preços.

Mas você precisa lembrar que o foco em sua rentabilização tem um impacto maior do que a retenção ou a aquisição. O que significa que, se não procurar melhorar seus preços, você deixará de lucrar.

E, além disso, pelo simples fato de alterar seus preços em 1%, você pode aumentar a receita em um valor máximo de 12,70%. Por isso, se procura aumentar os lucros e o crescimento, utilize os dados de preços para melhorar a forma como rentabiliza sua empresa.

Análise dos seus preços

Antes das compras online, se desejasse fazer uma análise preços ou observar ofertas especiais dos seus concorrentes, bastava entrar em suas lojas.

No entanto, o mundo do e-commerce se move muito mais rápido. Dessa forma, a verificação manual de preços é uma tarefa árdua e muitas vezes difícil se não usarmos uma ferramenta que forneça dados de qualidade. Especialmente se você planeja basear suas próprias estratégias nesses dados.

Portanto, economize tempo no rastreamento manual de preços da concorrência. Use também dados válidos em tempo real e analise esses dados para os usar em seu proveito.

Quais dados de preços você analisa para seu e-commerce? Deixe um comentário abaixo.

 

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